sexta-feira, setembro 18, 2009

Outra «gate», esqueletos no armário ou lixo para debaixo do tapete

O PSD e os seus amigos acham que o timming é suspeito, estranham este escândalo ter aparecido agora no período de campanha eleitoral. E assim pode ser, mas temos de reconhecer que quando os escândalos atingiram o PS, o seu rival também aguardou o momento mais delicado para bater com força.
São políticas partidárias. E a verdade é que este caso, revelado pela
«Sábado», é delicado.
Trata-se apenas votos partidários, é certo. Podemos dizer que «fica tudo em casa», que são questões internas, que cada partido pode escolher as linhas com que se cose. Mas temos de reconhecer que é muito mais do que isso, que a própria dirigente do Partido condena "esse tipo de práticas" que diz "desconhecer". É certo que pode ser uma atitude de cautela, e só lhe fica bem, mas o facto de os dirigentes não terem repudiado de imediato tudo isto e até nem ameaçarem a revista com um processo de difamação dá a entender que pode haver mesmo fogo atrás deste fumo.
Parece ser evidente agora que a teimosia de MFL em defender António Preto anda a dar mau resultado, dizem que nas ovelhas esta cor tem má fama.

A denúncia afirma que se angariam novos militantes, recrutados entre trabalhadores aflitos, com a promessa de que assim terão os seus contratos renovados, e até um dinheirinho de carteira, de 25 a 30 euros. Depois, no meio desta confusão de se meter os pés pelas mãos, algumas das pessoas acusadas de conhecer esta técnica, tão depressa dizem que já ouviram falar nisto há muitos anos (ai é????) como depois afirmam que uma das pessoas em causa não o faria porque «nem sequer tinha capacidade financeira para o fazer».
Ou seja, era mais uma questão financeira do que ética...
A verdade é que a comunicação social de bastante audiência se apossou do caso. Não se pode tapar os ouvidos e fechar os olhos. Quer a imprensa quer a tv andam a dar cobertura a esta história, tenha ela ou não já anos.
E, sinceramente, o que me impressiona aqui é que nestes casos a 'onda de choque' não vai abanar só o partido que está, por causa disto, debaixo destes holofotes. O mais certo é haver muita gente que dirá «a política é assim» ou «eles são todos os mesmos» ou seja a longo termo a classe política vai sofrer de novo.
Merecidamente?...
Mas a democracia parlamentar ainda é o regime mais correcto, não merece estes enxovalhos.

17 comentários:

fj disse...

Sim o resultado deve ser sohretudo esse. Mas ao menos varia de alvo, novidade de assinalar. Mas falta ainda a bronca da 4ª classe do 1ºministro, caso que julgo o que o psd vai divulgar na próxima semana,e, esse sim, se reveste de contornos muito, muito sérios.Preparem-se.

cereja disse...

Sabes fj, eu nestas coisas, tive sempre uma posição diferente da maioria.
Sem tirar importância a estas histórias, porque revelam aspectos de personalidade de pessoas que, pelos cargos que ocupam ou se propõem, deveriam não os apresentar, acho que o que interessa a sério é as políticas que fizeram e as que se propõem fazer. E, quem já se revelou (quer seja nestes 4 anos, quer nos oito anteriores) é por isso que lhe deve ser ou não dado crédito.

Joaninha disse...

Ontem os Gatos não perderam esta! Tinha de ser :)
Mas é interessante ver uma espécie de «menorização» apressada do caso com notícias de que a Procuradoria não vai investigar suspeita de compra de votos no PSD
Claro.
Nem tem nada com isso porque é uma coisa interna.
Dentro de cada Partido pode fazer-se como melhor se entenda, até um leilão. Mas para mim aquilo só confirma uma luta interna no PSD, o que está sempre a acontecer. Não conheço outro partido onde se dêem tão mal uns com os outros!!!!

kika disse...

Os partidos têm todinhos telhados de vidro , e esta luta pelo poder sem olhar a meios , repugna-me.
Deviam concentrar-se no importante para o País que sofre e vai continuar a sofrer.
O povo é sereno mas com mais cento e tal mil desempregados até 2010 ..., para um país pobre, parece-me demais. Devia mas é, haver bom senso.

Anónimo disse...

É a chamada «pequena política».
E, sou franco, apesar de neste caso o benefício acabar por ir para o PS, na minha opinião a «bomba» foi preparada dentro do PSD!! Aquilo é veneno interno.
Mas como chamas a atenção, o que vai acontecer é que se generaliza e todos perdem...


Contudo, honra lhes seja feita, não se imagina por exemplo o PC a fazer jogos destes.

fj disse...

A gente até acha graça, mas o perigo que dizes existe, esse da generalização.

Mas é das tais coisas «zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades», e lá no PSD com tantos barões andam sempre mais ou menos zangados. Imagino o que a Manela deve estar a pensar...

Mary disse...

E ainda dentro do que o King chama a «baixa política» viram o famoso caso das ESCUTAS DE BELÉM???????
Cá por mim, acho que isso também devia ser esclarecido.
Já imaginaram o que seria Cavaco em Belém e Ferreira Leite em S. Bento?! Para manipulação estávamos bem servidos...

Mary disse...

Só uma nota, como agora estive a ver melhor os comentários, reparei na quantidade de links que aqui a malta deixa em anexo... Deve ser um dos blogs onde isso mais acontece. tem a sua piada!

Unknown disse...

"...era mais uma questão financeira do que ética..."
Não foi Paulo Rangel que disse - "a credibilidade política não está na ética" - os militantes "levaram à letra"...
É tanto o lixo que não há tapete que aguente - tomara que a "democracia" se aguente!

Unknown disse...

È verdade, a Mary trouxe aqui,também as escutas de Belém, também li no DN
de hoje:http://dn.sapo.pt/Inicio/
Seria urgente, até, Mary, o esclarecimento, antes que surgem novas "vítimas de de censura" a reclamar "liberdade de imprensa" assim à semelhança do "caso" Manuela Moura Guedes.

estrela-do-mar disse...

Eu fico banza com estas coisas...
Apoio a tua teoria que quem perde são todos ou quase todos os partidos porque a ideia que passa é que é uma bandalheira generalizada!!!
E desta vez, apesar do PS poder beneficiar de certa forma, não acredito que 'montasse este espectáculo'. Isto é coisa interna!!!

Maria, tiveste muita graça ao falar do caso da Manelinha Moura Guedes, tadinha dela. Uma censura do caraças! :)

Joaninha disse...

É isso, Maria, não há tapete que aguente. Acaba por ser uma colina e chamar a atenção ao contrário...
:)
Tá mais que visto que o Centrão já mostrou ao que vinha. Acredito que nos dois partidos existam militantes sinceros e muito boas pessoas, é claro que sim, mas a nível dirigente... pfff..

Pedro Tarquínio disse...

esta campanha está ao rubro quanto a mesquinhice e fait-divers.
notícias antigas como a do post dadas como se fossem novidade (quem não se lembra da recôndita aldeia da amazónia com n militantes laranjas?); "notícias" como a das escutas ao cavaco que já tinham sido desmontadas pelo provedor do público na semana passada mas só hoje tiveram eco.
é só areia na luta dos tachos.

josé palmeiro disse...

Já nada mais há a acrescentar.
A fogueira está pegada, e bem, só há que ir mantendo o lume aceso, juntando mais lenha, para brazas ou para fumo, conforme a circunstância.
A de hoje, do tal Fernando Lima da PR, é uma maravilha e acrescento as devidas participações do director do Público e do seu patrão, o inefável Belmiro.

cereja disse...

Só uma notazinha breve, porque vou fugir já para a minha aldeia, longe das obras aqui do meu prédio e da escuridão envolvente aqui das minhas janelas:
Ao ouvir esta gente sobre o tal caso das «escutas a Belém» a minha alma fica parva!!! O Cavaco pergunta com o seu sorrisinho característico se uma das jornalistas que o rodeiam é ingénua.
Bem, não sei se ele é ingénuo, mas a verdade é que esta história toda é espantosa. Então há uma criatura que escreve UM EMAIL porque receia que o O TELEFONE esteja vigiado????!!!! É que para se ouvir uma conversa, é necessário, imagino eu todo uma estrutura montada, mas um email é facílimo ser reenviado! Nem é preciso ser um grande espião infiltrado na redacção do Público.
Como já aqui contei, uma vez fiquei sem mil euros porque um espertinho qualquer entrou no meu pc e foi mexer na minha conta bancária! Eu não sei fazer isso, entrar noutro pc mas decerto que se pode fazer por isso temos de ter tanto cuidado com o que escrevemos. Como é que há um «ingénuo» que acredita que é mais seguro de que um telefone???? Não sei que forças movem estas pessoas, mas esta campanha é das mais baixas que tenho visto!!!

Anónimo disse...

Exactamente: o princípio de Occam, diz que a a explicação mais simples costuma ser a verdadeira.
Sem pôr em dúvida que o SIS muitas vezes deve meter-se onde não é chamado (mas isso quer quem esteja no poleiro seja o PS quer o PSD, e se calhar outros fariam o mesmo...) desta vez a coisa parece mesmo pateta.
E, por aquilo que tenho lido e ouvido parece que alguém fez forward do email, afinal. Essas coisas são fáceis de provar, não é? Assim como «criar» factos políticos também é fácil!

mary disse...

Ainda volto a este post para acrescentar que nesta altura já se sabe de que computador foi reenviada a mensagem de e-mail ou seja a tal acusação de que o SIS a mando do PS andava a violar os emails (???!!!) está desmentido pelo próprio acusador.
Contudo a Ferreira Leite aproveita a onda e já anda a dizer que "até já começa a duvidar-se da segurança na correspondência"

Diz o povo que bom julgador por si se julga...