sábado, maio 23, 2009

Agora é a informática

Para a «Boa notícia» de hoje tive alguma dificuldade.
Quero dizer, até encontrei várias, a dificuldade foi por um lado a escolha e por outro o não desejar repetir-me nos ‘temas’, digamos assim...

OK, acabei por escolher «dois-em-um». Quero eu dizer, duas histórias que estão interligadas pelo tema.
As duas são sobre informática.
a) Ficamos a saber que uns espanhóis inventaram um computador portátil que é alimentado por energia solar e fabricado com materiais biodegradáveis. Pesa perto de 700 gramas, «tem um ecrã de oito polegadas, rato táctil e uma capacidade de armazenamento de 1 GB, expansível a 64 GB; a bateria é alimentada com energia solar e pode ser carregada entre cinco a sete horas». Já que hoje a informática é a base de tanta coisa – de quase tudo, hoje em dia – tornar os computadores mais baratos e mais ecológicos é muito bom. Vamos ver quando podem ser comercializáveis.
b) A segunda notícia também é da área da informática mas é boa para a nossa moral de portugueses: houve uma empresa portuguesa que ganhou um prémio internacional de Tecnologias. Segundo li, os investigadores encontraram uma «solução unificada baseada em metodologias ágeis para responder a todo o ciclo de vida de implementação e gestão de aplicações de negócio Web», e o prémio é unanimemente considerado como a maior distinção da indústria.
Boa!

13 comentários:

Joaninha disse...

Quando li o título fiquei de pé atrás.
Huuummm...
«Informática»??!!! Aliás nos últimos tempos até tens deixado umas piadinhas sobre essa área.

Mas desta vez está perfeito.
Imagino que o dito pc seja pequenino, mas se calhar dá para as necessidades de muita gente, talvez a maioria. E o ser 'carregável' pelo sol, é excelente. Quanto ao nosso (deles) prémio, é como dizes uma empresa portuguesa com um prémio considerado a maior distinção só nos pode deixar orgulhosos. Fosse ele do que fosse...

kika disse...

O que mais apreciei foi o facto de serem recicláveis..Carregável pela energia solar ,depende do acumulador ou então só vão dar para as férias nas Caraíbas por ex, porque o Sol por aqui anda muito arredio e ainda somos dos que temos mais sorte.Quanto ao prémio, sempre tivemos homens de que nos podemos orgulhar e mostrar ao mundo
Actualmente bem precisamos dum iluminado na politica!

sem-nick disse...

Se deixasses o link tinha sido mais fácil....

Também me parece que o ser biodegradável se não é cheque-mate é um cheque à rainha. :)
Mas a energia solar não precisa de apanhar com o sol em cheio, pelo que julgo.
Realmente se o prémio fosse na política, seria um espanto.

josé palmeiro disse...

Oh Kika!!! Homens e MULHERES, ou não?

Já por mais de uma vez, tens trazido à colacção estas descobertas/investigações, de origem nacional. É deveras, um grande orgulho!!!
Diria mesmo que é a antítese do "Magalhães", essa monumental fraude, que irá percorrer os caminhos tortuosos da justiça, até se saber a VERDADE.
Espero que o País possa recolher os maiores dividendos desta descoberta e não, como noutros casos, os seus "descobridores" terem que procurar outras paragens para o desenvolver e comercializar.

kika disse...

Cometo cada gaffe!! Mulheres, biodegradável, luz solar
I'm sorry and thanks ZE e sem-nick
Vou arejar a mente que estou a precisar!

mary disse...

É tal e qual, Zé Palmeiro. o famoso Magalhães para mim é um pouco o «ovo do cuco», assim a modo que inventaram o que já estava inventado. Deixem-me explicar, um «ovo do cuco» às avessas, estão a ver? Foram buscar o ovo e deixaram-no a chocar no seu ninho.

Desta vez é o rigoroso oposto. Eu acho que sei do que a Emiéle está a falar. Vou ver se encontro o link.
(já volto)

fj disse...

Que chatice, já tinha o meu quase pronto e agora vens dizer isto. Verdade que pesava 740 gramas, ainda não tinha resolvido esse problema.

fj disse...

Que chatice, já tinha o meu quase pronto e agora vens dizer isto. Verdade que pesava 740 gramas, ainda não tinha resolvido esse problema.

mary disse...

Achei. Estava AQUI.
E, já agora essa dos pc biodegradáveis, parece-me que o tal pc é o Unika Gyy, que é mais um notebook mas para o caso não interessa. (para ser tão pequeno não podia ser um pc a sério :)

mary disse...

FJ (entraste a meio do meu pensamento, que Diabo!!)
:)
Olha que tu deves ter um portátil a sério. Este é um notebook que é mais incompleto - mas mais jeitoso e para muita gente chega e sobra!!!!
A mim acredito que chegasse, ando aí de olho nuns...

cereja disse...

Obrigada Mary, realmente eram esses os links, mais ou menos.
Como esta categoria a escrevo em qualquer dia da semana, para entrar ao fim de semana, muitas vezes esqueço-me dos "retoques"
:)
Claro que era um notebok, mas para muita gente, isso já é o suficiente...

fj disse...

Mary desculpa lá.

Anónimo disse...

It is a pity, that now I can not express - it is very occupied. But I will return - I will necessarily write that I think on this question.