O Mourinho
Quando ele andava por cá, irritava
Se calhar por ser treinador de um clube que não era o meu e ter conseguido fazer o que fez... Mas era certo que tinha uma atitude um tanto irritante de auto-suficiência e, muito provavelmente, no fundo imaginávamos (dada a nossa conhecida baixa auto-estima) que as coisas lhe corriam assim por este ser um país pequeno e pouco ambicioso.
Mas o homem vai para Inglaterra e também lá «dá cartas» e mantém a pose de segurança e auto-confiança. E mostra ser um óptimo profissional. Ficámos, muitos de nós, encantados de ver um português falar sem subserviências, de igual para igual com outros famosos.
Alto lá! Aquilo já nos dava gosto.
Depois de uma pausazinha, volta à sua profissão, agora na Itália. Se quando esteve em Inglaterra falava um inglês fluente, isso seria de esperar em certa medida uma vez que hoje muita gente fala bem inglês. Mas o Mourinho, profissional e orgulhoso, estudou italiano e ao ir para a Itália é capaz de dominar a língua desse país. Mais um cheque-mate.
As coisas nem sempre têm corrido de vento em poupa. Há algumas dificuldades e o mundo do futebol é um mundo-cão. Mas este homem mantém-se sem vergar.
Foi agora notícia uma conferência de imprensa onde falou durante sete minutos em italiano dando a sua opinião pessoal sobre o que considerou erros da imprensa desportiva. Espantoso!
Possivelmente a entoação do italiano não seria impecável, mas a fluência com que falou está acima de qualquer crítica.
E já agora, reparem como ele «entra» na cultura italiana a ponto de também gesticular como eles fazem. Uma maravilha!!!
6 comentários:
Emiéle, tem mesmo piada dizeres isto porque também passei por essas fazes. Cá em Portugal o gajo irritava-me. Com um ar convencido e sobranceiro, a coisa caía mal. Mas quando manteve o mesmo ar entre gente que também costuma ser convencida e sobranceira, já comecei a sorrir.
E na Itália, apesar de as coisas não estarem a correr como no Chelsea, ele mantém uma pose que é invulgar num Português lá no estrangeiro. Aqui está um tipo que sabe cuidar da imagem!
:)
Grande homem, não digam o contrário!!!
Sentir-se vingado por interposta pessoa tb é bem português.AB
Também ouvi e também me ri.
Oh AB, muitas vezes ficamos envergonhados com certas figuras que os nossos compatriotas fazem lá fora; ao menos que fiquemos divertidos ao ver um com aquela pose.
Ehehehe! E essa do 'falar com as mãos' à italiana está bem visto.
Às vezes, seria bom esperar mais um pouco, pois o resultado de ontem com o Sampdória em Génova, não foi nada convincente. Sei que o desporto assenta em resultados e ele teve azar.
Quanto à sua postura frente às câmaras, é exímio e depois é como se diz a fluência como aborda os temas e a guerra que comprou com os colegas é mesmo de franco-atirador. Têm muitas vezes sorte e, quando morrem é de vez.
Hoje a federação italiana de futebol, vai certamente aplicar-lhe mais uma multinha, mas o que são multas, para ele?
É isso. Já li que a Federação está zangada e o vai multar mas ele tem dinheiro que chegue para pagar multas e ao menos desabafou!
Pelo que ouvi ele não está a falar dos resultados, falou foi do modo como a imprensa falou, segundo ele ela está «comprada» coisinha que não admira nada.
Se cá é o que sabemos o que será no Reino Berlusconi...
Enviar um comentário