sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Obras em casa

Ontem tive obras em casa.
E hoje acho que o Pópulo vai ficar aqui só com este post (para além do debaixo, que é particular). Unzinho e já não é mau!!!
Porque mesmo para coisas pequenas a obra tem sempre «três andamentos»
a) O ‘Prefácio’ – que é preparar o local da «obra». Tirar os móveis que se podem tirar, guardar as peças mais pequenas ou frágeis, desprender quadros das paredes, enrolar tapetes, cobrir sofás com panos contra o pó.
b) Depois ‘a Obra’.
Até pode ser coisa pouca, mas nunca é menos de um dia, [claro que quem diz um, diz dois ou três... ] com o intervalo de almoço dos ‘obreiros’, duas horas no mínimo, e os incidentes de percurso que inevitavelmente acontecem – uma ferramenta esquecida, uma medida que foi mal tirada, essas coisinhas...
c) O ‘Postfácio’ – arrumar, desenrolar, destapar tudo de novo e limpar o que ficou sujo!!!
Portanto, ontem que foi o dia da Obra, o palco foi deles e eu tive algum tempo enquanto ia deitando um olho cauteloso ao que se estava a fazer. Convém.
Mas hoje, dia do Postfácio, é cá uma trabalheira!!!
Não só limpar como deve ser (para isso existe a minha fada-do-lar, um tanto ‘mandona’ por excesso de confiança, mas eficiente) mas sobretudo arrumar e ir às compras do «já agora».
Porque como se sabe, quando se mexe numa casa, o orçamento é sempre excedido pelo «já agora». No caso vertente - para vos não esconder nada - tratou-se de substituir uma janela muito grande que fechava uma ex-varanda, estava velhíssima e ferrugenta, por um modelo ‘última geração’ (vidros duplos, abre em vários sentidos, estores de correr com fita interior, tudo uma beleza...) Ficou bem. Estou animada.
Mas...
Claro que («já agora») as cortinas devem ser outras!
E o tapete que estava por debaixo da janela e estava já podre, «(já agora») é melhor ir à vida e ser substituído.
E as luzes, enfim («já agora») aquele candeeiro não tinha nada a ver com a nova janela, venha um novo.
E...
Pronto. É com o «já agora» que se gastou um pouco, claro que com pouco mais fica muito melhor, mas o nosso orçamento fica aos saltos.
Mas, enfim, ao menos fico com a sala muito mais confortável, quente de Inverno e fresca de Verão. Espero eu...

17 comentários:

fj disse...

:)))
Tal e qual.
«Já agora» aproveita e restaura o que puderes da tua casa.
Assim como assim...

Anónimo disse...

lol!

Essa visão «literária» desses trabalhos de obras tão materiais, de pedra e cal, está bem gira.
Realmente, o antes e o depois, são também de peso!

Anónimo disse...

Ui!
Se isto é à sexta-feira imagino o fim-se-semana que aí vem!!!
Depois devias deixar aqui uma foto da coisa depois de pronta!

(ehehehe!!! só a gozar, que esquiva como és, nunca tal se ia passar..)

Pitx disse...

http://pipaterra.blogspot.com/2008/04/uma-festa.html

Pitx disse...

desculpa ter deixado apenas o link. mas é aquilo que eu gostava de dizer acerca de obras.

inté

pedro

cereja disse...

Cof... cof...
Pois é.
Escrevi o post de manhãzinha, quando pensava que "eles" estavam a chegar para os últimos retoques, coisinhas de nada, e depois era SÓ a tal faina do «arrumar e limpar».
Bem, chegar chegaram, mas foram logo tomar um cafezinho (ofereci aqui, que tenho máquina que tira à pressão e tudo, mas... era preciso desanuviar da viagem)e afinal falta mais do que eu julguei.
...........

Caríssimo Pitx tiveste muita graça, mas olha que não venhas agoirar! comigo vai ser diferente :)
Zorro - Não é bem «assim como assim» que o meu plafond ou lá como dizem, é baixinho.
Sem-nick - depois de escrever achei que tinha misturado a música (os 'andamentos') com a literatura mas enfim... dá um ar intelectual, né?
King - isso é, mas ao menos está um lindo tempo! Quanto à foto só em sonhos! Tás parvo ou quê?!!!

josé palmeiro disse...

Não falo em obras, pois ainda estou no recobro das que por aqui tive.
Ainda faltam umas pontinhas, mas, temos tempo e falta de "tempo", ao mesmo tempo, até porque as viagens ou melhor, o seu custo, não nos deixam ter grandes opções.
Que tudo fique como pensaste e que o resultado seja mesmo esse de, fresco no Verão e quentinho no Inverno.

Anónimo disse...

Telefonei e ninguém atendeu por tanto deves ter ido para o "já agora".E era para saber sobre um "já agora" que não tenho a certeza se fica ou não ao pé da tua casa.De resto sobre prefácios ontem ,mal subi a escada vinda do teatro, o telefone tocava desabaladamente e era o dono da obra que "calculava que eu estivesse a chegar do dito teatro e portanto queria saber..,..ACUDAM_ME!AB

Nós, Os Cachorros disse...

Obras em casa são terríveis... Imagino o pó e etc que enfrentas...
Nesta parte aqui no Japão é o máximo.
Como tudo é praticamente "encaixado", quando troca-se algo é coisa que horas apenas...
A meses atrás foram trocar o vaso sanitário na casa de minha irmã. Acredite que ficaram apenas 2horas.

cereja disse...

Ná, ABzinha, não estava realmente mas fui aproveitar estar cá a fada-do-lar para umas coisas urgentes, ( a tal gasolina do carro, p. e. que ontem ainda ficávamos apeadas...) os «já agora» vou aproveitar o resto do dia para umas visitas ao IKEA e similares. que não quero gastar assim muito.

Cachorrinho, olha que aí é que eu gostava de viver!! mas deve ser coisa oriental que lá em macau também é tudo num instante. Aqui somos muito pachorrentos, as coisas não são para se fazer mas para se ir fazendo...
:)

cereja disse...

Ah, AB, quanto ao teu/nosso amigo poeta, que culpa tem a gente que ele tenha os sonos trocados, bolas...!
Eu sei que ele nem imagina que possa incomodar mas... também não gosto muito que me liguem às tantas da noite!

Anónimo disse...

O Pedro Pitx, além de ter tido muita graça, tem infelizmente muita razão.
Prepara-te para o pior!
.....
Não quero azarar, mas se não acabarem hoje depois mete-se o fim-de-semana e vai sobrar para segunda-feira!
Ai, ai, ai...

Anónimo disse...

E a fase da conta, não conte???

cereja disse...

Estrela, por acaso demoraram o dobro do tempo que eu tinha imaginado, mas está tudo pronto e impecável! E tem garantia de 4 anos, upa, upa...!!!
Quanto aos «já agora» estão ainda em metade, que já não tenho alma para mais voltas, mas vão andando. Já vi que vai implicar pintar a parede à volta, e para montar os estorezinhos de rolo interiores acho que vou pedir a quem mo faça direitinho. Costumo meter-me nessas bricolages, mas se fica torto, neste caso é uma pena.

FJ - Pois é. Só esse «pormenor» é que borra a pintura, digamos assim... Mas esta coisa foi com o subsídio de Natal que dizem para aí que é quando uma mulher quiser, e eu preferi em Fevereiro... E olha, por minha causa não aumenta o desemprego, o que é uma boa acção.

Anónimo disse...

Olá, olá!!!
Venho tão tarde que é só para me solidarizar contigo, e desejar um excelente postfácio.
Depois de tudo pronto, sabe tão bem!!!!

saltapocinhas disse...

também ando em fase de mudar janelas, mas é na casa tda... em dezembro foram umas, em março serão mais umas quantas...
mas são uma amravilhaas novas janelas, vale bem a pena!!

cereja disse...

É o que eu sinto, saltapocinhas, fica logo tudo diferente.
Esta minha é um «janelão» com mais de 3 metros de comprido o que quer dizer que são várias pequenas dentro de uma grande. Mas para o isolamento da divisão era muito importante!

Aqui a questão, é que esta casa é do senhorio... São benefícios que lhe ofereço, mas como quem vive aqui sou eu!...