sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Números assustadores

Falamos da crise, citamos a crise a torto e a direito, sentimos os seus reflexos na nossa vida, mas não sei se teremos bem a ideia do seu tamanho.

Um estudo feiro em 12 países da Europa, diz-nos que só 4 - Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca – mostram segurança financeira e Portugal é o país da Europa com maior vulnerabilidade ultrapassando a Itália que o ano passado estava «à nossa frente». Quando se diz que os 4 países citados têm segurança financeira, não quer dizer que não sintam a crise, apenas que o número de famílias com boas condições é maior do que aquelas que tem problemas.
Cá o número das que sentem problemas atinge os 61%.
Está tudo dito, não é?...



6 comentários:

fj disse...

A verdade é que se diz que só pomos mesmo os pés no chão quando a coisa nos bate à porta. Enquanto se lê nos jornais, vai-se pensando que acontece aos outros, coitados, que azar...
Tenho de respirar fundo e pensar positivo, porque em relação a mim e à minha família próxima, vamo-nos aguentando. Claro que com pior nível de vida, acabaram as viagens, férias muito mais simples, e nada de extraordinários, mas vai dando para o necessário.
Mas olho à minha volta e sinto-me muito inquieto. Muito.
Porque apesar de aqui o panorama ser este, sabemos que não é só cá. Ou seja, mesmo a solução da imigração já não está a dar!

Anónimo disse...

olha Emiéle, comecei de cima para baixo, e devia ter feito ai contrário que a coisa piorou, aqui.
Olha, tréguas, vamos ao Carnaval (aquele das serpentinas, e papelinhos, não o da política a fazer de conta que é a sério) e só pensamos nisto na 4ª feira de cinzas, como está apropriado!

cereja disse...

OK, Mary, tens a tua razão.
Mas não resisti.
Contudo os outros posts são levezinhos..

josé palmeiro disse...

Comungo as preocupações do Zorro.
Temos mesmo que colocar os pés no chão e parar, escutar e olhar! Onde é que eu já vi isto?
Já sei, é nas "passagens de nível, sem guarda"!!!

Anónimo disse...

Olhem deve ser do sol espectacular, mas estou como a Mary.
Agora meto baixa e só volto a pensar na quarta-feira-de-cinzas!....
Tenho a cabeça vazia, vazia...
..........
Mas claro que tens razão, é assustador. :(

Anónimo disse...

Hummmmmmm penso que já está completamente interiorizado pelas pessoas quão má é a situação e tudo o que lhe está associado. Logo, tendencialmente, só vai melhorar no médio prazo.

Quanto à nossa exposição, há estudos para todos os gostos e feitios. Acompanho, com alguma regularidade, o que vai sendo divulgado. Espantou-me ser o prémio a pagar pelas OTs portuguesas sobre as alemãs (Bunds), inferior à austríaca, espanhola e irlandesa... Claramente, a percepção de risco é muito maior naqueles países do que Portugal.

Quanto ao exemplo que aqui foi dado pelo zorro, é bem verdade que emigrar já não será a melhor solução. De qualquer maneira, este ano, o mercado de trabalho americano disporá de 3.200.000 postos de trabalho que pagam acima de $100.000/ano. Já se traduz numa quebra de 20% relativamnte há uns meses atrás.

Mesmo Angola, penso que muitos terão uns sérios amargos de boca... A situação por cá degrada-sede forma acelerada!