quinta-feira, fevereiro 12, 2009

E as outras cores?...

Nada de novo.
Aos anos e anos que se sabe isso: que o vermelho estimula a atenção . (olha que grande novidade...)
Lá se o azul «encoraja a criatividade» não está muito explícito neste artigo.
Dizem aqui que uns «investigadores conduziram testes que envolveram 600 estudantes a trabalhar em computadores com um fundo de ecrã vermelho, azul e branco, e constataram que os desempenhos variavam em funções das cores e das tarefas
Cá para mim, se existem duas variáveis não se pode concluir nada. Em função das cores e das tarefas!
Ora!!!

Que o vermelho chama a atenção é quase um lugar comum. O sinal de paragem nos semáforos é vermelho, os carros dos bombeiros são vermelhos, os sinais de trânsito para indicar perigo são vermelhos, o apoio a feridos é feito pela cruz vermelha... Qual a novidade?

Mas o engraçado, é que os próprios autores do estudo se contradizem um pouco, quando reconhecem que «a reacção às cores não é inata, é formada na vida diária e pode variar segundo as regiões».

Cá está.
Na China as noivas vestem-se de vermelho. Será sinal de perigo?...

Eu até gosto de azul, mas acho umas descriminação em relação ao verde, amarelo, laranja, roxo, castanho, rosa, turquesa...
Tá mal!

Discriminação, é o que é!!!

7 comentários:

fj disse...

:))
Pois.

Já não há justiça, diria o Calimero...
Com cores por aí tão bonitas, fixaram-se em duas?!

cereja disse...

Pois é Zorro.
Injusto, né?
(hoje ando mais por aqui, que tenho obras em casa e estou um tanto presa, vou respondendo mais do que o costume, aos comentários)

Anónimo disse...

Olha que lindo post.
Como os balões...leve e colorido.
Também sorri.

E as nuances? O «amarelo torrado»? o «turquesa forte»? o «cor de tijolo»? (ou 'brique' para quem for mais fino)

Anónimo disse...

Amarelo, amarelo vivo!
Isso é que é animação!

(porque é que há poucos clubes de futebol com essa cor? há alguns mas ... os vermelhos, azuis e verdes são bem mais)

josé palmeiro disse...

Que gostas do VERDE, já nós sabemos.
Sempre ouvi associar o verde à "ESPERANÇA", palavra que se encontra por cima do "banco onde Antero se suicidou", mas nem só por aí, quando morei em Lisboa, vivi uns tempos em Campo d'Ourique e os bombeiros eram e são da "Cruz Verde", onde está a discriminação ou o esquecimento?

cereja disse...

Realmente existem umas «Cruzes Verdes» (por exemplo nas Farmácias) mas internacionalmente o símbolo é a Cruz Vermelha a que se junta nos países muçulmanos o Crescente Vermelho.
Olhem que o Verde nem é uma das cores da minha preferência, para além de como já disse gostar de todas. Depende de onde se vêm e para que fim.
Quando falei em discriminação foi por só falarem em duas !!!!- ali Zorro estava n minha onda!
Mary, se vamos às nuances então é que nunca mais acabamos!!! Já as sete do arco íris nos dão que fazer...

Anónimo disse...

Mas olha que fazer uma coisa em Excel com fundo vermelho só se fôr para ser não percebido numa comissão de inquérito sobre o sistema bancário.(Ontem tive insónias e estive a assistir a uma de fio a pavio).È extraordinário o que se consegue(tudo dentro da legalidade)fazer com o jargão do Direito Comercial.O que se vende compra muda de mãos,"mandata"representativamente e não representativamente e etc,etc.Meu Deus porque não fui eu para broker?AB