quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Alentejo preservado

Dizem-nos que para o mês que vem, com a Primavera, vai abrir um Ecomuseu no concelho de Redondo «destinado a mostrar a rica fauna e flora da região da Serra d´Ossa». Explicam que vai ser um «Museu a Céu Aberto» com uma área de seis mil hectares, que se vai poder visitar com guia, onde vai existir também «uma sala para exposições e colóquios e uma sala multi-funções com um atelier para a realização de actividades lúdicas» onde os visitantes poderão ser esclarecidos das dúvidas que surgirem durante as caminhadas. Tal como nos chega, a notícia parece ser uma boa coisa.
Tudo o que seja de preservar a natureza e transmitir uma imagem correcta de uma região tão bonita é de aplaudir.



Imagem daqui

10 comentários:

fj disse...

:)
(Isto era um grande sorriso)

Olha que me abriu o apetite.
E num dia assim como o de hoje era um passeio fantástico!

Anónimo disse...

Ooooh, que lindo...

Serra d'Ossa, já lá estive mas gostava de repetir a dose.

Anónimo disse...

Gira a imagem, e muito boa ideia deixares o link para o sítio onde tiraste a foto porque aí há muitas!!! E digo gira porque quando se pensa em Alentejo só se imagina planície, mesmo que aqui se fale em «Serra».

Anónimo disse...

Parece que uma das saídas para o desemprego alentejano apesar de todos os promitentes Alquevas é esse novo oficio dos guias paisagisticos.AB

Anónimo disse...

Porque não?
Vá para fora cá dentro, né?
Eu gosto imenso de ir «para fora» mas a verdade é que há muitos locais que (mea culpa) não conheço, mesmo cá.
Olhem Açores, por exemplo.
Olá Zé Palmeiro!

André disse...

Aqui serei lacónico. A minha primeira terra. A minha terra:
- Foi na vila do Redondo que eu deixei os meus cuidados, deixei lá tantos amores como telhas no telhado -
A saudade nã mata mas mói...

Anónimo disse...

Muito giro!
E o link para as fotos deixa-nos também interessados. Um dia como hoje era mesmo bom para isto.

(espera, o Zorro já disse isto! Olha eu também digo, pronto!)

Anónimo disse...

Que sorte a tua, Palmeiro.
(tens um blog? atrás do nome não achei)
A gente às vezes nem valoriza quando uma coisa é boa e só vê o negativo.
A AB tem razão, o turismo seria uma boa solução para essas áreas, que lá lindas são elas. E há quem pague para lá estar!

josé palmeiro disse...

Este dia de Comadres, tem-me ocupado o tempo de tal forma que só agora aqui cheguei, mas não ne vou já embora, como diz a canção, antes vou falar do que sei e sinto. O meu homónimo, de apelido, já cá esteve e disse de sua justiça, ele que foi aí criado, apesar de ter nascido em África. Aproveito para informar a Joaninha que sim, que tem um blog que é o "factor_infra".
Bem a Serra D'Ossa, é aquilo o que nós os, de lá, podemos chamar a "jóia da corôa". No seu ponto mais elevado, o alto de São Gens, a 653 metros de altitude, intreceptam-se os concelhos de Estremoz,Borba,Vila Viçosa e Redondo e a paisagem, é deslumbrante.
Mas, eu estou para aqui a falar de uma Serra d'Ossa, que já não existe, pois a monucultura do eucalipto, transformou-a num paraíso para a industria do papel enum inferno para os que a habitavam e dela retiravam o seu sustento e o dos seus semelhantes. Ainda aqui há pouco tempo, os fogos essa terrível moléstia, a visitou e dizimou hecteres e hectares de terreno, destruíndo um ecosistema, já de si alterado por introdução dessa daninha cultura que é o eucalipto. No entanto ainda se podem ver ,manchas de mato e de sobreirais, bem como na peneplanície a cultura da vinha, de que o Redondo, se orgulha, e com toda a razão. Saúdo daqui o Redondo eos Redondenses, na pessoa do Zé Portel, amigo que muito estimo e que, em boa hora, meteu mão para a criação do museu que referes. A Aldeia da Serra, merece-o!!!

cereja disse...

Vocês, família palmeiro, podem calcular que estava em parte a pensar em vós quando realcei esta notícia. calculei que vos interessasse e talvez recordassem algumas das pessoas ligadas ao projecto.

Se a coisa não está muito estragada, ainda tem muito para ver, não é? e, de facto, uma serra numa zona de planícies tem de certeza uma bela vista!