quinta-feira, janeiro 08, 2009

O justo pelo pecador



É um conceito muito bíblico, etc e tal, mas irritante.
Odeio ser «a justa» que paga pelo pecador!
Vem a propósito daqueles semáforos que as Câmaras ou das Estradas de Portugal ou lá quem seja, espalham nalgumas estradas para controlar a velocidade.
Por um lado há as rotundas e rotundazinhas que de um ano para o outro apareceram por todas as estradas que não sejam vias rápidas para ‘quebrarem’ as rectas e fazerem abrandar a velocidade.
OK. Vá lá.

Mas há também, e há mais tempo ainda do que essas rotundas, um sistema que faz com que se um automobilista circular acima da velocidade permitida nessa estrada, despoleta um ‘alarme’ que faz com que uns metros adiante se acenda um semáforo vermelho para lhe tirar as peneiras e obrigar a parar.
É um castigo, possivelmente justo, não reclamo.

O que reclamo, e ainda este fim-de-semana me voltou a acontecer, é que circulando eu na tal velocidade permitida e recomendada, passa ao meu lado um bólide que nem um foguete, deve desencadear o tal sistema mas como vai tão depressa passa o sinal ainda antes de ele cair no vermelho e sou eu e os que vão comigo à minha ‘velocidade cívica’ que temos de esperar no malfadado vermelho que entretanto se tinha acendido para o pecador.
E nós, os justos, ficamos a pagar por ele.

Tá mal!!!


11 comentários:

Anónimo disse...

Tem piada falares nisso porque ainda há pouco também resmunguei com o sistema. É evidente que trava as correrias parvas ali pela marginal, por exemplo.
Mas não é a primeira vez que faço a reflexão que aqui fazes: vejo ali um tipinho a passar à papo-seco, num foguete e a gente que até cumpre a velocidade fica a secar até o sinal abrir.
O consolo é que esses Fitipaldis de trazer por casa, acabam por parar no 'outro' sinal vermelho da frente!!!
Bem fiero!

Anónimo disse...

Concordo , mas nada a fazer .Acontece em todas as areas da nossa vida , na justiça no trabalho, na saude, e tudo para se tentar por alguma ordem em excessos que uns cometem . Os outros que sempre procuram ser correctos, têm normalmente uma triste recompensa.Mas no caso concreto deixa lá É melhor assim, tanta pressa para quê??Deixa que a vida corra devagar!!

Anónimo disse...

Kika, também me acontece como à Emiéle (identifiquei-me muito com o que disseste!!!) e a gente nem tem pressa, por isso se anda ali a 50 ou 60 quilómetros, obedecendo ao que mandam - às vezes com algum exagero. O que chateia é que cada vez que se pára, temos de voltar a meter uma primeira, arrancar com o carro e gastar bem mais gasolina do que mantivéssemos o mesmo andamento onde muitas vezes nem é preciso tocar na alavanca de mudanças. Ora pelo nosso comportamento, merecíamos esse bónus de gastar um pouco menos, e até poluir menos. Mas quem lucra é o chico-esperto. Irrita.

Anónimo disse...

Lindos, as regras sociais vigentes são essas "honra aos chicos-espertos".AB

Anónimo disse...

Revejo-me nos sábios comentários de King e AB. Mas não foram construtivos, eu vou ser:compra um filtro de ar de "rendimento", altera a programação da centralina ( não custa mais de umas 7 ou 8 centenas de euros, e muito aumenta o nosso estatuto nas ruas )e não há mais sinais amarelos.Força e sorte, ás vezes corre mal.

@na disse...

e é tãoooo irritante...

cereja disse...

FJ - o que chateia é que não corre assim tão mal como devia! Esse tipo de estradas não tem cruzamentos e eles a baterem quando muito é no da frente que não foi ao seu ritmo...
(essas programações XPTL vais lendo em revistas, é?)

josé palmeiro disse...

Como tenho a mania de cumprir as regras de trânsito, não tem conta, as vezes que isso me tem acontecido. Quanto ao resto, se nós pudessemos multar, isso já não acontecia...

Anónimo disse...

E aqueles que conduzem mesmo encostadinhos a nós, que enerva que se farta - penso logo que se travar ele me entra pelas traseiras a dentro - como se estiveressem a morrer por nos ultrapassar, mas assim que passam ficam a andar ainda mais devagar do que nós...?!!!
Eu fico furiosa!

É isso @na, irrita à brava!

Anónimo disse...

king acontece a todos que conduzem , não é? A solução do FJ tb nao me ajuda. Que fazer? Não tenho perfil para chica-esperta e quando isso acontece respiro fundo!!

Anónimo disse...

Não. E ainda podes colocar um escape especial,que ainda aumenta a vitoriosa passagem de sinais "não verdes", porque pelo ouvido já sabem que aí vimos e muitos afastam-se.( o escape sim ).