quinta-feira, janeiro 22, 2009

Ideia infeliz

Eu gosto muito dos Açores.
Fui lá muito poucas vezes e tenho verdadeira pena de não ir com mais frequência. Aliás esta minha opinião é partilhada por muita gente que conheço, ou seja não se vai mais vezes passear aos Açores não por ignorância ou não nos despertar interesse mas... porque as viagens são caras. Tão simples como isso!
Agora o Turismo dos Açores lançou-se numa campanha. Decidiu promover a terra. Muito bem. Não tenho nada contra que mostrem os locais mais bonitos, a sua gastronomia, a flora, as canções, tudo aquilo que faz daquelas ilhas um local belíssimo.
Mas alguém teve uma ideia: chamar a atenção de um modo que considerou original. E, vai daí, decidiu colocar alguns animais vivos em locais centrais de Lisboa. Um deles foi a Praça de Espanha onde podemos ver umas vacas (que até nem são açorianas) a pastar.
Tivesse isto sido na Primavera, e ainda seria um pouco criticável, porque a poluição de um dos locais onde passa mais trânsito nesta cidade não seria muito benéfico à saúde dos animais. Mas não. Esta acção foi decidida para o pico do Inverno, numa altura onde as temperaturas são baixíssimas!
A primeira pessoa que me chamou a atenção, estava indignada. Tinha passado por ali às 5 da manhã e nem queria acreditar, ao ver os animais ali debaixo de uma chuva gelada. E, devo acrescentar que já falei com muita gente e ainda não ouvi uma voz a defender esta triste ideia!...

14 comentários:

Anónimo disse...

Não tinha lido nada sobre esse assunto, nem sei que dizer de tamanha aberração.Onde estão os defensores dos direitos dos animais? Quem autoriza semelhante promoção duma ilha tão linda, dessa forma? Haja Deus que nos acuda

cereja disse...

(Kika, apaguei o segundo comentário que era a cópia do 1º; gosto de ter muitos comentários mas assim era batota porque foi sem querer com certeza)

Os defensores dos direitos dos animais (a Animal) manifestou-se como eu deixei ali no link. Mas é realmente uma ideia desgraçada, não é assim que se promove coisa nenhuma e tal como disse ainda não encontrei UMA pessoa que achasse interessante. Com este frio de rachar os bichos nem um telheiro têm. Aliás dizem que têm ali um veterinário, (onde está?) e custa a acreditar que o homem passe ali a noite...Uma parvoíce completa.

Anónimo disse...

Olha Emiéle, de um modo geral costumo pensar que algumas destas atitudes dos defensores dos animais pecam por excesso e dizem coisas que são tão exageradas que até prejudicam as suas causas. Apesar de tudo, um bicho é um bicho e uma pessoa é uma pessoa.
Mas neste caso em concreto, estou solidário.
Também passei por lá e não fiquei com nenhuma vontade de ir aos Açores por aquilo! Até porque as «vacas dos Açores» (sem ofensa!) transmitem uma ideia de paz e calma que é o rigoroso oposto do que se sente ali...
Chamar-lhe «infeliz» é pouco. Uma completa estupidez!!!!

Anónimo disse...

Olhem, eu ver não vi.
Ouvi falar e tal como dizes ninguém ainda gabou a ideia. Só ouvi censuras...

Anónimo disse...

Bom,isso quer dizer que o Turismo dos Açores tem dinheiro para publicitar mas não tanto quanto isso e foi parar a uma agencia manhosa que resolveu fazer omeletes com poucos ovos "de encher o olho".(tb. há a hipotese de não ter havido concurso e ter ido parar às mãos do tio do primo do cunhado do sogro de alguém).Mas aqui para nós aquela Praça de Espanha merece tudo,seja vacas,hipopotamos ou elefantes tal é o disparate de desarranjo que por ali há.Quanto às vacas temos pena porque não sabendo qual o destino futuro próximo bifes molhados de antemão e pretemperados com gás de escape serão imunes quando cozinhados a mais de 180 graus?(se calhar enganaste-te aquilo não é açoriano, é mas é propaganda da India.)AB

André disse...

Eh pá, que a ideia é estúpida, claro que sim. Aquele não é, nem de perto nem de longe, o melhor lugar para o gado pastar, até porque há uma série de condições ambientais e filogenéticas que ali são desrespeitadas, tal como a densidade poluitiva por metro cúbico; isto só pode ser coisa de meninos de cidade...
Quanto à "ANIMAL", tal como disse o King, pecam por histeria e são, por vezes, acometidos de uma cegueira insane e demagógica, se calhar por serem também meninos de cidade, enfim... esta é outra conversa.
Querem ver vacas a pastar em território continental, vão à raia, à lezíria ou à planície, lá sim, tudo faz sentido!
Ah, quanto às bravas não se aproximem demais, que estas têm mau génio!

cereja disse...

AB, mas que bem visto, se calhar aquilo é mais Índia do que Açores :D

Também concordo que a maioria das vezes os rapazes e raparigas da «Animal» exageram tanto que perdem a razão, mas neste caso é de bradar aos céus! Como disse a AB, pode «encher o olho» e a verdade é que provocou discussão, mas não é por isso que se ficou com mais desejo de visitar os Açores...
Ponham mas é as viagens mais acessíveis e vejam se não se torna logo um local de turismo de eleição!

Anónimo disse...

As vezes acontece-me essa duplicaçâo, provavelmente falta de cuidado, ainda bem que apagaste Èmiele se não os restantes comentadores iam sorrir duas vezes.. por eu referir uma olha tão linda!! quando li o post senti-me tão indignada que so pensei na ilha de S Miguel (unica que conheço)Que baixem os preços como tu sugeres e em vez das vacas virem cá fazer turismo , iremos nós lá e com muito gosto

Anónimo disse...

Não é olha é ilha. Dormi mal estou desculpada

josé palmeiro disse...

Um alentejano, nos Açores, acaba de chegar.
Primeiro:- Como já foi dito estes animais são oriundos da Moita, ali do lado delá do Tejo, fronteira desconhecida de muitos. São animais, segundo informaram, devidamente aclimatados, porque também são criadas e mantidas ao ar livre.
Se me falarem de poluição, sim ali há muita, trabalhei naquele local e apesar disso sempre o achei um pulmão da nossa capital. As vacas, leiteiras, são um cartaz destas Ilhas, Desconhecidas, como diria Brandão, Raul. Talvez porque as viagens são caras, eu que o diga...
Mas desculpem-me se eu estou em desacordo com vocês, eu sou do campo, por lá fui criado e com essa vida me identifico. É o meu quotidiano, depois andei em veterinária mas, a vida que então se vivia, não dava para ter muitas opções e eu fui colhido, não por uma vaca mas pela vida militar e o curso, foi-se. Sei no entanto o suficiente, até porque já tenho idade para isso, que do ponto de vista da saúde desses animais, não é problema, ao contrário dos imensos "sem abrigo", que polulam as nossas cidades, sem que qualquer associação animal, com isso se preocupe ou pelo menos o demonstre, com tanta veemência e, são nossos semelhantes.
Quanto ao valor publicitário da coisa, direi que concordo com a AB, não porque saiba do assunto, mas porque ela sabe, e muito, e me pareceu muito sensata a forma como o transmitiu.
De referir que aquelas vacas, não comem erva ou relva, mas são alimentadas como sempre o foram, na Moita!

josé palmeiro disse...

Só para dizer que os Açores são lindos e que esperam uma visita de todos vocês, apesar do exorbitante preço das passagens, coisa que só Socrates e o seu governo, podem resolver.
Lute-se pelo acabar do monopólio das viagens, entre o continente e os Açores e também inter-ilhas, abrindo o espaço a outros concorrentes.

cereja disse...

Zé Palmeiro, falando como homem do campo e com estudos de veterinária tenho de aceitar a tua opinião. Mas se passasses ali e visses os bichos, olha que não achavas que tivesse sido boa ideia. está um cartaz grande que diz AÇORES, e por baixo vêm-se as ditas vacas encolhidas de frio e com o aspecto mais infeliz que se pode imaginar. Aceito que sejam animais de ar livre, claro. Mas não sei se quando o tempo fica como tem estado cá ultimamente (não falo da chuva, falo do granizo, de um frio de rachar!!) não seria mais sensato um abrigo para haver alguma protecção.

É claro que em Lisboa - e na maioria das grandes capitais - existem sem-abrigo. Mas uma coisa não tem a ver com a outra, aqui era publicidade e como tal, para mim foi muito infeliz. Como disse a AB talvez de uma agência manhosa, ou de alguém que entende pouco da técnica.

Kika, esta noite deita-se cedo e com um chá de tília!!! e olha que amanhã já é 6ª feira!!! :)

josé palmeiro disse...

Claro que há um evidente "fora do seu habitat", admito que isso lhes possa trazer algum stress, mas nada de anormal e mais pelo trânsito que em certas horas é infernal que pelo frio e pela intempérie.
Quanto à publicidade, aminha opinião está lá, concordante com a visão da AB, que melhor conselheira poderia arranjar?

Anónimo disse...

Estas coisas se calhar depende muito das vivências de cada um.
Pelo que percebi do comentário do José Palmeiro ele vive ou viveu mais para o sul onde os animais ficam sempre ao ar livre. Mas o clima é menos agreste do que no norte de onde eu sou. Também criado no campo sempre vi que durante a noite o gado lá de casa ficava debaixo de uns telheiros. Não digo que se metessem na cama, mas não estavam como estas que vi e também me indignou submetidas durante toda a noite a um frio de rachar.
E misturar este caso com os sem-abrigo também me parece forçado. Para mim são coisas diferentes sob todos os pontos de vista.