sábado, janeiro 24, 2009

A fotografia II

É uma magia.
A «cristalização» do tempo.
Eu não sou lá grande fotógrafa, talvez porque o meu pai o era, e lá em casa se deixava ao seu cuidado essa coisa de ‘fixar para a eternidade’ os momentos mais importantes quer da nossa vida, quer das nossas emoções (que, como sabemos, também se vêm em fotografia).
Agora com a chegada das máquinas digitais a coisa ficou muito fácil, deixou de ser aquela arte que era nesse tempo do meu pai, e é mais nítida a diferença entre os milhões de fotógrafos amadores e aqueles que sabem o que estão a fazer!
Mas volto ao princípio: a cristalização do tempo. Deixei aqui em cima uma imagem de um montão de flores. Foi fotografado no Verão, no meu quintalinho. Nessa altura, jeitosa como sou, coloquei a máquina em cima de uma mesa, depois dei-lhe um encontrão e ela caiu no chão de pedra... Cuidei que a tinha estragado irremediavelmente!
Passaram meses, não voltei a pensar nela, mas há uns tempos decidi perguntar se aquilo tinha arranjo. Afinal tinha e nem foi assim muito caro, pelo que recuperei a máquina e pela primeira vez consegui ver as fotos que tinha tirado no Verão.
Se calhar ainda aproveito algumas para deixar aqui no blog, mas o que me fez parar para pensar foi exactamente as que tinha tirado aos canteiros do meu quintal, minutos antes de a deixar cair ao chão. Nessa altura aquilo eram manchas de cor que cobriam tudo. Mas... agora já nem me lembrava.
É que hoje, em pleno Inverno, naquele local vê-se apenas uma tira de terra castanha com umas pintas verdes de umas ervas daninhas. Uma desolação.
OK. Contudo ao ver aquelas imagens volto a acreditar que afinal o ano é feito de várias estações e daqui a uns meses a vista que terei será de novo esta:



PS - Se estão a pensar que é uma metáfora, é mesmo!


8 comentários:

Anónimo disse...

(não é exactamente a mesma foto de cima, pois não? há pormenores que dão essa indicação, mas isso ainda reforça o que chamaste metáfora)

É realmente verdade, a fotografia é quase uma arma! A gente sente isso quando começa a ver fotos passadas e a recordar 'ao vivo'.
Bem bonita a tua imagem do 'tempo cristalizado'.Muito melhor do que 'em lata de conserva'... lol!!
:)

Belo post para fim-de-semana

Anónimo disse...

Justifica-se este post-explicação.
Assim foi «dois em um» como o champô.
:))

Claro que as digitais facilitam, mas temos de ter algum jeito e olha que não te acho tão aselha como isso...

Anónimo disse...

Ooooh!
Esqueci-me de assinar! A 'anónima' era eu!

Anónimo disse...

Tens toda a razão.
Tive de achar graça à tua auto-crítica de seres jeitosa e atirares a máquina ao chão. Mas olha que isso acontece, mulher.
Mesmo aos melhores! Ainda bem que recuperou da 'perna partida'.
:)

E continua que vale a pena.
Não és o Shark, mas também não te desvalorizes!!!!

Anónimo disse...

Bem,belas fotos...eu adorava saber fotografar bem...mas nem por issi.Mas de vez em quando lá sai...Metafora...quem não vive delas hoje em dia?(o que é uma salvação,imagina que nem criatividade para isso havia).AB

Anónimo disse...

Aí parece-me que há alguma herança... mas fotografar emoções acho do mais belo.Não tenho jeito limito-me a ver exposições de fotografia que gosto muito

mfc disse...

Mas fotografas lindamente com as palavras.

cereja disse...

Muito obrigada MFC! Sabe bem «ouvir» isso...

Quanto aos outros:
King - mão é a mesma, não. O ângulo é esse mas está um pouco mais longe.
Zorro - é que sou mesmo desajeitada, a sério. Já vivo bem com isso porque sempre assim fui. E como muitas vezes aquilo onde bato fica sem conserto pensei que seria o mesmo... Mas para compensar também me meto a arranjar coisas (espírito de bricolage) e não me saio mal. Claro que nunca máquinas fotográficas!!!
Joaninha - :) foi mesmo dois em um, desdobrei o post para chamar a atenção para aquilo que queria.
AB - hoje em dia é facílimo fotografar mais ou menos bem. E tu que mexes bem no computador de certeza que conseguias coisas giras. É questão de «te dar para aí».
Kika - o meu pai até entrou mesmo em exposições e tudo. Revelava os filmes em casa e tinha uma pequena câmara escura para ampliar e trabalhar as fotos. Aquilo era tudo feito por ele e muito bem. Mas eu, entretanto perdi quase tudo...