sábado, novembro 22, 2008

Pensamentos

Quando eu era adolescente, tinha um caderninho onde coleccionava aquilo a que chamava «pensamentos».
De um modo geral eram uma série de bons conselhos, de tudo o que fosse politicamente correcto e nos fazer sentirmo-nos bons.


Com a idade isso passou-me.

Mas, de vez em quando ainda tenho uma recaída.
Encontrei aí, algures, este pensamento:


«O pessimista queixa-se do vento,

o optimista espera que ele mude

e o realista ajusta as velas.»


E gostei.

Evidentemente que todos nós achamos que somos realistas, né?


18 comentários:

Anónimo disse...

Claro!Mas nem sempre temos um bom serviço meteorológico.AB

Anónimo disse...

Eu tb. tive um caderno de pensamentos.Muito bonito com chave e tudo.Oferecido pelo meu pai.Só mais tarde soube que os cadernos vinham com duas chaves(era mais para diário) e ele ficou com a outra.De resto esse caderno não teve nada bons resultados.À custa dele fiquei interna nas freiras...AB

@na disse...

Muito bom Emiele, muito bom :))

Anónimo disse...

Eu não tive desses caderninhos mas a minha irmã tinha. Coleccionava «pensamentos» que ia sacando de livros ou coisas que ouvia. Era realmente uma época


Quanto a este, tem muto que se lhe diga, sim. Eu cá, sou para o pessimista lol!!!
Às vezes dá-me para o 'optimismo'....

Anónimo disse...

É que para «ajustar as velas» temos de saber da arte de navegação, n´
e...?
Nemtodos sabem.
Eu, muitas vezes ando por aí mesmo à deriva gentes!!!

Anónimo disse...

Mas, claro que está bem apanhado!!!!
E quer 'esperar que a tempestade passe' , quer 'meter a cabeça na areia', são atitudes que não levam a nada.
Não levam a nada mas são atitudes quase instintivas...

Anónimo disse...

Oh que saudades do «caderninho»....

Anónimo disse...

Pois é!
Tal e qual.
E também há quem dê conselhos ao vento. Não conhecem? Os «meterologistas» de vocação?...

Anónimo disse...

Ai caderninhos, tive um diário mas um namorado sabidola conseguiu apanhar-mo,bem esqusito e marcou-me esta atitude.Já lá vai...Sou acusada de pessimista, eu considero-me realista na verdade mas, como diz o sem-nick tambem me acho um pouco meteorologista por vocação. Detestável não é?

Anónimo disse...

Afinal, havia outro!
Quando por cá passei, de manhã, só estava o slide, agora deparo-me com o caderno dos pensamentos.
Estou pior que o King, pois nem irmãs eu tive.
Mas tinha as primas, que primavam em ter dessas coisas, de que me davam conhecimento.
Quanto ao resto, sou por natureza um optimista!!!

Anónimo disse...

A AB vai contando umas coisas que nos deixam a pensar que raio de família dominadora ela tinah...
Essa do caderno com duas chaves. olhem que eu nem sabia que existia...
Pensando bem, faz algum sentido mas para o caso de se perder uma.

saltapocinhas disse...

eu quando era adolescente também tinha um caderninho (eram vários bloquinhos) e...
ainda tenho!!

Anónimo disse...

Concordo com a Joaninha.
Tadinha da AB!!!
Devia ser do piorio, lerem os nossos segredos. E com a falsa confiança, de haver uma chave. Bolas!!!!!

Saltapocinhas, sabes que te imagino muito bem a teres bloquinhos desses
LOL

Anónimo disse...

Devo esclarecer a quem teve manifestou "peninha" de mim que não foi a 2ª chave que me fez ir para o coklégio...mas sim uma delacção feita por uma colega à professora de Moral do Liceu de seu nome Teresa Navarro e que era a encarnação viva da espirito Estado Novo na sua versão aliança católica+Mocidade Portuguesa.Não resultou muito bem,não teve peripécias graves e acabou com a minha saída (compulsiva) do Liceu Maria Amalia.As freiras não resultaram tb. muito bem e lá parti depois para um liceu onde se respirava melhor,bastante melhor.AB

Anónimo disse...

Para melhor esclarecimento direi que a frase chocante que estava no caderno e que foi "roubado"da pasta e entregue à dita professora durante a hora de almoço era a seguinte-"O amor é como a plataforma de um electrico...sempre cabe mais um."Eu tinha 13 anos.AB

Anónimo disse...

Que belo pensamento!
Mas eles achavam que aquilo tinha «lugares marcados»?! De início e sem paregens de percurso???
(eu não tive 'peninha' AB mas senti-me na tua pele e ... não gostei!)

Anónimo disse...

Eu escrevi "Não teve peripécias graves" mas o "não" está a mais.Teve gravissimas.No liceu,em casa etc,etc....Salazarices.AB

cereja disse...

A AB teve uma passado a nível de adolescência um tanto conturbado como se vê. A família bem tradicional e autoritária esbarrou com aquela «força da natureza» que era aquela menina. As tempestades deviam meter trovões e relâmpagos...
E esses professores de «religião e moral» eram do piorio de um modo geral.