quinta-feira, setembro 25, 2008

Programas «chocantes»

Anda por aí uma certa agitação a respeito de um programa da SIC, chamado «Momento da Verdade» (o que já por si nos pode logo lançar em altas filosofias sobre o que é isso da ‘verdade’…)
Não vi.

Não me proponho ver.

Não me interessa nada.

Só soube que existia por esta tal polémica onde afinal até parece existir alguma unanimidade de censura ao programa, que se mantêm porque sim. Porque tem audiência, decerto.
A TVI também, mas sobretudo a SIC tem sido pioneira neste tipo de programas/concursos aviltantes para os concorrentes.
Como a minha memória é selectiva, tenho a agradável faculdade de me ‘esquecer’ de coisas desagradáveis de modo que nem me recordo bem dos vários programas deste tipo que por lá têm passado. Recordo um, onde os concorrentes para ganharem umas quantias irrisórias, aceitavam enfrentar as coisas que mais lhes repugnavam – aranhas vivas a passearem no corpo, ou serem besuntados com cocó, ou beberem algo repulsivo. Um outro onde alguém era denunciado por um acto menos digno que tivesse cometido, era convidado a assistir ao programa e, uma vez na plateia, era chamado ao palco onde era confrontado com essa acusação.
Um nojo.

Desta vez parece que a coisa correu menos bem, porque a devassa da vida privada do concorrente não agradou à família, coisa natural. Alguém pode gostar de saber que um seu familiar está a dizer a milhões de pessoas coisas que deviam ser íntimas, e que se calhar nem ele sabe?

Como diz este senhor do Conselho Regulador para a Comunicação Social:
«se o programa em causa até realiza valores positivos, proponho que aqueles que o promovem aceitem ser concorrentes»
Teria a sua graça provarem da mesma comida.
E olhem que ia ter muita audiência!



5 comentários:

Anónimo disse...

Como o tipo da tua ilustração também me apetece vomitar!

Por essas e por outras, desde há anos que não vejo nem SIC nem TVI. Acabaram, para mim.
Vejo 'os filhotes'da SIC: o Sic-noticias, o mulher, o radical, etc. O andar a gozar com a infelicidade alheia (quer o outro colabore quer não) não suporto!

Anónimo disse...

Gnhac!

E aquela Teresa Guilherme!!!!!!

Anónimo disse...

É das tais coisas, como não o vi só posso falar de cor. Mas já vi os suficientes para não precisar de ver mais outro do mesmo estilo!!!

Faz muita pena.
A minha opinião pessoal, é algumas daquelas pessoas vão ali, não pelo dinheiro (mesmo que faça falta) mas pelos seus 15 minutos de fama, porque aparecerem no ecrã da TV é a FAMA e mais nada!!!!

josé palmeiro disse...

Estou, completamente de acordo com todos voçês.
Também estou de acordo, com a opinião do Regulador. Mas será ele, regulador?
O que ele diz, disse, escreveu, podia e gostaria que tivesse sido de minha autoria, mas, um Regulador, deveria ter capacidade para acabar, de vez, com esse nódoa de programa.
Obs. O que vale é que o receptor tem um botão, que tanto serve para ligar como para desligar.

cereja disse...

Ou sou mais de usar o botão do comando para mudar o canal.
E, mais do que isso, como sou de rancores :))) depois dessas experiências de que falei, nem sequer ligo para a SIC ou TVI. A 2, a Sic notícias e a RTP1 chegam e sobram para o que preciso. E com a cabo tenho notícias de todo o lado...!!