domingo, setembro 07, 2008

Pensamentos à solta

A lógica e a batata No outro dia, num post de brincadeira sobre a velha questão da ‘fidelidade’, uma velha amiga minha perguntava num comentário «Mas a monogamia existe?». Mantendo a brincadeira, respondi que pelo que sabia os cisnes, pinguins e pombos parecia que eram monogâmicos. Depois, pensamento puxa pensamento, e acerca de pinguins fui dar a este raciocínio:

Deve ser por esta e por outras que se usa a expressão «ou a lógica é uma batata», frase um tanto tonta porque não há nada mais real e positivo do que uma batata que até se pode comer de diversas formas!... Mas a verdade é que comparar duas coisas diferentes com algo em comum para se concluir da semelhança, é um modo de argumentar muito utilizado, mas viciado à partida. Tal como a generalização. Tal como as conclusões precipitadas. Tal como citar experiência passada que nem sempre se aplica. E às tantas, sabe-se lá se alguns shows de tv não são pinguins? E monogâmicos?


4 comentários:

Anónimo disse...

Na altura a amiga antiga esteve para perguntar se nunca tinhas ouvido dizer"estúpida como uma galinha",isto, claro, a respeito da monogamia.Agora com essa reflexão fico um tanto perplexa...Shows monogamicos?E tv a cores?Ná ,ainda é muito cedo para tanta profundidade.(ainda por cima ontem comprei "Os exploradores do Abismo "do Vila-Matas,contos exactamente sobre o "salto no vazio"e criatividade na literatura)...mas sempre te vou dizendo que nos exemplos de aves que deste todas tem asas e não as utilizam para voar...AB

cereja disse...

Mas a galinha, ou o galo digamos antes, é bem poligâmico!!! Até se diz que não pode haver dois galos na mesma capoeira... enquanto galinhas na mesma capoeira isso já se sabe!... Isto de aves!
Os pinguins dão para muito, porque assim 'vestidos' e a andar vertical parecem mesmo seres humanos em caricatura.

(claro que o falso silogismo era só para o gozo)

josé palmeiro disse...

Para além das músicas de Domingo, agora temos também conversas de Domingo, levezinhas, como convem. Com que então pinguins, televisão, galinhas, galos e, que mais?

cereja disse...

E que mais?.... Monogamia e poligamia, é claro! Temas importantíssimos!!!! :D

E tudo porque encontrei o boneco do pinguim e lembrei-me logo da outra conversa :D