terça-feira, setembro 02, 2008

O dinheiro de plástico

Ontem, ao recomeçar a minha vida normal esbarrei com uma dificuldade.
Claro, eu e milhares de pessoas!

Houve uma pane no sistema do pagamento com cartões de Multibanco!
Coisita menor, é certo. Mas…
Não é de hoje que eu sinto que sou demasiado dependente daquele cartão. Quase que não ando com dinheiro "normal" na carteira que as despesas pago-as todas de modo electrónico. Já há muito tempo que o faço, não com cartão de crédito que esse quase não tem uso, mas o do Multibanco que me tira de imediato o dinheiro no momento de fazer a compra.
Parece-me muito prático, desse modo não posso perder dinheiro mesmo que perca a carteira é só avisar que não tenho o cartão, facilita muito os trocos, e não tenho de me preocupar em saber se levo dinheiro suficiente para aquilo que vou fazer.
É prático. Mas, como se viu tem buracos! O sistema tem os seus defeitos, esse cartão paga-se é claro, e no acto da transacção também ela também se paga. Por outro lado andam a avisar que os Bancos se preparam para que cada vez que se levantar dinheiro numa Caixa Multibanco isso também seja pago. Ou seja esse cartãozinho é prático mas custa dinheiro…
Porém quando falta essa ligação é que vemos como a questão mexe em tanta coisa. No meu caso, obrigou-me a atravessar umas ruas e ir levantar dinheiro. Como felizmente em Portugal existem milhões dessas caixas a questão resolveu-se. Mas imaginei como seria numa gasolineira de estrada, por exemplo… Mete-se a gasolina, a máquina não funciona e quem é que anda com o dinheiro do enorme custo de um depósito cheio de gasolina?! E depois? Vai a pé até à próxima vila?..
Falhar uma coisa destas pode ser um sarilho dos grandes!

7 comentários:

Anónimo disse...

Foi cá uma crise....
Também apanhei com isso.

Mas por mim, se já deixei quase de usar cheques, também ando a treinar para usar menos o cartão. Quem lucra são os bancos.

Anónimo disse...

Cá por mim cada vez me apetece mais usar o tal «dinheiro vivo», que se lixem os trocos!

Anónimo disse...

Já deve ser mais um dos bons negócios dos bancos. Mas vão criar outra taxa, alem do que as empresas já pagam,então vai dar mais uns milhões,ainda mais á nossa custa.

cereja disse...

Então FJ, por algum motivo os Bancos são as «empresas» que mais lucros têm...
:)
Mas ainda acredito que essa taxa não venha a vigorar. Ou então deixamos de por o dinheiro no banco e volta para debaixo do colchão.

saltapocinhas disse...

também sou cartão dependente, mas como o meu filho é que nunca vi!
o extracto de conta dele é um atentado à natureza, de tanto papel!
e se formos a reparar, veos que ele até paga centimos com o cartão!

cereja disse...

É que facilita, Saltapocinhas. Nunca há cêntimos para os trocos!....

Por mim, quando é acima de 5 euros pago logo de cartão! E a verdade é que os há por todo o lado, não só as caixas multibancos mas os terminais das lojas. Quando os feirantes de muitas feiras também têm!!!!(essa parte deixa-me sempre a rir)

Anónimo disse...

Pois, todos sentimos a crise.