sexta-feira, setembro 19, 2008

Dístico verde

Anda-se a pensar (boa ideia) em promover carros menos poluentes.
Uma das medidas parece ser terem reduções no preço do estacionamento
Acredito que se se quer mexer na qualidade em relação ao ambiente, terá de ser através de uma política de incentivos sobretudo deste tipo. Porque uma pessoa pode ter conhecimento de que um determinado combustível é mais poluente do que outro, mas se for o mais barato e não estragar o carro, é esse que vai usar. Veja-se o caso do gasóleo. Quem escolhe um caso a gasóleo é por gastar menos.
Sempre estranhei que os carros GPL sejam um pouco tratados como párias. São muitas vezes impedidos de estacionar em certos locais ou enviados para estacionamentos especiais.
Olhados com desconfiança, quando aquilo que leio é que afinal
«é o combustível (mais limpo/menos sujo), mais económico e rentável, e amigo do ambiente, é uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica»
Será que vão ter direito a senha verde?

8 comentários:

Anónimo disse...

Nunca soube bem oque era isso do GPL.
Vou seguir o teu link para ver se me esclareço.
Sempre achei que era qualquer coisa de perigoso, porque esses carros não podem entrar em muitos sítios.

Anónimo disse...

É uma ideia engraçada, mas não estou muito a ver como é que a passam à prática. Como é que eles pagam menos? Há máquinas diferentes de parquímetros???

Anónimo disse...

Claro que os GPL são vantajosos mas os carros têm de estar preparados, e essa 'preparação' é que é cara.
E depois não é tão prático - bombas de gasoliba ou gasóleo há oor todo o lado, mas o abastecimento dos GPL não se faz dessa forma.

Anónimo disse...

Muito bem, etc e tal, mas a gente com esta notícia fica na mesma sem saber a que se refere quando fala nos veículos menos poluentes. Bicicleta?
É que carros movidos a electricidade ainda são pouquíssimos que eu saiba...

Anónimo disse...

Devem ser cavalos, Joaninha!

josé palmeiro disse...

Bastante acertivo este escrito.
O problema está assim: Enquanto houver combustíveis fósseis, (aqueles mais poluentes)não haverá modificações no panorama dos carros e dos combustíveis, como o "sem-nik" aflora. Já hoje esté descoberto formulas limpas e muitíssimo mais económicas, para fazer mover as máquinas. Basta ver o que por cá aconteceu numa Junta de Freguesia de Sesimbra, que lançou um programa de recolha de óleos alimentares já utilizados e que com modificações simplicissimas, os utilizava para bem do ambiente e das finanças, da Junta. Logo apareceu o fisco a taxá-la com impostos que inviabilizaram o projecto, pois ficava ainda mais caro que utilizando, combustíveis sólidos.
Que ninguém pense que as grandes companhisa petrolíferas, não têm já a solução na carteira, só que enquanto houver o ouro negro e uma sociedade, toda virada para o consumir, não há AMBIENTE, que nos valha!

Anónimo disse...

Os carros a GPL são proibidos de entrar, não porque sejam perigosos, pelo contrário, são mais seguros inclusiva/, mas porque sai mais barato por uma placa a proibir q sao meia duzia de euros, do que fazer obras em todo o piso do estacionamento a abrir "respiradouros" para uma eventual fuga... que nunca haverá, tal como nunca haverá uma fuga de gasolina de um depósito de um carro a gasolina.

cereja disse...

Obrigada pelo esclarecimento, amigo 'anónimo'.
Também me queria palpitar que seria uma politica desse tipo. Sempre ouvi que poluíam menos portanto que perigo é que podia haver...? Deve ser essa coisa dos respiradouros.
Mas, com franqueza, é uma vergonha!