sábado, julho 12, 2008

Vivam as janelas!


Sempre gostei de janelas.
Explico-me melhor: toda a gente gosta de janelas, é claro, mas há quem aprecie mais um ambiente de penumbra, de algumas sombras, que não se importe se as janelas de uma sala forem pequeninas.

Eu não.

Claro que não gostaria de viver num aquário, para mim uma janela é uma janela = uma abertura numa parede – mas gosto muito de luz, de arejamento, de janelas grandes.
Quase que diria que quanto maiores melhor...

Agora sinto reforçada essa preferência:
Inventaram janelas que conseguem captar a energia do Sol e transformá-la em electricidade
E esta?!

Em vez dos conhecidos painéis solares do telhado, agora está a estudar-se ser através das janelas que se «recolhe» a energia.

Bela notícia!


9 comentários:

Anónimo disse...

Olha aqui a minha casa ficava temperadissima...Também me fazem muita impressão os espaços escuros ou com pouca luz para viver.A coisa de que mais gosto(acabei de a fazer)é ir de manhã à minha luminosissima cozinha olhar pela janela para o verde fronteiro,preparar o pequeno-almoço,tabuleiro e sala, ali entre aquelas 3 esplendidas janelas e o quadro azul ,disfrutar o sumo o café ,enfim ,e a luz a fazer aquele recorte enorme na parede do fundo...enquanto os filhos da mãe não resolvem a malfadada coisa do terraço.AB

Anónimo disse...

Eu entendo-te muito bem, e à AB, mas já tenho vivido (enfim, 'partilhado espaços') com exemplos do gosto oposto, esse das penumbras.
É motivo para essa vida partilhada não durar lá muito!
Pode ser muito cosy ou o raio, mas quem me tira a luz tira-me muito.

Essa das janelas também servirem para captar energia é excelente.
Nem tudo é mau, caraças!

cereja disse...

Pois é, King, a mesma casa com quem tenha gostos opostos nesse campo, é complicado Lembro-me da casa dos meus sogros, que podia ser excelente e parecia um bunker! Cortinados tão pesados e sempre fechados que aquilo fazia logo claustrofobia!!!!

Esta foto, imagine-se que é minha (tirada por mim!!!) e encontrei-a na net, quando procurei 'janelas'!!! Achei tão engraçado, copiar-me a mim mesma...

Anónimo disse...

Olha que esta janela (também tenho uma ideia remota de que já aqui a tinha visto; deixa-me cá ver Joaninha, deixa-me cá ver Joaninha.... seria quando estiveste na Dinamarca?) é linda.
A janela e sobretudo o 'environment'...
:D

josé palmeiro disse...

Que há pessoas que não gostam de luz, é uma realidade. No entanto, outros haverá que a não podem, por motivos diversos, frui-la.
Não estou a ver um "monte" alentejano, cheio de janelas, abertas de par em par. Por isso os postigos na porta e as janelas, de cuidada dimensão.
Gosto da luz, ela é a vida, mas nesta como noutras coisas, o bom senso, deve imperar e assim se deve viver.
Quanto ao invento que realças, acho-o da maior oportunidade e de eficácia estética.

Anónimo disse...

Isto de vir depois do Zé Palmeiro, tem as suas vantagens, porque ele avança com algumas coisas que eu iria dizer.
É que a janela que aqui está (linda, sem dúvida!) é, muito obviamente, de uma zona como a que aqui se referiu. Num clima muito quente, não faria o menor sentido, aí os tais postigos têm mesmo de ser.
Quando falas em «aquário» vieste ao encontro de uma ideia minha - é que o excesso de vidro também não é simpático. Tiveste graça em acentuares que uma janela é uma abertura numa parede; se a parede se transforma em janela, alguma coisa não estará muito bem...

Anónimo disse...

Esperem!!!
Do que acabei de escrever podia parecer que eu era uma das amantes dos ambientes sombrios e cavernosos :D
Ná, ná! também não aprecio muito, mas cada coisa no seu sítio.

Anónimo disse...

O Zé, como bom alentejano, realça a realidade dos postigos e as janelinhas dos "montes"(de resto é de lei,se quiserem reconstruir um "montinho" aí num cabeço têm que o fazer segundo as regras e elas incluem medidas para portas e janelas )mas também é verdade que a penumbra das casas alentejanas é bem diferente do sombrio de uma casa aqui num bairro qualquer ...AB

Anónimo disse...

Agora ainda como piada para o cosy do King proponho para a troca o Boxy de alguns apartamentos...Que sufoco...AB