terça-feira, junho 17, 2008

tetelé

Não é a primeira vez que o aviso aparece: Cuidado com o uso do telemóvel!
Quando li que inclusivamente se aconselhava os pais a não deixarem que filhos com menos de 12 anos os usassem porque ainda se estava a estudar se seriam ou não inofensivos, utilizando o argumento sério de que há 50 anos também se pensava que o amianto ou o tabaco eram 'inofensivos', imaginei que tal decisão seria terrível para os nossos jovens teledependentes.
Uma revolução.
Muito pior que as leis anti-tabaco.
Mas lendo tudo até ao fim, podemos concluir que afinal até será para os jovens que o perigo é menor porque são aqueles que menos falam ao telemóvel.
Se um adulto fala bastante pode falar bastante ao telemóvel, os jovens escrevem ao telemóvel. Imagino que muitos deles tenham ali o músculo do polegar mais desenvolvido do que os outros, dado o uso que se lhe dá, mas falar não creio que o façam assim tanto.
E é sobre isso que vem o aviso. Não há estudos suficientes para se concluir se ter aquele aparelho encostado ao ouvido é ou não inócuo. Portanto, conselho de amigo, use-se o «mãos livres» ou… envie-se mensagens à moda dos miúdos.
Porque, sejamos sinceros, se vemos os jovens sistematicamente de telemóvel na mão (calculo que não venha longe o tempo em que se comece a usá-lo no pulso como o relógio) quando assistimos a conversas prolongadíssimas é quase sempre com pessoas já bem maduras.
E muitas vezes sem grande pudor de nos deixarem assistir à sua vida íntima.
Claro que é lá com elas, mas…
Olham que «mãos-livres» não é assim!

E já agora, querem fazer pipocas?

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas diz lá que aquilo não deixa as mãos livres?
Muito mais prático do que entalar o telefone no ombro!

Lá se faz mal à cabeça não sei (nem eles, pelos vistos) mas que é uma praga, ai Jesus!... tudo o que é demais enjoa.

Anónimo disse...

Só faltava os telemóveis terem como música de chamada aquela das pipocas...
Como é que era?...«Martelinhos»?

Alex disse...

Como é que uma criança com menos de 12 anos vai viver sem um telemóvel? Com que idade poderá começar a praticar para o atirar à cabeça da professora?
Oh céus, tirando um ou outro caso, absolutamente pontual, em que uma criança tenha um TM daqueles bloqueados a 2 ou 3 números de contacto, por que é que os miúdos andam com telemoveis? Porque o amigo tem? Mas os pais não são supostos ser "crescidos"? Haja Deus...

Anónimo disse...

Vivam as picocas!!!!
:)))
Olé!

cereja disse...

Impedir um miúdo de usar um telemóvel, tal como as coisas andam agora, é complicado. O meu filho, a primeira coisa que teve foi um bipper (jé nem sei se é assim que se diz e escreve!)
Mas a verdade é que os próprios pais querem poder entrar em contacto com os seus rebentos... Estou a pensar em adolescentes, que andam sozinhos, é claro.
Mas este aviso é para se ter cuidado, se possível afastar o aparelho do ouvido. Contudo, como eu disse, creio que a malta miuda usa muito mais para mensagens do que para falar com ele no ouvido!

Anónimo disse...

Aquele mãos livres pelo menos é baratíssimo, basta um elástico!!!
Alex, os pais é suposto serem crescidos, mas... Aliás, disse aqui a Emiele que muitas vezes os pais dão os telemóveis aos filhos para poderem contactar com eles! (espero que criancinhas de menos de 12 anos tenham os passos controlados...)