segunda-feira, junho 23, 2008

Os maus pagadores

Vem agora à luz uma coisa que já se sabia há muito tempo:
As Clínicas privadas discriminam beneficiários da ADSE
Aliás quando se marca consulta, perguntam de imediato qual o sistema que se tem, o que é estranho, porque isso só seria importante no momento da regulação da conta. Para marcar a consulta não se vê a necessidade de saber se é particular ou tem sub-sistema de saúde… É um doente, ponto parágrafo.

Depois existe a ideia, bem divulgada, que a ADSE é um bónus, como quem diz ‘para além do salário tem direito ainda a esse seguro’, quando não é nada disso. A contribuição para a ADSE é obrigatória e descontada logo do salário, é um seguro compulsivo.
Claro que quem quiser pode depois fazer um outro seguro, privado, e ficar com dois, mas se juntasse aquilo que paga para a ADSE com o valor do segundo seguro este poderia ser bem melhor.
E depois vêm estas situações.
Como o Estado é mau pagador e os fornecedores de serviços demoram bastante a receber o que lhes é devido, quem se prejudica é
o mexilhão é o tal ‘beneficiário’ que não vê benefício nenhum.

Assim vai o nosso país.




10 comentários:

Anónimo disse...

Mas a contribuição para a ADSE não é como o desconto para a da Segurança Social que é logo descontada no salário? AB

cereja disse...

Exactamente.
É descontado à cabeça, o salário que se recebe tem menos essa percentagem, e não há opção de se preferir outro tipo de 'seguro'.

Anónimo disse...

Podes crer.
Cá em casa, a mãe tem adse e o filho um seguro de saúde. (não falo de mim que tenho um da empresa) e já comparamos, o desconto dela é praticamente igual ao que ele paga. Mas se adoecessem e fossem os dois ao Hospital da Luz, ele era logo atendido e ela esperava um mês.

Anónimo disse...

Pois é, fica-se logo sem o desconto no dia de pagamento. Nunca percebi muito bem como se fantasia tanto sobre a adse, há uma espécie de ciúmes, aliás não merecidos.
A discriminação era fatal, quem vai pela adse não pode mudar. "Invejas"(?!).

Anónimo disse...

Também vinha com um exemplo do tal Hospital da Luz.
Um sobrinho meu, foi juntamente com uma prima, marcarem os dois uma consulta de otorino. Chegou ao pé de nós a dizer à mãe que ia ser atendido para a semana. Achámos razoável, até a mãe perguntar «e a Clara?». Bem, ele tinha o tal seguro do BES, e a Clara que ainda estava a estudar tinha a adse dos pais. Ele fez uma careta: «marcaram para fins de Setembro».

Farpas disse...

A minha empresa fornece uma empresa que, por sua vez, fornece o estado, nós vê-mo-nos à rasca para conseguir cobrar as dívidas dessa empresa porque o estado não lhes paga a eles... depois é uma bola de neve enorme, claro que entre nós damos preferência a outros clientes que nos pagam caso contrário não poderiamos existir... no fundo é o mesmo que se passa com a ADSE, os FP não têm escolha e os serviços não estão dispostos a gastarem dinheiro que só irão reaver passado muito tempo... é que depois também têm salários para pagar, fornecedores para pagar e se o estado não lhes paga vão ter de ir arranjar dinheiro em qualquer lado, metem-se com a banca, deixam de pagar à segurança social, etc. Resultado final as empresas acabam por ficar com dívidas ao estado porque o estado não paga. Pode assim uma empresa fechar por dívidas ao estado quando é o próprio estado a causar essas dívidas!

(felizmente não é o caso de onde trabalho, mas conheço estes casos!)

josé palmeiro disse...

Palavras para quê?
O jogo está lançado! A ADSE, é para acabar! Enquanto acaba e não acaba, o estado vai entesourando, à cabeça, com o desconto antes do pagamento e o "beneficiário"(?), vai sofrendo as agruras de um sistema, em que o predomínio do privado, se ajusta, na perfeição, discriminando a seu belo prazer, sem que o "estado", se arrogue do seu papel, de regulador. Eles, lá sabem porquê.

Anónimo disse...

O absurdo nisto tudo, é que as Companhias de Seguros que nem sempre são flor que se cheire, ao menos nós sabemos que são empresas, existem para ganhar dinheiro. Refilamos (e com razão) mas sabemos à partida como é o jogo. Mas aqui, seria suposto ser para o bem público!
Cá por mim, quanto mais depressa se acabar com a adse, melhor. Desde que se fizesse um acordo com uma seguradora de modo a transitarem para lá com as mesma condições.
Só que, onde é que esse dinheiro, já vai...

Anónimo disse...

Falava-se de «desculpas de mau pagador» mas devemos passar a dizer «desculpas dos serviços públicos». É igual.

cereja disse...

OK, vocês já disseram o principal.
Posso fechar a porta.
Até amanhã!