quinta-feira, maio 22, 2008

Vinho e música


Só faltam as flores para uma opereta!
Bonito, heim?
Um estudo diz que ouvir música enquanto se prova um vinho bebe um vinho vai influenciar aquilo que se saboreia.
Não me parece grande novidade, só que este estudo tem, como é fácil adivinhar, intuitos comerciais e foi naturalmente encomendado para aumentar as vendas.

Cá está:
«Os consumidores comprariam cinco vezes mais os vinhos franceses em comparação aos alemães se houvesse o som de acordeão nos supermercados […] e ao som de uma bandinha alemã, o vinho alemão foi vendido duas vezes mais do que o francês».
Quanto ao ‘vinho alemão’, pff…
Mas já agora, que música se recomendava para os vinhos portugueses?

10 comentários:

josé palmeiro disse...

Não me custa acreditar nesta verdade.
Por experiência própria, confirmo que beber cantando ou ouvindo cantar, sabe muito melhor e as qualidades do nectar em apreço, sobem exponencialmente.
Depois, perguntas qual a música ideal. Depende dos vinhos e aqui estou em plena sintonia com o estudo da Universidade de Edimburgo.
Agora, como não sei estar de outra forma que não com sinceridade, e como o "cante", é para mim, algo de especial, tenho que te dizer que com o grupo que aqui aparece, nem um copo bebia. São daquele género de: "cantas bem, mas na m'alegras!".
Não passa de imitação rasca do "cante alentejano", e nem para beber uma zurrapa qualquer, os queria ouvir.
Louvo a tua lembrança, ao quereres associar "O Cante Alentejano", auma degustação do melhor vinho que por esses campos se produz, mas, a meu ver, um grupo genuíno, teria, esse sim, o maior cabimento.
Desculpa este desatino mas, neste assunto, sou um tanto ou quanto hortodoxo.

josé palmeiro disse...

Volto aqui ao Pópulo para dizer que, sa "sesta", está a prova do que aqui afirmo.

Anónimo disse...

Para mim o hino nacional.Como temos de ficar em sentido, ninguem bebia.

Anónimo disse...

Mesmo de «férias» isto anda!!!
Ou já estava 'em rascunho' como dizes?
Mas tem graça e é fácil de acreditar!

Gostei de ouvir o 'cante'!

Anónimo disse...

...mas eu não sou alentejano, Zé; como muito bem o gato se vier bem temperado :)))

Anónimo disse...

(e a tua hora do café+net, pelos vistos também passou para um pouco mais cedo... Das últimas vezes era depois das 10! )

Fui ao Sesta, e o estilo é mesmo outro, mas como leiga não achei este mau... Bom, o outro, o do Zé Palmeiro é excelente!!! De qualquer modo, a associação "música e vinho", é fácil. ´R só ver o que nós cantamos quando se está de grão na asa. Eu, por exemplo só pratico tal crime nessas condições. :(

Alex disse...

Cante alentejano, sim, por várias razões e até para vender vinho.
No entanto... Há que não esquecer que há anos, diria séculos, que "se vai a águas para o Cartaxo" e, pessoalmente, puxa-me o tinto com o fado corrido (o de Lisboa nem tanto, é mais ao Xanax ou, segundo as útimas modas, ao Prozac ou, em "diet light", ao Cipralex). O tinto sabe-me a uvas e as uvas a toiros e os toiros... se eu tivesse nascido Homem seria insuportável; mesmo assim já é o que se adivinha...
Também se vende vinho com um bem emoldurado "encosta-te a mim" ou um espontâneo" brilhozinho nos olhos". E se já estiver a ideia no ar pois que "venham mais cinco".
Do beber e do cantar... pois, isso mesmo!
Vai ao café ver a net... aproveita e bebe um copo; depois conta-me o que cantaste a caminho de casa... Bons Voos!

cereja disse...

Olá a todos!
(vou deixar a resposta ao Zé Palmeiro para o fim)

FJ - isso é que é! Profissão de fé de abstémio ou quê??? Então um bom vinho a acompanhar uma refeição não é uma coisa boa? [bem sei que olhando à volta e vendo certos casos de alcoolismo, ficamos estarrecidos]
King - Bruxo!!! Realmente, alguns dos textos que vão ficando aqui, estavam de facto «em rascunho» e outros trago-os de casa em pen, porque aqui era tempo de mais para estar a escrever.
Mary - por acaso destas vezes isto tem entrado mais cedo, mas é também porque chego aqui e encontro a net sem ninguém. Outras vezes, mais no verão, tenho de estar à espera da minha vez. Também já fui à Sesta e vou voltar lá para apreciar melhor, apesar de que aqui não é o sítio ideal para ouvir músicas...
Alex - Olá, olá!!! Gostei muito das tuas sugestões musicais, que ligam muito bem com diversos alcoois :)))
Claro que as «águas do Cartaxo» também são excelentes, eu falei no Alentejo porque dentro da minha inexperiência nesse campo, aprecio os vinhos daquela região - sem ofender nenhum dos outros bons!

cereja disse...

Zé Palmeiro:
Também calculava que tu fosses dos que com um copito à frente cantasses que nem um rouxinol! Cá eu, sou 'da colheita' da Mary, só com muitos copos a fazerem-me perder toda a noção da decência é que teria a lata de forçar quem está comigo a ouvir os sons que saiam da minha garganta...
:D
Quanto ao vídeo. Entendo que para ti, entendido na matéria a coisa te desagradasse, mas repara que eu apenas quis ilustrar uma zona do país cujo vinho (na minha ignorância destas coisas) até aprecio. Aquilo que fui encontrando era sempre muito fraquinho, para ser franca estes até foi do melhor. Talvez não tivesse procurado bem...
E o exemplo que deixaste na Sesta é muito melhor sem dúvida. Mas não encontrei nada disso.

Anónimo disse...

Claro que é quase que indiscutível, nem seria preciso nenhum estudo. Mas afinal, isso passa-se com tanta coisa, não é só o vinho.
Há imensa coisa que é 'reforçada' pela música.