sexta-feira, maio 23, 2008

O andar dos tempos A corrida dos tempos








Estava ontem a olhar distraidamente para o monitor do pc, e para o sinal piscando: a net estava a funcionar. Achei normal. Aliás quando isso não se passa, fico logo alarmada e vou investigar que anomalia é essa.

Depois, se as palavras são como as cerejas os pensamentos também, e comecei a 'rebobinar o filme' das minhas relações com a informática.

Há muitos anos entrou cá em casa um computador.
Foi uma prenda de anos, mas era um objecto usado, e muito, muito usado. A pessoa que o ofereceu, como comprou um novo deu-nos o velho. Uma festa, sobretudo para o meu filho, apenas ‘estragada’ com o comentário de um outro amigo que reparou na falta de impressora. Pois, mas eram bem caras ainda e se a fôssemos comprar, uma coisa que era de graça passava a ser pesadota.

Claro, uns meses depois lá veio a impressora. E esse pc velhinho foi fazendo a sua função, com diversos arranjos, remodelações de gente entendida, e a sua vida útil foi prolongada. Mas aquilo não aceitava programas mais modernos, e muito menos a net.
Assim, tempos passados lá se comprou um 'moderno', um portátil para poder ir para vários sítios, e com um modem de ligação à net.
Outra festa! Mas a net, ficava cara - por telefone e não se falava em bandas largas nem coisas dessas. Ligava-se uns 10 minutos para receber e enviar emails e fechava-se logo para a conta não subir muito!
O velhinho, infectado por uma diskette talvez, um dia crashou de vez. Só para o lixo. Havia o portátil e era bem bom, só que estas coisas mudam de mês para mês, e já tinham passado os anos suficientes para que agora se olhasse para ele e o achássemos muito fraquinho. Isto é uma espiral vertiginosa! Contas feitas, investimos num de secretária, mas «bom». (Diga-se que esse, é o que ainda tenho, muito ‘reciclado’ mas a funcionar…) E aqui posso ter pastas para tudo o que é importante, coisas escritas que seriam toneladas de papel, estão ali à mão, à distância de um clic. E um scaner para meter cá dentro o que não pode entrar pelo teclado.
Quanto à net, fomos então para uma banda larga e a coisa melhorou muito.
Hoje em dia ligo o computador sempre que estou em casa, explicaram-me que não faz mal estar ligado, até é pior ligar e desligar muitas vezes, e a net aparece-me automaticamente. Recorro a ela para mil e uma pequenas e grandes coisas. Qualquer dúvida é esclarecida muito mais depressa aqui do que por meios tradicionais. O que vai no cinema, qual a origem duma palavra, que saldo tenho no banco, como era mesmo aquele poema…?
O caminho percorrido desde que a versão arqueológica deste bicho subiu o meu terceiro andar, até hoje, é impressionante!

«Assim vai o Mundo»…

(pensar que tudo começou assim e hoje já os temos assim)


12 comentários:

eMe-a-eMe disse...

por cá também foi ou tem sido assim, mais coisa, menos coisa.
a prova de que não fugimos à evolução tecnológica, de que vamos estando sempre presentes e a par das novas mudanças.
eu nem acredito quando aparece uma daquelas pessoas a dizer que tem horror a computadores, que não percebe nada disso e que tal coisa já não é para o seu tempo! mas ainda aparece gente assim.

Anónimo disse...

Olá, olá!!!!
Desde 4ª que não passava por cá e já vi que foste de férias...
(vou descendo depois por estes posts abaixo; comecei a ler tudo lá debaixo, mas não abri s caixas de comentários e agora faço a volta ao contrário)

Bela descrição! É tal e qual assim. Eles entram devagarinho, com pezinhos de lã, a gente começa por dizer «Pfff... é mais uma modernice» e quando damos conta a coisa tornou-se mesmo importante.
Cá em casa a percurso foi muito, muito parecido!!!
Só que creio que ainda tive mais «apeadeiros» do que tu, nesta viagem. Troquei mais vezes de pc.

Anónimo disse...

Já que tu não andas «em linha» digo eu à M&M que faz muito bem em aparecer no Pópulo. Eu vou de vez em quando ao Realejo, é um blog extremamente simpático e com muito bons pontos de vista.
(vergonha! nunca lá comento...)

Anónimo disse...

Lá mais para baixo disseste que alguns destes posts de quando estás em férias já andam por aqui em rascunho e depois só clicas para os por em linha.
Se não me engano este é mesmo um deles! Repara que dizes: "Estava ontem a olhar distraidamente para o monitor do pc", quando tens dito diversas vezes que onde estás não tens net!!! Diria o Sherlock Holmes que... não foi ontem! :D

Como já disse a Joana é uma descrição onde muitos de nós se reconhecem! Começamos a medo, com um que alguém nos empresta ou dá, tomamos o gosto, lá se investem uns cobres, depois achamos que aquilo não faz o que os dos nossos amigos fazem, etc, etc...A questão portátil ou de secretária é mais complexa. Muitíssima gente tem 'apenas' um portátil e chega bem. Por outro lado, temos um pouco a ideia de que os portáteis acessíveis à nossa bolsa não são grande espingarda, e com a massa de um portátil se compra um bem melhor de secretária.
Mas isto sou eu a pensar que de informática pesco muito pouco, é a tal «óptica do utilizador» que se escreve nos currículos :))

josé palmeiro disse...

Itinerário lógico e exacto, de quem se meteu, por estes caminhos.
Quanto às pessoas que não entram no jogo, há-as e muitas, isto para a m&m, e não serão tão infelizes como poderá parecer, só que têm outras prioridades, e não são só os mais velhos.
Quanto às ilustrações, gostei sobretudo do "hoje", bem vincado num Mac-Pro.

Anónimo disse...

é a gracinha do Pópulo, aparecer em escrito o que nós conversamos de voz! Acontece muito, encontrar aqui, desta forma coloquial, textos que podiam ter saído das nossas bocas em conversas de amigos.
Este é um deles!
Quem não se revê???
Claro que a MeM tem razão, há umas pessoas que «cultivam esse género» cá por mim, é uma pose. Pode não se usar como nós o fazemos, mas seja para quem for é um instrumento muito útil.

Gostei da correcção, não é o «andar dos tempos» é de facto «a corrida»!!! Sempre a acelerar!!!

eMe-a-eMe disse...

joaninha: obrigada pelas visitas ao realejo. mas é realmente imperdoável nunca dizeres um olázinho que seja. mas acontece comigo também. comento alguns, visito outros.

josé palmeiro: é verdade que cada um tem as suas prioridades mas já não se pode fugir da informática, da net. são as pesquisas para a escola dos miudos, são os impostos on-line, são as pesquisas para o trabalho, o próprio trabalho que tem que ser feito online, enfim... tem que se estar aberto a este novo mundo e não reagir com um ai que horror como se se pudesse evitar esta mudança.

mary: acho que tens razão; deve ser uma daquelas poses ó pra mim tão desligada que sou destas coisas, ó pra mim com a vida tão preenchida, tenho lá tempo...

Anónimo disse...

Gulp!
Tens toda a razão M&M!
É a pressa, sabes?... :D
A ver se me corrijo!

josé palmeiro disse...

m&m: Como eu sei isso, mas reflito, pensando nos, não tão poucos como se pode pensar, que ainda lá não chegaram. Sabes, eu lido, muito, com gente, rural, que nem escrever sabe, quanto mais mexer num computador. Gostaria que visses o mar de pessoas que se dirigem às repartições de finanças para entregar o IRS em papel, aqui em S. Miguel, em Ponta Delgada, foi um exemplo do que te digo.

saltapocinhas disse...

em minha casa os computadores foram amis que muitos e algumas reliquias ainda por aí andam, para mal dos meus pecados!! (mas o meu filho não me perdoaria que os despachasse!!)

quanto à internet faz uma falta danada, eu que o diga que estive ontem sem ela e hoje ainda veio intermitente!

mais falta que a net, só a electicidade!!

cereja disse...

Bem como a Joaninha fez «as honras da casa» ao dizer Olá! à M&M não digo mais nada. (porque eu sou das que a visitam e falam!)

De resto, é claro que este post era mais ou menos íntimo, a contar a minha experiência. Calculo que quando a M&M referiu a «se estar aberto a este novo mundo e não reagir com um ai que horror como se se pudesse evitar esta mudança» estava a pensar em pessoas como nós, que "podem" estar abertos mas receiam ou têm a tal atitude um pouco blasée de não se interessarem por isso. Não estava a pensar em rurais meio analfabetos, como se calcula.

E, mais uma vez, este post era para partilhar convosco a minha experiência, e vejo que não estou sozinha. Achei graça à saltapocinhas, que ainda é pior do que eu - os pc dela «foram mais que muitos» e tem-nos todos lá que o filho não os deita fóra!!!!

cereja disse...

Ainda me faltou responder ao King. Adivinhaste! Alguns dos posts que vão ficando por aqui nos meus dias de férias estavam já arrumados como rascunhos... Aliás o de hoje, foi escrito em cada (onde tenho o portátil mas não tenho a net) e apenas acrescentei aqui os links, o que foi rápido porque sabia o que vinha buscar!
Um abraço, seu espertinho!