quarta-feira, maio 21, 2008

Na África do Sul

Como é possível?

A vaga de violência contra imigrantes africanos - sobretudo do Zimbabwe e Moçambique, mas também Somália ou Tanzânia - já levou mais de 13 mil pessoas a deixarem os bairros pobres em torno da capital económica da África do Sul.
Fico sem palavras, estarrecida, custando a acreditar que «
grupos de jovens armados com machados e facas lancem uma verdadeira caça ao imigrante em alguns bairros de lata».
São jovens, já cresceram depois do apartheid, de onde vem tanto ódio, tanta violência mal orientada?

Sim, como é possível?!


6 comentários:

Anónimo disse...

Não sei, não sei, não sei, não sei, não sei, não sei.....
O que se passa?
«Em casa onde não há pão»?...

Anónimo disse...

Mas é xenofobia?
Bem, é xenofobia sim, mas como cá também encontramos contra brasileiros, africanos, trabalhadores do leste. A acusação de estarem a roubar trabalho, aparece quando ele começa a faltar. O que lá aparece também é uma violência incrível e uma completa falta de controlo. Nós limitamo-nos a mandar bocas e a contar piadas, mas a xenofobia é semelhante.

josé palmeiro disse...

Quantos, por cá, não teriam vontade de fazer o mesmo, o contexto é que difere, mas nos nossos bairros problemáticos, onde as pessoas vivem como aqui se observa, o panorama também não é muito diferente, pesadas as diferenças.
Mas que é incompreensível, isso é, principalmente quando o ódio é dirigido aos que estão no mesmo patamar, só que desenraizados.

cereja disse...

Andamos sempre a encontrar sinais desses por cá!

Anónimo disse...

Mary tem toda a razão,mas o Jpalmeiro aflora outra coia, isto é a versão sul africana do pnd.

josé palmeiro disse...

Fj, desculpa a minha ignorância, mas tenho que te perguntar, o que queres dizer como teu comentário. É que eu não consigo descodificar o que lá dizes, quando dizes que:"isto é a versão sul africana do pnd". Qual o significado desta frase?