Reparações velozes
Eu vi a informação no Destak de ontem, mas se é verdade deve vir também noutros jornais:
«A reparação dos objectos danificados terá de ser feita num mês, com o período de garantia de dois anos a reiniciar-se após a entrega do produto. Nas compras à distância empresas pagam o dobro se não cumprirem os prazos»
Vai cair o Carmo e a Trindade…
Quem é que não tem queixas por ter comprado um telemóvel que ‘encrava’ e não funciona ficando depois tempos infinitos a concertar, uma máquina que vai 20 vezes ao representante e volta quase na mesma, um aparelho que para ficar bom precisa de uma peça nova que tem de vir da origem, o que implica esperar meses a fio?
Muitas vezes o consumidor quase se sente culpado de se ir queixar como se tivesse estragado propositadamente o aparelho, por maldade, só para incomodar o vendedor…
E se o objecto não foi muito caro, telemóvel dos mais baratinhos por exemplo, às tantas desiste-se de esperar pelo arranjo.
Ora bem.
Se isto for mesmo a sério, parece-me que os vendedores e representantes vão ter de passar a esforçar-se mais!
Eheheheh!!!
«A reparação dos objectos danificados terá de ser feita num mês, com o período de garantia de dois anos a reiniciar-se após a entrega do produto. Nas compras à distância empresas pagam o dobro se não cumprirem os prazos»
Vai cair o Carmo e a Trindade…
Quem é que não tem queixas por ter comprado um telemóvel que ‘encrava’ e não funciona ficando depois tempos infinitos a concertar, uma máquina que vai 20 vezes ao representante e volta quase na mesma, um aparelho que para ficar bom precisa de uma peça nova que tem de vir da origem, o que implica esperar meses a fio?
Muitas vezes o consumidor quase se sente culpado de se ir queixar como se tivesse estragado propositadamente o aparelho, por maldade, só para incomodar o vendedor…
E se o objecto não foi muito caro, telemóvel dos mais baratinhos por exemplo, às tantas desiste-se de esperar pelo arranjo.
Ora bem.
Se isto for mesmo a sério, parece-me que os vendedores e representantes vão ter de passar a esforçar-se mais!
Eheheheh!!!
12 comentários:
Este é o tipo de post que está mesmo a pedir testemunhos, não é? E depois do das «reclamações» de ontem...
O teu exemplo do telemóvel, é uma carapuça que quase todos enfiamos.
Cá em casa, (não eu, que o meu é coisa simples e dura séculos!) mas a familória é rara a vez que não compra um e 8 dias depois ele volta à loja porque qualquer coisa não funciona. Passam-se dias, semanas, mais semanas, volta a usar-se um antigo que ainda serve, ele volta dois meses depois, daí a uns tempos pifou de novo, uma saga!
Já tem acontecido que quando vem concertado, já existe um modelo melhor por um preço mais barato!
E uma máquina fotográfica, demorou a arranjar quase o tempo de umas férias para outras...
Etc, etc, etc...
(e quando inventam mil e uma coisas para dizer que a garantia não cobre aquela avaria?...)
Tu, tens o condão de nos fazer rir, quando abrimos a porta. Foi o que me aconteceu, quando vi a máquina, num trabalhar desalmado e o dono/a às voltas, sem saber o que fazer.
Quanto ao escrito, é como dizes.
É como, quando se compra a pronto e depois a coisa avaria, aí sim, são as garantias que não cobrem aquele item, são as peças que não têm em armazém, são os técnicos que de técnica nada sabem, na maioria dos casos, pois também os há, competentes, e por aí fora.
Reparem agora aqui nos Açores. Longe de tudo, com custos de transporte incomensuráveis, os modelos sempre a mudar por estratégia comercial, etc., são custos incríveis. Mas, comprando a prestações, eu, não tenho rebuço nenhum em não pagar mais prestações, enquanto o objecto comprado, não estiver em condições. Também nos cabe exigir, condições muito bem assentes, no acto da compra, se possível por escrito, para que não haja, fuga às responsabilidades.
Nunca tinha pensado na compra a prestações nessa óptica! Mas está bem visto. Se não funciona, então não se paga!
Eu tive também uma saga, com a ***** de uma impressora (no tempo em que eram bem mais caras do que hoje!) que levou mais de um ano a ficar arranjada. E nós a passar tudo para disquetes e ir imprimir em casa de amigos! GRRRRRR
E um desgraçado de um aspirador, muito bo, muito bom, muito bom, (e caríssimo!) que nunca tinha peças porque tinham de vir da Alemanha ou lá onde era e esteva mais tempo parado do que a funcionar. e era «muito bom» Outro GRRRR!
E fico por aqui, porque não te quero entupir a Caixa.
O boneco está formidável!!!!
(bem o post também não é mau :D)
MMMMMMM...parece-me que nem carmo nem trindade vão cair estas coisas ficam no DR ( á cautela é melhor pasar largo nesses sítios, não vá dar-se o caso, raríssimo,de o decreto vá cumprir-se, embora, pelas causas fosse uma morte mediática).
Joaninha deixas-nos intrigados com a caracterização, comportamental, creio, da impressora. Podias esclarecer-nos um pouco?
Claro que o boneco é giro e sugestivo, mas a informação também é importante.
Há casas que são cumpridoras e que até substituem o aparelho por um novo sem mais encargos e pronto! temos de reconhecer que há muitas assim. Mas é certo que conhecemos também muitas que engonham, engonham, até parece que é para a gente desistir do produto...
O que tenho ouvido falar mais é de telemóveis. Comigo nunca aconteceu, mas é verdade que muitas vezes aquilo se estraga em pouco tempo e é sempre alguma coisa que o utilizador fez - ou apanhou sol, ou apanhou água, ou caiu, ou tem pó, ou há humidade, ou...
Por essas e por outras é que os meus são sempre cá da gama mais baixa, para não ter pena se tiverem problemas - não perco muito.
Mas levar um aparelho ao representante, é sempre uma avaria do caraças! Ficam sempre em sítios estranhíssimos, onde não dá qualquer jeito lá ir, e levam um tempo incrível a devolver a coisa concertada...
E nem é assim lá muito veloz!
Um mês!
a máquina de lavar louça da minha escola esteva avariada 2 meses e veio hoje... mas novamente avariada!!
Estás a ver Saltapocinhas, como o que dizia a lei era «um prazo razoável» devem ter achado que dois meses era isso! A partir desta lei, tem de ser dentro de um mês. Só não sei, é como será a variante que referes - vir na mesma!?!?
Tenho de voltar a ler melhor aquilo.
A mim parece-me mas é que, intrujas como são os portugas, a partir de agora o pessoal vai ter tudo substituído à borla até ao fim da vida.
Bem, Didas, essa é outra forma, um tanto mais cínica de ver a questão...
Mas podes ter razão, é verdade.
Claro que outra forma também um tanto cínica de ver a dita questão, é a perspectiva do FJ, de que «estas coisas ficam no DR» e portanto não há perigo de que se cumpram...
Olhem que vocês os dois, fazem cá um par!
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