segunda-feira, março 17, 2008

A China e o Tibet

Desta vez a China entrou em luta aberta contra os Tibetanos e a sua ordem religiosa.
Já tenho afirmado que não suporto fundamentalismos e os religiosos são do pior.
Mas, tanto quanto se sabe se há coisa que os tibetanos não são é fundamentalistas.
O Dalai Lama passeia-se pelo mundo mas nunca dei porque pretendesse converter ninguém por ameaça ou à força. Pelo contrário, a imagem que passa é de uma figura calma, sorridente, tolerante.
Mas os templos daquele região foram cercados pelas forças chinesas, os tumultos prosseguem, e veja-se como a China trata o Tibet
Qualquer coisa vai muito mal.
Afinal o tempo dos 'imperialismos geográficos' já lá vai (agora prefere-se os económicos) e a China é suficientemente grande para não precisar daquele bocadinho.

Ou não?

10 comentários:

josé palmeiro disse...

Será que os Jogos Olímpicos se vão, mesmo, realizar?
-Quem, os EUA, irá apoiar?
-A China ou o Tibet?
-Haverá coragem de incentivar a formação de um novo Kosovo?

Anónimo disse...

Se não aproveitamos agora a bater na China, depois passa de moda.
(é horrível, mas é assim mesmo; os media, têm modas, e se não se apanha a vaga, depois não se liga nenhuma, mesmo que os factos sejam dos mais revoltantes!)

Anónimo disse...

Infelizmente na China há sempre por onde bater,AB

cereja disse...

Duvido, Zé. O Kosovo foi o Kosovo. Claro que foi um precedente complicado, mas vão sempre descalçar a bota...
Tens razão, infelizmente, AB. Temos sempre bastante por onde bater, naquela terra. E é uma pena, porque também tem coisas maravilhosas! É uma cultura assombrosa, e um país que é um mundo.

Anónimo disse...

Mas qual Kosovo, Zé Palmeiro?!...
Aquilo foi mesmo a excepção para se aplicar a regra - o exacto contrário.
Em todo o lado onde haja nacionalismos!

Anónimo disse...

As túnicas não eram cor de açafrão?
Aqui parecem laranja.
Acho que há para ali mãozinha do Luís Filipe Meneses.

josé palmeiro disse...

King, as perguntas que fiz, já tinham resposta antecipada. Foi só para provocar.

Anónimo disse...

:D
Este blog está especializado em homófonos!
Existe uma Méri e uma Mary, a agora estou cá eu (King, salvo seja, que não sou rei de nada, é uma piada de uma alcunha que me davam) e um (ou uma Kim. Será Joaquim?
Mas isto é para responder ao Palmeiro que quem lhe respondeu ao comentário foi «o outro», o Kim.
:D

Anónimo disse...

OK, OK, venho explicar.
Escolhi o nick de Kim em homenagem ao Kipling.
É uma coisa que me vem de criança, e como já comentei noutros blogs com este nome mantive-o aqui. O King só o tenho encontrado aqui (o que não faz mal nenhum :D) e de qualquer modo, são nicks diferentes apesar de parecidos.

Fui eu que respondi ao Palmeiro, mas já entendo que ele estava a brincar.

josé palmeiro disse...

Afinal o King, não era o King, desculpa, era o Kim. Pronto enganei-me, coisas do levantar cedo, mas estava a estranhar o king ter levado a sério aquilo que eu tinha dito. Enfim, tudo entendido, coisas do K...