Pastelice...
Toda a gente sabe isso
Imaginem se é alguma novidade!? A transportadora aérea portuguesa TAP é a que mais atrasos regista e a que perde mais bagagem
Mas havia dúvidas?...
Desde que ando de avião – e conta-se muitos anos, que comecei muito nova – que a TAP tinha fama de ser uma companhia segura, sim senhora!, havia pouquíssimos ou nenhuns acidentes, mas completamente ‘desarrumada. Os horários eram apenas «uma indicação». Digamos que se fazia pontaria para que de facto partíssemos a determinada hora, mas isso era se tudo corresse bem… Raramente corria.
E quanto às bagagens, se TODAS as companhias sofrem desse mal, aqui a nossa Tapzinha bate recordes.
Eu sei que em Portugal temos a fama e o proveito de não ligar muito a horas e a prazos. Como se isso fosse uma esquisitice, uma mania. Mas no que trata a esta questão de aviões a coisa pode ler ligeiramente chata.
Como testemunho pessoal, perdi uma vez a ligação com outro avião que me ia levar ao outro lado do mundo (tendo de ficar 24 horas à espera em Paris, quero eu dizer junto ao aeroporto que nem me atrevia a afastar, e nervosíssima com o facto de chegar um dia atrasada a uma coisa importante) exactamente por me ter atrevido a usar um voo TAP.
Ficou-me de emenda.
Mas é coisa que não entendo. Se «os outros» conseguem, será assim tão difícil isso de respeitar os horários?....
Mas havia dúvidas?...
Desde que ando de avião – e conta-se muitos anos, que comecei muito nova – que a TAP tinha fama de ser uma companhia segura, sim senhora!, havia pouquíssimos ou nenhuns acidentes, mas completamente ‘desarrumada. Os horários eram apenas «uma indicação». Digamos que se fazia pontaria para que de facto partíssemos a determinada hora, mas isso era se tudo corresse bem… Raramente corria.
E quanto às bagagens, se TODAS as companhias sofrem desse mal, aqui a nossa Tapzinha bate recordes.
Eu sei que em Portugal temos a fama e o proveito de não ligar muito a horas e a prazos. Como se isso fosse uma esquisitice, uma mania. Mas no que trata a esta questão de aviões a coisa pode ler ligeiramente chata.
Como testemunho pessoal, perdi uma vez a ligação com outro avião que me ia levar ao outro lado do mundo (tendo de ficar 24 horas à espera em Paris, quero eu dizer junto ao aeroporto que nem me atrevia a afastar, e nervosíssima com o facto de chegar um dia atrasada a uma coisa importante) exactamente por me ter atrevido a usar um voo TAP.
Ficou-me de emenda.
Mas é coisa que não entendo. Se «os outros» conseguem, será assim tão difícil isso de respeitar os horários?....
21 comentários:
Meus Deus, há tanto que dizer!!!!
Se cada um contasse uma história, hoje batias o record de comentários.
"os outros" conseguem? Olha que eu viajo muito frequentemente, e nem me lembro da última vez que algum avião chegou no horário...
Contrariamente à Joaninha, penso que já nem há nada para dizer, tão evidente são as coisas em causa. Da minha parte, direi que nas minhas viagens aereas, quer eu queira ou não, ou viajo na SATA ou na TAP, o que vai dar no mesmo e não me lembro de um voo, sequer, normal.
Realmente tens de emendar «alguns dos outros conseguem» é melhor...
Há companhias que são certinhas, mas outras abusam!
De qualquer modo a TAP 'abusa' demais!!!!!
Pequenos atrasos, como disse a snowgaze, todas têm. E agora com a paranóia do terrorismo e as revistas que nos passam super-minuciosas, os atrasos notam-se bem. Mas por algum motivo a TAP foi eleita a pior!
A mim, aconteceu-me exactamente o mesmo que à Emiéle: perdi um voo de ligação que me fez uma transtorno do caraças! E porque o «outro» partiu a horas está visto! Se TODOS se atrasassem o problema não existia.
Há coisas que não consigo entender.
O 'aluguer' da pista é caríssimo, não é? Cada minuto a mais em terra deve sair muito caro. Então como é que isso não é previsto? Para além de falta de respeito pelo passageiro, é uma má visão económica.
É injusto dizer que a Tap é responsável pelo desparecimento da bagagem. Essa culpa vai direitinha para a Groundforce, empresa responsável pelo handling.
Quanto aos atrasos também acho que toca a todos.
Raphael, por isso é que as lowcost estão tão pouco tempo em terra, e essas raramente se atrasam...e se o atraso for da responsabilidade da empresa de handling, esta paga o tempo extra!
PS: por isso achei imensa piada à greve da groundforce. Têm a taxa mais elevada de malas perdidas por passageiro, mas mesmo assim protestam.
Olha ilha_man não sabia quem descarregava as bagagens mas seja quem for podem limpar as mãos à parede. Quanto a isso, nem sei se a TAP (ou a tal empresa) perde muito. Para ser franca a vez onde tive mais chatices com bagagens desaparecidas foi em Londres!!! É que nunca mais vi uma das malas e a outra quando apareceu (imenso tempo depois, deve ter ido dar a volta ao mundo) estava completa e totalmente estragada! E tenho razões de queixa de quase todas as que conheço: Air France, Lufthansa,British Airways, Alitalia, Swiss Air (a melhorzinha), KLM... Não conheço a Ibéria, e não me lembro agora do nome de algumas companhias lá da Ásia que eram de susto...
Mas tenho viajado muitíssimo, e quanto a bagagens se posso levo tudo num saquinho de mão e pronto!!!
Quanto aos atrasos a gente acha sempre que aquele que nos está a prejudicar é o pior, não é? Mas se o tal estudo diz que a TAP está malzinho, lá saberá porquê.
Mary - uma pergunta cínica: este estudo foi pago por quem?...
Só para a gente saber.
Os "outros"não conseguem assim como a TAP às vezes consegue.Já estive em aeroportos dias inteiros p+orque ao perder o chamado corredor de voo a companhia teve de esperar pelo seguinte.E não foi a TAP.Quanto ao handling funciona mal em quasi todo o lado.Pessoalmente nunca perdi bagagem mas tb. conheço gente que perde dias inteiros para tentar recuperá-la.E não só no aeroporto de Lisboa.Roma ou Rio de Janeiro é um ver se te avias.E já agora Milão tb. nesse aspecto não é nada mau.Bagagem de mão e está a andar embora agora seja mais chato com o que se pode e não pode levar.AB
Mas há aí um truque.Tentem uma etiqueta VIP.AB
Já houve uma resposta quanto ao problema das bagagens. Não se pode imputar directamente responsabilidades à TAP embora, na minha opinião, já deveriam ter tido a brilhante ideia de ou mudar os responsáveis da GroundForce ou arranjar uma outra prestadora de serviços.
Como nasci na TAP, a minha visão será algo enviesada lol. Já viajei muito e em muitas companhias. E o panorama não é tão mau como, por vezes, se quer fazer crer. Contudo, há que dar a mão à palmatória. Alguns exemplos:
Londres - fui lá no outro dia e o nosso vôo atrasou à saída de Londres. Vi (chegar e) sair o Porto, o Funchal e o Faro mas o nosso tardou em (chegar e) sair! Azares...
Nova Iorque - Passageiros todos dentro do avião, tudo a tempo e horas mas... pois é, apenas havia a funcionar no chão 2 tractores que empurram os aviões da zona da manga para a placa onde possa rolar pelos seus próprios meios e ir para a pista de descolagem. Ficámos "apenas" quase 2 horas no chão à espera do carro que nos empurrasse para fora.
E, daí em diante, muitas outras situações como, por exemplo, passageiros em trânsito que se atrasam, condições climatéricas, congestionamento aeroportuário, etc etc etc etc. Já falei várias vezes com o meu pai sobre isto, ainda no activo ao serviço da TAP e a bordo, e não se percebe muito bem porquê, em termos objectivos.
O que poderá ser igualmente um factor preponderante é o enorme peso de alguns mercados no desempenho da TAP. Hoje em dia, procura-se rentabilizar ao máximo os aviões o que implica estarem pouco tempo no chão. Claro, falhando um é uma chatice dos diabos até se ter a situação normalizada...
Nós entendemos todas as situações.
Mas porque pagamos tanto? Ou ainda temos que pagar mais para ser bem servidos?
Pelo que acabo de ouvir Mário Lino assumiu que a «a Groundforce não conseguiu dar conta das suas missões», razão pela qual a parceria entre TAP e Globália chega ao fim, ou seja a responsável por essa confusão de bagagens sai de cena!
O teu post foi mesmo na mouche!
Bem, parte do teu post.
Falta a questão dos atrasos, e pelo que li dos comentadores anteriores é um caso onde estamos «bem acompanhados»!
Mas josé palmeiro, porque é que pagamos tanto como? Fui a Londres pela TAP com um bilhete mais barato do que a Easy Jet!!!
Ultimamente tenho viajado muito menos, mesmo muito menos. A última vez que saí de Portugal foi há uns dois anos quando fui à Dinamarca e até deixei aqui no Pópulo (o antigo) um diário de viagem sem acentos e com os ós cortados :))
Portanto até aceito que haja coisas diferentes. Faz-me alguma impressão a diferença entre preços de bilhetes, mas sempre assim foi. Há uns anos, numa ida a França com bilhete de ida e volta, na 'volta' cheguei ao aeroporto e dei conta de que tinha deixado o bilhete numa gaveta no hotel. Apesar de no computador estar comprovado que existia um bilhete em meu nome pago, como não tinha o bilhete em papel tive de comprar ali mesmo um outro. A menina aconselhou-me a comprar uma ida-e-volta para Portugal porque era bem mais em conta do que um único bilhete de regresso como eu pretendia.
Isto é lógico???
Há certas coisas de mercados que não consigo entender!!!
E afinal não falámos da tal pastelice, ou lentidão, ou falta de pontualidade como queiram chamar, que era para isso que queria chamar a atenção.
Mas não faz mal, assim ainda volto ao assunto que tem que se lhe diga.
:D
Emiéle, mas nisso são todos iguais... Estive em França há uns 2 meses atrás e quisémos ir de avião de Nice para Paria. Fui ao site da Air France e consegui uma tarifa do género 200 EUR ida e volta. Como já estava muito perto da data de partida já não consegui comprar online pelo que tive de ir ao aeroporto. Uma vez lá chegado disseram-me que aquela tarifa não era vendida ao balcão e que, atendendo à proximidade do vôo, apenas tinham a tarifa mais alta disponível e que eram para aí uns 700 Eur, já não me lembro bem mas era uma verdadeira barbaridade...
Quanto aos diferenciais de preço, são estratégias comerciais e que resultam, ie, o custo de uma ida é tão elevado que acabas por comprar um ida e volta que, acabando por ser mais barato do que a ida, é, apesar de tudo, mais alta do que a turística mais baixa...lol!
Foi isso tal e qual, Miguel. Mas a 'volta' depois ficou inutilizada, como é evidente. Parece um desperdício... E se assim é, se por estratégia comercial podem vender quase por metade, então porque é que não se faz o preço base assim?...
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