sábado, fevereiro 09, 2008

Matáfora fotográfica



Publiquei a «abrir» o blog hoje, a foto vencedora do worldpressphoto.
É realmente magnífica e, como ontem se disse por todo o lado ao conhecer a decisão do júri, ela diz tudo o que é necessário sobre estas guerras do petróleo e o esgotamento a que se chegou.
Espectacular.

Mas gostava de citar uma foto ganhadora também, porque um 3º lugar na sua categoria é excelente, de um fotógrafo português. Miguel Lopes Barreira, 33 anos, que fotografou uma imagem de bodyboard.
Para além da beleza da imagem [pessoalmente gosto imenso do preto e branco] e do rigor do instantâneo - o desportista suspenso no ar, no momento antes de cair no turbilhão de ondas no mar - o que senti foi que esta imagem somos nós todos e o momento que estamos a viver.

A agitação das ondas é brutal, é quase impossível não se andar assustado. E contudo…
O jovem fotografado ultrapassou o torvelinho. Dominou aquela assustadora natureza.
É o que do fundo do coração desejo para a nossa terra!

Que esta foto, premiada, seja premonitória.


13 comentários:

josé palmeiro disse...

É, como dizes, a outra face do tempo que passa. O primeiro prémio demostra o estado de desânimo e de esgotamento, de um povo,(no global), que não aguenta mais. O nosso exactamente esse turbilhão, antes da queda, e nós suspensos, à espera de um milágre.

Anónimo disse...

Uma foto belíssima, esta.
Talvez também por apreciar o preto e branco, e o movimento que se conseguiu apanhar é fabuloso.
A tua metáfora... enfim, amiga, era bom que fosse ouvida!

Anónimo disse...

Como metáfora acho bem bonita.
E como foto também!!!!

Será que neste torvelinho se consegue que vá «por água abaixo» aquilo que deve realmente ir?

Anónimo disse...

Oxalá fosses uma boa profetiza!

Anónimo disse...

Que pena a foto não poder ficar grande.
Deve ser uma questão de direitos, mas é uma pena que adorava ver ao natural, contudo mesmo na origem só se vê em tamanho reduzido.

Anónimo disse...

A foto é espantosa!
Por aqui perto passam arroios. Quando quiseres! São mais calmos, mesmo que a nossa vida seja esse turbilhão.

Teresa disse...

como conseguiste a foto? eu quis fazer o mesmo, mas mandaram-me passear que a fotografia estava protegida contra cópias...

cereja disse...

Olha Ernesta, vai ao http://www.portugaldiario.iol.pt/, e aí procura
«World Press Photo: português premiado»; por debaixo da foto que lá está tens um link que diz: Multimédia:* Fotografias
Aí tens uma sucessão de 19 fotos!
Claro que não é tão boa como lá no site, mas servem.
:D

Anónimo disse...

É claro que a foto é espectacular, mas a imagem é assustadora!
Apesar de também apreciar as fotos a preto e branco (mais "artísticas" :D) esta, com estes cinzentos todos é francamente ameaçadora!...
Sou capaz de sonhar com isto, livra!

Didas disse...

Eu é mais sofá.

cereja disse...

:)))
Oh Didas!!!
:D Eu também mas não o confesso!

Teresa disse...

Obrigada, emiele. Eu tentei no site da worldpress e lá mandaram-me às malvas....

cereja disse...

Eu sei, Ernesta, também me aconteceu o mesmo. Eu sou é teimosa que sei lá, e tanto procurei que consegui esta aproximação...