quinta-feira, fevereiro 21, 2008

A Força do Sol


O Alentejo não tem sombra
Se não que vem do céu
Abrigue-se aqui menina
Debaixo do meu chapéu

Já em tempos «anunciei» por aqui que se ia criar esta tal central.
Agora sabemos que está já quase, quase. A famosa maior central fotovoltaica, que vai produzir uma energia limpa nos próximos 15 anos, começou por ser já inaugurada na freguesia de Brinches, em Serpa e em Março será a inauguração geral.
É muito interessante saber que vai ser essa energia que vai funcionar no MARL (Mercado Abastecedor de Lisboa ), já no final do ano.
Este, sim, é um bom progresso.
De aplaudir.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tenho a ideia de teres falado neste projecto, sim senhora.
Aliás, nestas «energias limpas» - o vento, o sol e o mar - nós temos autênticas minas. Assim se saibam explorar convenientemente.
Também se entende algum desânimo das populações que imaginaram que dali vinham mais empregos e neste caso a coisa do ponto de vista de postos de trabalho não é grande coisa.

Anónimo disse...

Sobretudo o interessante é passar-se rapidamente à utilização prática, e essa do MARL é um bom sinal.

(aliás mesmo quem vive em lisboa não tem ideia do que é o MARL - aquilo é um mundo!. Quem consiga ir lá com um grupo de amigos, porque não dá fazer compras para uma única casa é claro, pode fazer abastecimentos de alimentos para o mês pelo preço do abastecimento de uma semana, ou menos... é impressionante!)

Anónimo disse...

Venho apenas aproveitar o titulo do post.E dar uma informação com uma pequena explicação.

MILENA

Quem alguma vez passou por movimentos de mulheres ou por causas como as (vou ser politicamente correcta) da interrupção voluntária da gravidez sabe de quem estou a falar.O livro da Milena,Madalena Barbosa,vai ser lançado amanhã na "Ler Devagar" em Braço de Prata às seis horas.Chama-se "QUE FORÇA È ESSA" e recolhe o que de escrito a intervenção da Milena teve ao longo dos anos.A Milena não vai estar presente.Fui vê-la ontem ao Hospital da Luz.A Milena está a espera que o livro saia.È o que parece."QUE FORÇA È ESSA?"-MADALENA BARBOSA.

Faço uma correcção.A Milena acabou de partir.Se calhar o que eu disse em cima ...não sei como é.Volto mais tarde.AB

josé palmeiro disse...

Coisas destas, no meu Alentejo, são sempre de louvar. Tinha conhecimento do assunto e só espero que a energia que irá para o MARL, seja depois de terem provido a região, que a origina, convenientemente.
A foto publicada é uma maravilha e ilustra bem os dois mundos em que se vive, por lá.
AB, só agora li o teu comentário e a informação, nele contida.
"QUE FORÇA É ESSA"- Madalena Barbosa, PRESENTE!

Anónimo disse...

Haja Deus!
Ao menos uma coisa bem feita, para a gente respirar...
Claro que se há coisa com fartura no Alentejo é Sol.

Anónimo disse...

Imagem lindíssima, Emiele.
Realmente o Sol é uma enorme força, assim a saibamos usar.

cereja disse...

Agora vendo os dois posts de seguida, fica muito curioso, ler em coma «Que força é esta?» e logo por baixo, como resposta «A Força do Sol».

Ironias de 'paginação' do blog...