sábado, fevereiro 16, 2008

Cultura geral

Cultura geral é aquilo que se supõe que todos saibamos sem nenhuma aprendizagem especial.
Sabe-se… porque sim. Porque sempre se ouviu dizer. Porque os nossos pais se referiam a isso. Porque todos os nossos amigos sabem. Porque é referido pelos diversos meios de comunicação social. Porque se aprendeu na escola em criança.
Eu sei lá! É cultura geral, pronto!
E temos a convicção, até porque o nome assim o indica, de que é mesmo geral. São coisas sem grande importância que toda a gente sabe.

Ora, não há nada que mais desmistifique essa ideia do que o super-conhecido concurso chamado «Quem quer ser milionário». Mesmo quem não o veja com regularidade, decerto que uma vez ou outra assistiu. Tanto quando se entende, aquilo consiste numa série de perguntas com resposta por escolha múltipla, ordenadas por ordem de dificuldade que, avaliando os conhecimentos dos concorrentes, premeia os que demonstram ter mais conhecimentos.

Claro, não é assim tão linear.
Por um lado tem um apresentador cuja função é tornar o espectáculo mais interessante, lançando a dúvida no concorrente. Lê-lhe as hipóteses de resposta, e depois baralha-o um pouco. Como aquilo é um espectáculo e os concorrentes são, de uma forma geral, pessoas sem experiência de falar em público, basta lançar uma dúvida para os nervos os atraiçoarem.
Já me tenho imaginado ali, naquele poleiro e mesmo perante um facto que saiba bem, oscilar se ouvir «tem mesmo a certeza? Não será antes…***»

Contudo há coisas de que temos mesmo a certeza. Aquele tipo de questão que já estamos a dar a resposta ainda antes de se ler as tais 4 hipóteses. É assim, sem qualquer dúvida!
E é aqui que entra a tal reflexão sobre cultura geral. É que já confirmei que a minha é completamente, muito diferente, dos jovens de hoje em dia.
As quatro primeiras questões são quase sempre óbvias – valem 500 € e imagino que aquilo seja uma espécie de ‘prémio de consolação’, considera-se que ao menos aquele dinheiro os concorrentes vão levar! Que me recorde nunca assisti a uma sessão onde eu não soubesse alguma dessas primeiras, tão fáceis são. Essa é a minha cultura geral. (claro que mesmo aí aparecem pessoas que escorregam ao comprido, com grande espanto meu)
Contudo, depois aparecem perguntas sobre bandas de música, sobre desporto, sobre actores, sobre VIPs, algumas siglas, vocalistas de bandas, e aí patino completamente! Olham-me então de lado: «Como é que não sabes?! não saaabes?! É ****!» Pois não, não sabia. É um outro mundo.
Fico um tanto embaraçada, mas afinal é apenas porque a tal «cultura geral» é outra, mais nada.


6 comentários:

josé palmeiro disse...

Pois é, os anos vão passando e nós não podemos andar, a par com todas as modernices que surgem, e elas surgem cada vez mais e mais rápidas. Depois nós também vamos ser cada vez mais selectivos, no que concerne aos interesses, daí essa falha na nossa "cultura geral". Mas saberão, muitos, que o "poêjo" faz uma extraordinária açorda e que, quando sêco faz um chá, de efeito digestivo, do melhor que há?

Anónimo disse...

Tal e qual!
Sinto o mesmo que tu. Há coisas que para mim se respondem mesmo sem pensar. Tipo «toda-a-gente-sabe-isso» e fico de boca aberta quando vejo hesitar.
E depois apanho com o balde de água fria na minha presunção, quando ignoro completamente coisas que a minha filha responde numa penada!

cereja disse...

Pois é Mary. Ás vezes é bom para nos tirar as peneiras! Com a mania que «sei tudo» e de vez em quanto falam de pessoas ou coisas que para mim são completamente estranhas, mas para eles são completamente familiares...

Anónimo disse...

Não sei....
Por um lado, eu acho mesmo que «no nosso tempo» a cultura geral era de facto muito mais extensa. Porque os nomes de cantores da moda (digamos assim) nós sabíamos os nossos e a juventude de hoje sabe os de hoje, os desportistas o mesmo, nós conhecíamos os nomes dos nossos e eles sabem os de hoje, mas havia mil e uma pequenas coisas dessa tal cultura geral, que hoje me parecem muito esquecidas ou ignoradas.

saltapocinhas disse...

eu sou muito polivalente: sei os antigos e alguns dos modernos...
mas também me tenho espalhado ao comprido em muitas das perguntas iniciais.
aliás, ao contrário do normal, tem havido vários concorrentes quye vão embora sem nada, o que eu acho uma tremenda injustiça...

vejo que já estás melhor, ainda bem!
eu hoje estou com uns ligeiros sintomas de constipação, mas mesmo muito ligeiros.
mas como tenho sido muito resistente, pode ser que me safe desta!

cereja disse...

Ai saltapocinhas, então foge depressa do Pópulo que acho que apanhei este vírus nos blogs da Mar e da Catarina!!!
De resto, não estou ainda muito bem, não... Só que agora ao contrário do meu costume, tenho menos febre à noite do que de manhã! Coisas estranhas!!!

Quanto ao concurso, as primeiras tenho-me safado (as vezes que vejo, que é de vez em quando!) mas daí para a frente, se é Literatura, Geografia, História, parecem-me sempre fáceis mas se perguntam o vocalista ***** ou o jogador XXXX fico completamente à nora!
Não sou nada tão polivalente como tu!