quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Afinal a tortura …

É apenas uma palavra.
Depende muito do contexto em que é usada.
Se, um bando de malfeitores agarrar numa pessoa e como ela não obedeça àquilo que pretendem pratiquem diversas brutalidades até obterem o que desejam – então estão a torturá-la. Mas se esse bando for de cidadãos ao serviço do Estado, mandatados por ele, que agem em seu nome, então essas brutalidades não se podem chamar tortura, é uma pressão, um meio de obter «verdades» para defesa do país. Completamente diferente.
Algumas dessas «pressões» até têm nome de código. Submarino, por exemplo.
Chama-se ‘submarino’ manter alguém debaixo de água até quase o afogar, no intuito de que para evitar esse sofrimento se diga aquilo que os investigadores querem ouvir
Deve ser feito por especialistas é claro, porque se a vítima se afoga de verdade não poderá «confessar» coisa nenhuma e é um esforço perdido.
Mas isso não é tortura porque é praticada pelos «bons» contra os «maus» …
Quando antigamente havia carrascos, (e não me estou a referir aqui à Inquisição, falo dos carrasco que trabalhavam para os reis em regime ‘normal’) se havia suspeitas sobre alguém eles usavam vários métodos para conseguir a desejada confissão que não obtinham sem essas práticas. Também era tudo legal. Mas o tempo e a História chamou-lhes tortura. Todos os países que se consideram civilizados abandonaram essas práticas por irem contra os Direitos Humanos.
Todos os países que se consideram civilizados?
Nem todos.
Há uns irredutíveis, que se devem considerar acima dessas normas respeitantes aos Direitos Humanos. «A Casa Branca considera que os Estados Unidos podem usar o chamado «submarino» ou o método de simular um afogamento para interrogar os suspeitos de terrorismo.» Pois se a tal pessoa é suspeita de ser um terrorista vão ter de investigar confirmar essa suspeita, não é? E vale tudo. Quer dizer «tudo» não, apenas simular um afogamento.
Mesmo com as eleições à vista – ou talvez por isso mesmo – esta Casa Branca continua a ser um modelo do que de mais cínico temos visto por aí!

9 comentários:

Anónimo disse...

Quando se pensa que já não há mais nada a dizer, aparece ainda mais uma!!!
Olha que mesmo que venha outro republicano pior que este é impossível!

josé palmeiro disse...

Não encontro palavras para comentar este teu escrito. Onde para a moral dessa gente? Como se podem arvorar em detentores da razão e ser donos do Mundo? Onde pára a massa crítica, os "cidadãos do mundo", já nada determinam? Quanto tempo mais, teremos que nos debater com estas situações? Chega, é altura de haver, algum humanismo e fraternidade, já que a igauldade, essa, não a vejo, sequer, ao fundo do túnel.

Anónimo disse...

Como creio que todos estamos a penar, não é apenas o fazer-se, é a JUSTIFICAÇÃO!!!!!!
Era péssimo a prática da tortura, mas ao menos que se mostrassem envergonhados, já os tornaria mais humanos. Mas a arrogância de não sentirem que tenham de dar explicações a ninguém, apesar de o sabermos, dá realmente volta ao estômago.

Anónimo disse...

Admiram-se?

Anónimo disse...

Não Mary, destes gajos nada nos consegue já admirar.
Mas que é muito cara de pau, isso é!!!
Se nada justifica o terrorismo, não é usando estes métodos que se chega lá.

Anónimo disse...

Mas é só a Casa Branca?Até há pouco tempo Portugal fazia o mesmo aos seus presos politicos e se não era exacatamente o mesmo era semelhante...Hoje limita-se a não olhar para o céu qd. passam voos que podem levar gente que vai ser tratada dessa maneira.Temos as melhores relações comerciais com gente que enfia balas na nuca de trabalhadores que se recusem a trabalhar em condições infrahumanas e ainda por cima cobram a bala à familia.Mas porque nos admiramos tanto?..AB

cereja disse...

AB, é evidente que noutros sítios se faz o mesmo ou idêntico, ou até pior. O que choca, é a tal falta de remorso, de vergonha. Quando dizes, e bem, que nós somos cínicos porque pactuamos com eles e depois assobiamos para o ar, tens razão. Mas se negamos que os aviões tenham passado, e desconversamos apesar de tudo é porque se sente vergonha de confessar essa conivência. Ou seja porque ainda sentimos que era feio reconhecer que tínhamos aceite, aquilo que eles têm a lata de defender, ou assumir...

Anónimo disse...

Não sei Emiele,se isso é vergonha ou se é simplesmente hipocrisia.A vwrgonha tolhe.A hipocrisia não .AB

Anónimo disse...

Além de que a sociedade americana tem por norma "recuperar"os seus próprios defeitos e crimes eo que queiram chamar.Vejam a quantidade de filmes sobre o Vietnam,a qantidade de filmes sobre a CIA,a quantidade de filmes sobre o racismo...isto para só dar exemplos quasi "standart".AB