Lisboa Dakar Lisboa
Parece que em 30 anos foi o primeiro falhanço. Grande desapontamento, mesmo no último minuto!
Muitas dúvidas.
Foi um facto que 4 turistas franceses foram assassinados na Mauritânia. É outro facto que não se pode garantir a segurança da prova. Mas as medidas, tão radicais, seriam necessárias...? Não havia algumas negociações possíveis, mesmo adiando um pouco a prova?
Os islamistas tiveram uma resposta tão radicalista como eles e, pelo menos num aspecto, uma vitória - conseguiram chamar completamente a atenção para si.
E ainda sobre a Mauritânia, que muita gente quase ignorava.
11 comentários:
Contudo quase adivinho que bastaria apenas uma morte entre os concorrentes do Dacar para que caísse o Carmo e a Trindade num "ai Jesus, porque é que não cancelaram o rally?"
Alfredo, por um lado já sabemos que a nossa terra é onde se é «preso por ter cão e preso por o não ter», ou seja faça-se como se fizer há sempre censura.
Também é verdade que se trata apenas de um Rally. Importante, com tradições, mas enfim... não passa de um Rally!
Mas a ideia com que fiquei é que não houve negociações nenhumas, foi tão radical a decisão como a ameaça.
Claro que um rally é só um rally e parece estar a haver demasiado barulho. Contudo, se a chantagem pega, abre um mau precedente.
Qualquer acontecimento importante, cultural, desportivo, seja o que for, pode ser cancelado com ameaças destas.
Vamos mal.
E já agora, os Olímpicos de Pekin....?...
Comecei por achar que se estava a fazer uma tempestade num copo de água.
Nesta altura estou baralhada...
Este rally é um jogo, e como o jogo ainda não acabou, prognósticos, só no fim do "jogo".
Estou confuso, como a Joaninha.
É evidente que foi um prejuízo, mas seria bem maior se a ameaça se viesse a concretizar.
é que este cão ladra E morde!
Seja o Rally ou outra coisa qualquer o que é facto é que são estas coisas que marcam a vitória terrorista.AB
Continuo confusa.
Mas há um sabor amargo quando uma pressão destas resulta. Como disse aqui a AB «são estas coisas que marcam a vitória terrorista» e a chantagem tenha que razão tiver é coisa feia.
Pois foi pressão, pois é só um rally - só não sei bem quem fez a maior pressão, se terroristas ou franceses.
No que toca a pessoas e povos não sou anti-coisa-nenhuma, no entanto há "coisas" que caracterizam os povos (ou não nos atreveriamos a tentar distinguir um turista alemão de um inglês na praia, em fato de banho).
Cresci num dia a dia lectivo rodeada de franceses até aos 17 anos e sei que se há caracteristica generalizada entre eles é o "ÇA M´ENERVE!"
Quero com isto dizer que não consigo deixar de pensar se o "LISBONNE - DAKAR" não é uma prova demasiado enervante... Se o "PARIS - DAKAR", de boa memória, não lutará no fundo das recordações dos franceses para tornar à tona dos seus muitos orgulhos (já há muito passados na sua maioria), tendo-se apresentado agora, ainda que pela, válida, via do terrorismo alheio, uma oportunidade de ouro.Talvez eu esteja a ser maldosamente paranoica, hum...
Olá Alex!!
Gosto imenso (inda escrevi 'adoro' e depois achei muito 'tia'...) mas gosto imenso de te ver aqui pelo Pópulo! Tenho de ver se consigo voltar a entrar no Gana, que o meu pc teve uma solipanta há uns tempos e não consigo entrar em sítios onde tinha entrada dantes.
Quanto ao que dizes dos franceses, estás cheiinha de razão. Além do «ça m'enerve!» há uma interjeição de desdém e impaciência «Bof!» dita com um ritus especial, também bastante 'simpática'... e és muito capaz de ter rzão, no meio desta telenovela toda. O rally sair de Lisboa podia... enervá-los!
Enviar um comentário