quinta-feira, janeiro 03, 2008

Isto é que é aproveitar!

Assim, sim!
Calor humano.

Que eu saiba é uma das energias mais antigas. Uma sala cheia de gente fica quentinha bem depressa, duas pessoas numa cama mantêm-na quente bem mais depressa do que uma só, etc, etc…
Mas que se começasse a olhar para isto com olhos profissionais e técnicos, e se industrializasse este ponto é que é revolucionário!

«O calor emitido por milhares de pessoas que transitam pela estação central de caminhos de ferro de Estocolmo vai servir para aquecer parte de um novo edifício situado ali perto»
Imaginaram?

Uma carruagem de metro apinhada, em hora de ponta, deve quase chegar para fazer andar a locomotiva! Mas que económico.
Ena, ena...


6 comentários:

Anónimo disse...

Olha lá, aquilo só fala em «aquecimento» não fala bem em energia!!!
E nem imaginei que os suecos fossem tão quentes!

Anónimo disse...

Este é um metro asiático, não é?
:)))
Podia muito bem ser cá, em hora de ponta! Já me tem acontecido não entrar e esperar pelo seguinte de tal modo vai cheio!
Que calorzinho!!!!!

cereja disse...

Acho que é um metro asiático, sim senhor. Devem ir bem quentinhos.
Eu bem sei que se fala apenas em aquecimento e não 'energia', mas tive de brincar um pouco, aliás o certo é que este tipo de aquecimento poupa energia, não é?

josé palmeiro disse...

Tenho que concordar contigo, pois tens toda a razão.
Bem comparado é cá como nós: " Temos o Alqueva cheio há uma data de tempo e os espanhóis é que o aproveitam, por isso o calor humano, cá da malta, já não será no meu tempo que é aproveitado.

saltapocinhas disse...

não cheirará mal??

cereja disse...

O exemplo do metro que eu inventei, deve realmente fazer para além do calor algum 'odor' corporal. O outro, o sueco, deve ser asséptico!