sábado, dezembro 15, 2007

West Coast


Ainda não «deslargo» esta coisa da Cimeira e do Tratado.
Enquanto quem entende pouco destes assuntos continua a zero, sobre o que foi este reboliço em Lisboa e do que trata esse Tratado assinado com tanta pompa e circunstância – os comentários que ia ouvindo no autocarro no dia em que se celebrou essa assinatura com viagens de graça na Carris provavam que estava tudo a leste do que se passava – enquanto nos dizem que
mesmo que o Sócrates estivesse mortinho por fazer um referendo não o podia fazer, coitado, o certo é que se gastou um balúrdio, por exemplo, em gigantescos outdoors completamente inexplicáveis.
Primeiro, que raio de modernice, então Portugal agora chama-se West Coast???

Era o que mais nos faltava, não? Temos o AllGarve e agora o West Coast ?
Por vezes parece-me que passei «para o outro lado do espelho» ou que logo vou tomar chá com o chapeleiro louco…

Como é? Temos o Cristiano Ronaldo (futebol), a Marisa (fado), e mais nem sei quem que não os vi todos.
Enormes.
Concebidos por um criador estrangeiro.
Pagos com os meus, teus, nossos impostos.
Para quê?!

Deve haver uma boa razão.


19 comentários:

josé palmeiro disse...

Perdoa-me o que vou dizer, porque sei ao arrepio de muita gente, mas eu penso assim: Cada vez me sinto mais "IBERISTA"!
Que queres? Embirro com esta gente, aque faz e diz estas baboseiras.
Sabes? Estas coisas todas, é "porque hoje, é sábado!"

Anónimo disse...

Essa parolice dos anglicismos. Essa importância dada à forma e não ao conteúdo.

Deve haver uma boa razão.

Anónimo disse...

Claro que já os tinha visto, é impossível passarem desapercebidos, e não entendi onde querem chegar...
Ainda se estivessem num outro país, podia ser uma «publicidade» para chamar a atenção para que Portugal... existe.
Mas cá??? Para quê???

Anónimo disse...

É mais grave do que pode parecer.
É que um nome é em certa medida a identidade.
Chamarem West Coast é grave.
Não lhe acho a mínima graça!!!

Anónimo disse...

Duas coisas.Esta campanha destina-se ao que parece a promover Portugal retirando aquilo que por exemplo o ICEP ou O Turismo t~em feito que é a eternizacão de um folclore que os actuais governantes acham que é uma antiquada imagem de matca.Tem portanto uma vertente de "mercado"mas também uma vertente "mais"europeia e daí o West Coast da Europa.Curiosamente remete-me para um antigo hino

A Oeste da Europa
e juntinho ao Oceano
vive o nosso Portugal
o cantinho lusitano...

Lembram-se?Quanto às figuras escolhidas que são os "portugueses de exportação" além dos que referes ainda há o Mourinho e parece que um cientista...Agora nesta coisa do "West Coast" o Marcelo às vezes tem graça.Sobre
Allgarve dizia ele que era uma "Idea of Pinho".Parti-me a rir.AB

Anónimo disse...

`Safa!São só erros.Ando mesmo a ver mal o teclado.AB

cereja disse...

(É que escreves muito depressa e clicas logo. Por mim não há o menor problema porque se vê perfeitamente que são gralhas devido à velocidade da escrita, mas se tiveres mais um minuto, clica primeiro no «visualizar» e vês o rascunho num fundo amarelo. Nota-se melhor se alguma coisa não está bem. Emendas no original e pronto)
Pedro - cá por mim também sinto exactamente como parolice a obsessão dos anglicismos como se com isso se mudasse a essência da coisa!
AB - realmente a imagem eterna do velho Portugal era demais, mas esta também não me agrada. e foi preciso recorrer a um tipo inglês?... As nossas agências não eram capazes de fazer até melhor?
E, volto à vaca fria, num período de poupanças extremas, este gasto foi para quê?

Miguel disse...

Ora bem...lol A mim ainda me chateia ter que ouvir "Telepatia", da Lara Li, a bordo dos aviões da TAP nos momentos de espera. Quanto a esta campanha, não me repugna assim tanto. Apesar de lá estar West Coast, o que não deixa de ser uma realidade no contexto de um projecto europeu no qual participamos, a palavra Portugal aparece por duas vezes em grande destaque. A campanha em si, posso estar enganado, surge num momento de grande visibilidade do país no âmbito da cimeira UE-UA e da assinatura do Tratado de Lisboa.

Resumindo, tudo o que possa projectar o país no exterior é positivo. Num contexto de economia de mercado, tudo o que sirva para "vender" a marca Portugal é importante para o país.

Anónimo disse...

A Telepatia da Lara Li tb. me irrita, mas de qq. maneira já ando bastante menos de avião que o dinheiro já não é o mesmo ...e, claro pode-se sempre viajar á conta das empresas etc,etc.Ou na TWA e ver os cãezinhos do Bush a "vender" os parques naturais americanos nos quais se insere a Casa Branca...Choice is a human right...AB

Anónimo disse...

Por outro lado um dos erros fatais do "marketing"é vender uma marca que não corresponda às expectativas...E se as expectativas são as ilustradas pelos Outdoors são limitadas não?De resto o "marketing" politico deve ser manejado com cuidado porque quando é só marketing dá coisas como por exemplo o Collor de Melo no Brasil...Além de sermos a West Coast também já fomos o "estádio da Europa" com faixas de Wellcome to the European Stadium nas fronteiras na altura do Euro de futebol.AB

josé palmeiro disse...

Já agora, para além do Ronaldo e do Mourinho, no Futebol e da Mariza, no Fado, só falta a nova imagem de Fátima, para voltarmos a ser a Pátria dos três Fs.

Anónimo disse...

Para entender bem se o que o Miguel diz tem muita razão de ser (creio que ele fala a partir de Angola, é?) gostava de saber se estes cartazes também aparecerem noutros pontos da Europa ou foram promovidos cá por Lisboa... Porque como propaganda e para o resto do Mundo saber que Portugal existe, ainda se pode aceitar, mas não sei se for a Budapeste, a Berlim, a Oslo, a Viena ou a Praga vou encontrar também a Marisa, o Mourinho e o Cristiano com 10 metros de altura.

Anónimo disse...

Mais ou menos a propósito do que significa Portugal, não sei se receberam um FW que andou a circular, sobre o Financial Times de 13 de Outubro de 2007, que trazia um mapa de «uma região» chamada
"Algarve" (Praia da Luz, Lagos, Albufeira e Faro) inserida num conjunto que dizia Spain.
Mesmo estas figuras mais actuais, sucedâneas do Eusébio ou Amália, podem afinal ser espanhóis, que vivem nessa região west chamada Portugal

Anónimo disse...

Desculpem, mas o Cristiano é de valor planetario, e engrandece Portugal.

Anónimo disse...

Mas apoio inteiramente jp

Anónimo disse...

Pois Mary acabaste de dizer o que eu vinha dizer agora...AB

Anónimo disse...

FJ parece que qualquer destes é de valor planetário...aliás muiiiiito valor planetário$$$$$.AB

Mar disse...

(eu só sei é que tens um template todo gingóbels é o que é!!) ;-)))

cereja disse...

Querida Mar, sabes que «são coisas» que me dão! Achei que um cheirinho a pinheiro era agradável nesta época.
Mas é sazonal, a doença passa-me em 15 dias!