sexta-feira, dezembro 07, 2007

Estamos bem acompanhados

Foram inquiridos 60 países.
Quero dizer os cidadãos dos 60 países.
E o resultado das perguntas é que afinal os organismos considerados mais corruptos foram…. (que surpresa)
!!!!!!
Partidos políticos, parlamentos, polícias e tribunais
É triste.

Chama-se "O Barómetro da Corrupção Global em 2007" e, mais grave ainda do que se considerar essas entidades como as mais corruptas, é a previsão.
Porque, ainda por cima, 54% acreditam que a corrupção vai aumentar.

Deus nos acuda!

«O estudo demonstra que, com regularidade, os cidadãos de todo o Mundo são forçados a gastar dinheiro, mesmo tendo baixos recursos (até porque são os países mais pobres os mais afectados), para obterem serviços que deveriam ser gratuitos».

(estou quase decidida a fechar a caixa de comentários neste post, porque o que se pode dizer disto?...)

6 comentários:

Anónimo disse...

O que se pode dizer é que às vezes o Saramago acerta.Se, por utopia, ninguém votasse um dia...AB

Anónimo disse...

Lendo tudo, até mesmo nos países menos corrompidos, há uma percentagem razoável de indivíduos que reconhecem ter usado o processo.
Mas o que fazer?...

Anónimo disse...

Se não se votasse não havia eleições válidas. Mas, o que se fazia depois? Mais fácil seria a entrada de um 'salvador-ditador'.
Vai ter de ser uma luta muito organizada, porque se há corrompidos é porque há corruptores. Se houvesse um movimento muito forte evitando que alguém «pagasse para obter serviços que deveriam ser gratuitos» talvez os ventos mudassem.

Anónimo disse...

Começando 'pela nossa casa' quem não conhece n casos de obras que não andam até os fiscais da Câmara terem as mãos untadas?...
Há sempre a desculpa de que há muitos casos à frente, e se vai ter de esperar.

josé palmeiro disse...

O estudo demonstra a realidade, não podemos tirar as mãos, para fora e acenar. A proposta do Saramago é um alerta, para a possível/provável, vinda de um ditadorzinho que estas maiorias absolutas indiciam. O movimento forte de que fala a Mary, seria um caminho, mas as curvas, os cruzamentos e os entroncamentos? Sina nossa?

cereja disse...

Parece um disparate, mas eu sentia-me melhor se isto fosse mal apenas de Portugal (e vá lá Brasil, já que é conhecido que a corrupção lá é famosa...)
Mas ser uma coisa tão disseminada, ainda me choca mais! É que menos desculpa tem.