quinta-feira, novembro 15, 2007

Ternura policial

Ainda ontem voltei a reparar numa coisa que me faz espécie:
Nas séries policiais vê-se sempre, mas até mesmo em reportagens da vida real é uma imagem que passa muito.
Vemos um criminoso suspeito que é preso por uns polícias.
Antes de se efectuar a prisão, tudo pode ter acontecido. Cenas incríveis, sobretudo nas séries mais violentas - é ameaçado com pistolas, correm atrás dele e pregam-lhe rasteiras, atiram-no ao chão. Muitas vezes é agredido e até no momento da detenção - não digo que tal não seja por vezes inevitável, porque esse suspeito também por sua vez agride, debate-se, enfim cenas de assustar.
Muito bem. Acaba por ser dominado, colocam-lhe um par de algemas e finalmente metem-no no carro da polícia.
E é então que se faz sempre um gesto que a mim me dá vontade de rir: quando o preso está a entrar no carro, o polícia põe-lhe a mão na cabeça facilitando-lhe a entrada para ele não bater com ela na porta. Não sei se a intenção é essa, mas pelo menos é o que dá a ideia. Nunca viram?
Depois das cenas mais violentas, esse retoque de cautela da mão na cabecinha ainda assim não se aleije, é coisa que me dá sempre vontade de rir. E nunca falha!
Reparem e vejam se não tenho razão?


8 comentários:

Anónimo disse...

Faz parte das "normas"ou seja é um bocadinho abaixo da lei mas é obrigatório.AB

josé palmeiro disse...

Nem só nos filmes, ainda ontem ao engavetarem mais um lider da oposisão, no Paquistão, uma glória nacional, campeão de criket, o gesto, passado a todo o Mundo, foi esse, de ternura, que lá dentro, levas mais.

Anónimo disse...

Há que tempos que essa cena me andava a moer! Só pode ser uma obrigação legal, como aquela de prevenir «que o que disser pode ser usado contra si» etc. Todos os polícias o fazem e como dizes é estranho. Ainda pensei que fosse por terem medo que os delinquentes no momento de entrarem no carro lhes dessem uma cabeçada!

Anónimo disse...

Fiquei a pensar - este post não tem boneco! Não encontraste um polícia bonzinho a fazer essa festinha na cabeça do preso?!

A mim chamou-me primeiro a atenção nas reportagens «a sério» como a cena de que fala ali o Zé. Depois vi os CSIs e quejandos tudo a apoiar a dita cabeça. Enfim...
Cá por mim, estou como a Joaninha, deve ser a prevenção da cabeçada!

Anónimo disse...

Agora que chamas a atenção, é um facto. Tenho reparado sem «ver». Não há dúvida que é cómico, primeiro a violência e depois a festinha...

Anónimo disse...

Mary, não é exactamente uma festinha... Com mais força era um carolo!
De qualquer modo está bem observado.

Anónimo disse...

E eu a pensar que só se fazia isso aos velhotes quando lhes damos boleias. Realmente se a polícia o faz, não faz qualquer sentido, bem visto, realmente.

cereja disse...

Lia, imagino que deve ser uma «norma» como houve aqui quem o dissesse. Mas repara que fazem sempre! E é cómico.