quarta-feira, novembro 28, 2007

Mil e quinhentos milhões!

São 1.500.000.000 € o que o Estado vai ganhar com as privatizações deste ano.
Já tenho dito várias vezes que não sou lá muito boa em grandes números. É como a astronomia, quando me falam de distâncias demasiado grandes ou planetas e sois gigantes, fico perdida.

Neste caso, também me parece tanto dinheiro que nem o imagino.
Mas acredito. Parece que 472 milhões de euros serão canalizados para a reduzir a dívida pública o que é muito certo porque devemos pagar o que se deve.
E quanto aos trocos?
Os 1.028.000.000 €? Vão ser gastos em quê?
É só uma curiosidade.

12 comentários:

Anónimo disse...

«E o burro sou eu?»...

Anónimo disse...

Uma das coisas que eu acho extraordinário é nunca ter havido um movimento que exigisse saber com rigor para onde vai o dinheiro dos impostos que são arrancados aos contribuintes todos os dias.Vir para a rua exigir contas e obrigar a prestá-las para saber em que catacumba o metem porque na saúde na educação enfim nos alvos prioritários não é de certeza...AB

josé palmeiro disse...

Concordo e subscrevo a proposta da AB, de "vir para a rua gritar". Ou então lançar um amplo movimento bloguista que entupa os ouvidos a esses decisores que só se decidem.

Anónimo disse...

Somos tratados como deixamos que nos tratem, essa é que essa! A ideia de que as tais contas do Estado só os economistas de grande gabarito podem entender, e... (eles que desculpem) mas os «economistas de grande gabarito» são de cores muito, muito parecidas. Gostava de ouvir assim «um Garcia Pereira» da economia a dizer da sua justiça.

Anónimo disse...

É muita massa, sim.
Como lembrou a AB, lá para a Saúde ou Educação, não se nota que vá. Talvez a Assembleia da Republica esteja a necessitar de cadeiras novas ou outras passadeiras, sabe-se lá.

Anónimo disse...

Plim...
A registadora toca, lá que há vendas não se discute, mas o que se 'compra'?

Anónimo disse...

Zé Palmeiro eu disse Exigir não gritar por muito respeitosamente Zeca que isso seja...Para gritar estão lá os sindicatos com as palavrinhas de ordem todas ordenadas...Exigir é mesmo outra coisa.Nem mete farnel.AB

josé palmeiro disse...

Desculpa AB mas eu, não entrego a minha representação a sindicatos que mais não são que grandes trusts, ao serviço de tudo, menos dos que dizem representar e independentemente de tudo, a frase do Zeca, merece-me todo o respeito do Mundo.
Já agora gostava que me indicasses o caminho para exigir, porque isso é o que eu, julgo ter feito ao longo de mais de sessenta anos e ainda não deu certo.

ilha_man disse...

Ontem já vieram os 470 milhões de euros de Cahora Bassa. A velha ditadura ainda enche os cofres da nova democracia...
Mary, é para consertar o sistema de ar condicionado da AR que tanto chateia os nossos deputados (ver video do Manuel Alegre na AR).
Se há coisa que não percebo é: se elas vão ser privatizadas é pq há quem saiba que elas dão lucro. Então porque é que quando são Públicas dão quase sempre prejuízo?
Quanto aos senhores dignatários economistas: enquanto são ministros só dão despesa, arrastando-nos à nossa presente situação financeira e económica, mas quando são gestores de empresas privadas sabem fazer milhões de lucro!!!

Anónimo disse...

Gostei de «ouvir» o ilha_man.
Parece tão estranho, não parece? a mim sempre me fez muita, mas muita confusão esses dois pontos que apontas:
1º Os critérios de privatização. É coisa misteriosa. Por um lado, se uma coisa dá prejuízo, qual é o tonto do gestor privado que o quer comprar? Mas se afinal dá lucro, então para que se vende?
2º O dito mistério do «público» versus «privado» que milagrosamente faz com que a mesma pessoa, no privado faça uma gestão impecável e quando chega ao Estado é só burrices. Ele há coisas fantásticas, não há?

Anónimo disse...

Exactamente Zé Palmeiro...ou quasi exactamente porque já que se fala em contas houve para aí dinheiros de Formação que não deram nem palavras de ordem nem ordem da prisão...mistérios...Quanto a exigir é defeito nosso o não se fazerem,associações de cidadãos não "partidarizaveis"com direito a chatices permanentes na Assembleia ,sob a forma de petições ,para serem mesmo respondidas e não quando as conferencias de lideres decidem que é oportuno...E mais á vontade com a Economia e o Direito(há aí tanto especialista opinativo)que suportem devidamente todas as questões apresentadas...Se calhar chama-se a isto "lobbies"e que em paises onde a democracia parece funcionar sem ser por arremedos diz-se que resultam...Alguém acredita que um dinamarquês por exemplo não saiba para onde vai o dinheiro dos seus impostos?AB

cereja disse...

Bem, creio que a AB e o Zé Palmeiro já chegaram a acordo: afinal diziam o mesmo, não é?
Realmente o Ilha_man pôs o dedo na ferida como notou o Zorro. É isso.