quinta-feira, novembro 29, 2007

Cimeira Europa-África



A gente sabe que entre a África e a Europa existe um mar. Chama-se Mediterrâneo.

Contudo, não seria necessário meter-se tanta água! Tem sido uma grande confusão, da qual o inefável ministro Luís Amado não saiu bem no retrato.
O facto é que a cimeira Europa-Africa é afinal um encontro entre duas organizações internacionais: A União Europeia e a União Africana. É portanto 'normal' que todos os países que pertencem a estas duas «Uniões» participem se quiserem.
Robert Mugabe, presidente há 27 anos do seu país, é o que se sabe, e o seu regime já foi classificado por todos nós como aquilo que é. Mas pertence à organização e dificilmente não seria convidado, a não ser que se pusesse logo no convite «é favor apresentar-se vestido com fato de cerimónia com regime democrático». E, bem sabemos que um convite nesses termos, enfim, cof… cof…, deixaria alguns outros convidados com tosse.
Depois temos a birra, do PM britânico.
Se entendo bem que se censure um governo como o do Zimbabué, e se lhe façam fortes e graves críticas, já não entendo nestas circunstâncias que ingerência é que a Grã-Bretanha pretende ter, que aquilo já não é uma colónia britânica. Sobretudo a mesma Grã-Bretanha, ralada com os direitos humanos em África, mas que mantêm as mais amistosas relações com países que, por exemplo, aplicam rigorosamente a Charia e condenam uma mulher violada a receber 200 chicotadas.
Direitos Humanos, Sr. Gordon Brown? Ou há moralidade...

O nosso ministro dos Estrangeiros anda a meter os pés pelas mãos; convida mas «seria melhor que não viesse». Ah, sim? Era uma sorte, é claro. Pode ser que ainda apanhe uma gripe, ou assim, e lá tenha de ficar de molho em casa…
Francamente! Cada tiro, cada melro.

6 comentários:

Anónimo disse...

É complicado. Aqui está uma história onde não há «bons». Cada qual se mostrou mais parvo do que o outro.
É certo que também não me agrada ver cá o Mugabe, mas se a Conferência foi gizada nestes moldes...
E olhem que há para aí uns outros que democratas é que não são.

Anónimo disse...

Joaninha - não me agrada mesmo nadinha, «ver cá o Mugabe», como dizes. Mesmo nadinha. Mas a questão do Zimbabué á mais com as Nações Unidas, não pode ser para estas conferências.
Mas também lhe desejava uma diarreia que o deixasse ficar por lá...

josé palmeiro disse...

Também não me agradou ver o Bush, nas Lages, com o Aznar, o Blair, o Durão e companhia, e eles lá estiveram a decidir uma guerra, sem fim, que nos tráz todos com a faca na garganta. Este caso é diferente, quem está representado não é o Mugabe, enquanto presidente à 27 anos do Zimbabué, mas sim como membro, da União Africana, que vem reunir com a União Europeia. Mas que a Inglaterra, nunca fez parte da União Europeia, (de facto) não lhe vou sentir a falta. Nem necessitava de dizer o que sinto, porque o teu escrito é suficientemente elucidativo.
O Amado, é um DESAMOR!

Anónimo disse...

E o Khadafi com a sua tenda...?
Ele há cada doido.
Às vezes ao ver as notícias parece que estou num manicómio.

Anónimo disse...

Mas daqui a um mês já tudo passou e estamos a irritarmo-nos com qualquer outra coisa.
O que me impressiona na vida política (?) são estes 'factos políticos' que surgem como estrelas cadentes, ou melhor foguetes: fazem muito barulho, parece subirem alto, mas num minuto acabaram!

cereja disse...

Raphael, hoje estás inspirado nas tuas opiniões! Concordo inteiramente contigo. As notícias passam com uma velocidade que lhes retira importância.
E como disse a Joaninha, é uma história onde não há inocentes de uma ponta à outra todos cometeram erros!
Palmeiro, imagino como açoriano também de coração, o que te deve ter custado quando aquelas 3 aves poisaram nos teus Açores...