Este povo
Há 20 horas
Bom, desta vez recuei um tanto, mas o certo é que esta era a «moda de Verão» masculina em 1930!
[Isto para me manter no tema do post do «Era uma vez...»]
Chic, heim...? E falam das mulheres...
Postado por cereja às 10:20
10 comentários:
Que chiqueza, heim....
:))))
Que chiqueza, heim....
:))))
Que chiqueza, heim....
:))))
Desculpa Emiéle, mas os teus comentários estão malucos. Escrevi e cliquei só uma vez... Demorou tempo e apareceram 3!!! Milagre!
:D
O que eu aprendo aqui!!!
Os anos 20 e 30 foram anos muito especiais em quási todo o mundo.Elegancia,luxo,excesso.Entre duas guerras.São anos fascinantes.Se alguém me dissesse e eu não tivesse lido e visto fotografias de época jamais eu acreditaria que Lisboa era a capital que foi.E sobretudo lido uma literatura dita "menor"que dá conta disso mesmo.Mas tb.uma "maior".Olha o "Nome de Guerra"."Jogo,fumo e cocaina""ó"louca sina"...Curioso, por exemplo , que o Palacio Foz, que depois foi o SNI e nos nossos tempos, para lá do secretariado de Turismo, chegou a ser Comissariado da Familia ,tenha sido o maior "cabaret" de Lisboa,com "danseuses nues"descendo a escadaria e excessos de champagne e outras rosadas e "verdes"bebidas(absinto).O 28 de Maio remeteu o país para o Deus Pátria e Familia, e só nos anos 60 começaram outros vislumbres de ousadia mesmo a nivel da roupa que era de que falavamos...Ou mesmo sem ela ,porque enquanto o cinzentismo era regra geral os "ballets rose"estavam aí para mostrar que a moral tinha pelo menos 2 faces.AB
Quando por cá passei, não havia nada disto agora, com os acrescentos da AB, nada mais há para dizer a não ser a concordância total, com os seus esclarecimentos. Eu já nasci, noutra época, e a carestia era mais evidente.
Este comentário /esclarecimento da AB, é precioso.
Nunca me tinha passado pela cabeça que o Palácio Foz, tão respeitável tivesse esse ... passado!!!!
Glorioso passado Mary.Chamava-se Maxim's,tinha uma central elétrica própria ,uma cabine de distribuição e chegaram a realizar-se lá banquetes de congressos internacionais.E tb.uma celebração da época chamada "baile das Artes".Importantissima à semelhança do baile do mesmo nome em Paris .Há histórias fabulosas passadas na altura, que dão conta de grupos, que segundo a opinião da época pertenceriam a associações secretas ,que se apresentavam de revolver em punho nos "hall" dos grandes clubes de Lisboa e exigiam as jóias das Madames e contos de reis...não é espantoso?O Maxim's é anterior a 1913 e resiste até 1930.AB
Joaninha, não faço a menor ideia do que se passou com o teu comentário, como é que «triplicou», mas agora também não vale a pena apagá-lo.
Quanto aos esclarecimentos da AB, são de facto preciosos. É uma matéria, esta da «boémia» de Lisboa onde ela é especialista.
Cá por mim, também não fazia a menor ideia de que o Palácio Foz tivesse essa 'História', só me lembro de lá ver a Cinemateca.
Enviar um comentário