terça-feira, outubro 09, 2007

Dia dos Correios e o selo postal pessoal



O que se tem andado!
Desde o selo de D. Maria, em meados do século XIX, até hoje, que caminho tão comprido… O ter-se inventado um sistema de pagamento pelo transporte da correspondência – o selo – foi um grande passo. Inicialmente esse pagamento devia ser feito por quem recebia a carta e não por quem a enviava, e isso podia causar aborrecimentos - se eu não quisesse pagar uma carta, mandava-a para trás e era um duplo prejuízo! Com este sistema fica tudo salvaguardado.
Naturalmente que a imagem que deveria estar nessa estampilha era a da personagem mais importante, o rei ou a rainha. Ainda hoje nos países com monarquia, há selos com a imagem do soberano. Cá, depois dos selos reais, vieram os republicanos e decerto alguns de nós ainda guardamos postais antigos com o famoso selo com a imagem de Ceres.
Mas a imagem foi-se diversificando cada vez mais. Aparecem temas vários, acontecimentos importantes, servem para comemorações. A variedade de selos, alguns lindos, é enorme para prazer dos filatelistas.
A novidade contudo é esta ideia de um selo personalizado. Hoje, dia dos Correios, quem quiser pode ir ao site dos
CTT procurar «meuselo» e inventar o seu próprio selo! É o apogeu do privado, o particular elevado a público, o máximo dos máximos!
Será que daqui a uns tempos poderemos escolher quem quisermos ver nas notas de banco?...


5 comentários:

Anónimo disse...

Parece uma brincadeira!!!!
Pelo que se vê o link ainda não está afinado.

Anónimo disse...

Tenho uma amiga que vai adorar a novidade...para o cão.AB

josé palmeiro disse...

Estive a ver os links e não posso crer.
Vamos ter por aí mais uma feira de vaidades, uma formula em que vale mais pare(selo) que, sê-lo!

Anónimo disse...

rá,rá,rá!!!!
Ele há cada uma!!!
Por o boneco que aqui deixaste imagina-se a quantidade de criancinhas amorosas que vão levar com um carimbo na carinha...

cereja disse...

Olha King, não deves ser bruxo, mas cá para mim adivinhaste. A maioria dos selos «individuais» vão ser dos meninos e meninas enlevo dos paizinhos, que de facto vão apanhar com o carimbo em cima...