sexta-feira, outubro 26, 2007

Dez por cento

Dizem-nos que há 10% de portugueses contentinhos com a situação económica.
Parece-me certo.
Todos sabemos que nestas situações, com cheirinho a 3º mundo, quanto maior é o fosso, quando a classe média se torna uma recordação e os pobres são cada vez mais, também os ricos ficam cada vez mais ricos. Normal, é dos livros.
Esses talvez cheguem a 10 %.
De resto o que nos dizem é o que já se sabe, como os portugueses estão «acordados para a realidade» como aconselhava o primeiro-ministro, portanto
85 % estão ‘economicamente pessimistas realistas’ o que quer dizer: estão pessimistas.
É certo que o estudo diz que na previsão do futuro a coisa não está tão má, ainda há quem acredite que as coisas vão melhorar.
Eu não sei se é optimismo se o imaginar-se que ao bater no fundo não se pode descer mais, portanto …


(o fundo do mar é bem bonito; cliquem para ele lhes encher o monitor...)


7 comentários:

Anónimo disse...

Olha, prontos!!! Fico com a lindíssima imagem do fundo do mar...
Sempre dá para lavar os olhos.
Que o resto...

Anónimo disse...

O blog hoje está muito sossegadinho. os «habituais» estão na toca.
:D
Quanto ao que aqui dizes, é óbvio: tal como se sabe quando as pontas se extremam, há gente a viver muito pior e também os que vivem bem, vivem MUITO bem!!!!
Os tais 10 por cento, é claro.

Anónimo disse...

Eu passei por aqui de manhã e deu para ler mas não para comentar...
Vai agora:
Por mim creio que esses que vivem cada vez melhor são superiores a 10%. Os tais produtos caríssimos, os carros topo de gama, as residências de luxo, isso vende-se como pãozinhos quentes. E nas minhas contas vai acima dos 10%, se calhar não estarão optimistas por recearem que a coisa acabe.

josé palmeiro disse...

Joaninha, estou contigo. No meio de tanta desgraça, só o fundo mar se safa.

cereja disse...

Ainda bem que gostaram da foto (foi tirada da net como quase tudo) também achei uma beleza...
Quanto aos números, fazem todo o sentido.
Pessimismo? Cá para mim, REALISMO.

Anónimo disse...

Pois lá isso é verdade... cada vez mais existe um distanciamento entre os pobres e os ricos... Mas olhem isso também deve-se se calhar mais à corrupção que existe no nosso país, a tal "História" da ausência de recibos e outras artimanhas que os nossos "empresários" fazem... Parece uma selva, é salve-se quem puder... e quanto ao governo acordar ou não, isso é outra história, e a verdade é que se o país continua-se como estava, como ia antes deste governo cá chegar, também não vejo a que porto ia-mos bater... a tal história de em Portugal funcionar a lei do "deixa andar" e principalmente na Função Pública... produzem pouco e reclamam muito...

cereja disse...

Quintal: É certo que isso do fechar os olhos à «pequena corrupção» porque existe a grande, é um modo de ver as coisas...
Realmente muitas vezes parece que andamos numa selva com os mais fortes a «comerem» os mais fracos.
Em relação à ideia que tens da F.P. ainda havemos de conversar. É das áreas onde a acção das chefias é mais importante em todos os sentidos - e muitas vezes a má ideia que transparece vem lá de dentro. Mas tenho experiências pessoais que vão de um extremo ao outro.