quinta-feira, setembro 13, 2007

Para quê tanta arma?

Feitas as contas, 1,4 milhões de armas, dá quase duas para cada dez habitantes. Estatisticamente, poderia acreditar que entre os vizinhos do meu prédio quatro deles têm uma pistola na mesinha de cabeceira…
E, repare-se, que se está a falar de armas legais, registadas! Depois ficamos a saber que «o novo diploma trouxe mais exigências e uma maior responsabilidade aos detentores de armas, tornando mais difícil a obtenção ou renovação da licença de uso e porte de arma, na medida que exige formação prévia, um exame médico e capacidades de utilização da arma e seguro de responsabilidade civil»
Ai é?
Tudo a apontar para (espera, esta escolha da palavra não me parece muito feliz…) que existam ainda muitas mais do que o tal milhão e meio.

Bem sei que quando se quer agredir, não é indispensável uma pistola ou espingarda. Aquela história tenebrosa da mulher que matou com uma, bem doméstica, faca eléctrica, bem o comprova. Mas também creio que se sabe que a ocasião faz o ladrão provoca o acidente. O «Bowling for Columbine» de Michael Moore foi bastante claro.
Queremos que Portugal se torne um país de pistoleiros…?!


7 comentários:

Anónimo disse...

Sempre me fez confusão nunca ter lido nada na imprensa sobre fábrica de armas. Onde se fabrica tanta arma? Quem fabrica? Quem negoceia? Tudo isto é tabu, não?

cereja disse...

Não Méri, pelo que sei é um dos graaaandes negócios deste mundo.
Petróleo, diamantes, armas, envolve muito poder!

Anónimo disse...

As grandes potências, é claro!
Á cabeça os EUA. que depois até inventam guerras civis para escoar esse armamento. Sinistro, é claro.
Cá, entre nós, estes números são assustadores. Mas isto é o faroeste ou quê?!

Anónimo disse...

Dizes duas por 10 habitantes, mas agora tira-lhe as crianças (que se espera ainda não andem de revolver) os velhinhos, as mulheres...
Como média daria que metade dos homens adultos anda armado. ora como se sabe que não é assim, quer dizer que há para aí criaturas que devem ter verdadeiros arsenais!

josé palmeiro disse...

Portugal, já é um pais de pistoleiros!

cereja disse...

Realmente king, a estatística é mesmo uma grande treta!!! Como fica claro com a tua conclusão, o que se deve passar é que há quem tenha em casa um arsenal completo com certeza!!

cumixoso disse...

Um caçador (especie que deveria ser extinta) tem mais que uma arma de certeza, e muitos agentes de segurança, além da arma de serviço, têm armas pessoais. Fora aqueles srs. que estiveram em Angola e coisas do genero que trouxeram recordações. E só falamos das registadas, claro. Ali para os lados da Cova da Moura, Vale da Amoreira, Bairro da BelaVista e outros que tais, devem haver poucas... e essas é que fazem receio...