domingo, julho 29, 2007

Que é feito de «Gertrudes»?



Deve ter sido na minha última encarnação, mas a verdade é que tenho uma ideia de que existiu em tempos em Lisboa, um sistema de controlo dos semáforos que dava pelo nome de Gertrudes. Será que só eu é que me lembro?...
A ideia desse famosos sistema era alinhar os sinais de trânsito de tal forma que quem circulasse num determinado eixo e mantendo uma velocidade constante e dentro da média permitida, fosse encontrando sempre uma onda de sinais verdes sem precisar sequer de meter uma mudança.
Era bonito.

Não sei se chegou a funcionar ou quanto tempo durou, mas que está completamente esquecido, tive hoje a prova: precisei de sair pelas 6 e meia da manhã, e imaginei que faria o caminho num tempo recorde por ser sempre a direito numa rua principal.
Comecei por apanhar um sinal vermelho e pensei «bom, agora, depois de cair o verde vai ser uma limpeza!» Grande engano. Tive de parar umas 8 ou 9 vezes porque só 'coleccionava' vermelhos. Talvez se acelerasse para 100 ou fosse a 15 à hora, a coisa resultasse, mas a uma velocidade razoável, não!
Pst, pst! Oh, senhores da Câmara, não faço questão que se chame Gertrudes, pode ser Maria Albertina ou até Vanessa, mas um sistema de circulação coordenado seria muito agradável.

5 comentários:

josé palmeiro disse...

Bem apanhado, o tema da ou do GERTUDES.
Era, mesmo, com dizes , um sistema que permitia o fluir do tráfego, e não tráfico, como agora algúns teimam em chamar.
Segundo informações, que reputo de fidedignas, mas que não revelo as fontes, o dito, foi apanhado pela Flexigurânça, e encontra-se no quadro dos excedentários. Não há Gertrudes, para ninguém.

josé palmeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mas eu creio que a Gertrudes foi sempre dificil de controlar...pelo menos os "chauffeurs" de táxi quási nunca apanhavam o "corredor" verde...era o "azar dos Távoras",um amarelinho logo ao segundo cruzamento e ...pronto a partir daí começava a "angústia do taximetro antes do pagar da corrida"...AB

Anónimo disse...

Ena, isso é que foi levantar cedo ao Domingo!!! Por isso os posts entraram muito mais cedo do que o costume.
Por acaso, tenho ideia de que o Gertrudes nunca funcionou muito bem, só que agora como tu dizes parece mesmo que «funciona ao contrário». Dá cá uma raiva!!! Até parece que se está a querer que se comece a acelerar à parva. Tal e qual como dizes, depois de um verde, ou se vai a passo de caracol ou para apanhar os sinais abertos só a 100 a hora.

Anónimo disse...

Mesmo assim, num Domingo e de Verão e a essa hora, só deves mesmo ter parado por causa dos semáforos...

O sistema Maria Albertina era capaz de vir a calhar agora. Eu cá votava nessa.