segunda-feira, julho 09, 2007

Ainda me choca

Uma notícia de um fait-divers completamente insignificante: uma pessoa às 6 da manhã desatou aos tiros contra uma discoteca onde tinha começado uma disputa qualquer.
Foi detido e apresentado ao tribunal. Este, considerando que
o indivíduo, cadastrado, [....], já é conhecido pelos desacatos que costuma fazer quando está alcoolizado decidiu que ele se devia apresentar diariamente na esquadra da sua residência.
Coisa banalíssima.
Só que a pessoa em questão, «cadastrado, conhecido pelos desacatos que costuma fazer quando está alcoolizado» tem… 16 anos!
Choca-me, pronto!
Com 16 anos não é um bebé, mas ainda é muito novinho. Lembro-me os meus 16 anos, sentia-me bastante crescida, mas… Ou os 16 anos do meu filho. Ou 16 anos de tantos rapazes e raparigas. Como é possível que nessa idade se seja já «cadastrado»?! Que família, que vida tem esse miúdo? Como é possível?...



9 comentários:

josé palmeiro disse...

A mim chocar-me-à, sempre!
Não entendo, sei que cada vez mais, esses fenómenos, vão acontecer, mas não os entendo, não me entra na cabeça. As tuas interrogações, são as minhas, não tenho outras explicações.

Anónimo disse...

16 anos????
Um puto de 16 anos tem «cadastro»!!!!?????
Imagino que seja um modo de falar, cadastro a sério é impossível, mas a verdde é que assim nascem os grandes delinquentes.
Horroriza realmente o que existe por detrás de tudo isto.

Anónimo disse...

:(
Desasseis anos?
E alcoolico?
Anda aos tiros? quem lhe deu a arma?...
Isso de se apresentar na esquadra parece uma brincadeira - peanuts como se diz. Ou há um trabalho a sério, ou está aqui está num gang a roubar e a matar.
Desasseis anos!

Farpas disse...

Sim... onde está a "família" desse miúdo? É mais um dos muitos exemplos de uma realidade.

Anónimo disse...

Claro que tens toda a razão, isso nem se discute. Contudo acho que a «pedra de toque» deste post foi a foto. Está tudo bem, a gente pensa que 16 anos é ainda um puto para andar aos tiros e ter cadastro (??!) mas ver esta imagem de alegria, de um «puto a sério», é como um choque eléctrico!!!
Porque não podem ser todos assim?

Inês disse...

Fui lá, mas o link não dá...

16 anos, bêbado e de pistola-a-sério, só pode não ter sonhos cor de rosa. Não vive, vê filmes de cobóis heróis e escolhe a noite para existir na sombra.

Mas há sempre uma esperança de recuperação.

cereja disse...

Nise -já fui corrigir. Não sei como o link 'fugiu', mas deve ter estado bem algum tempo que aparentemente os outros leram...
Por mim, que sou uma pessoa que gosta de ter esperança, quero acreditar que com esta idade ainda possa vir a ter uma vida decente, mas era urgente «trabalhar este caso» de um modo muito sério. Não é apenas com a presença diária na esquadra que a coisa se resolve.
Mary - como reparaste foi completamente intencional que escolhi uma foto de alegria, era a outra face da adolescência, a face da luz e não da sombra.
Farpas - é essa a questão. Onde pára a família?...

cecília r. disse...

é de facto como crescem... olha aqueles miúdos em angola, etc, que crescem num cenário de salve-se quem puder, por vezes são crominosos aos 8...

cereja disse...

Mas é essa a diferença, «Cecília». Apesar de tudo num país como Angola, ou um país em guerra como o Iraque, entendemos que as crianças nem cheguem a ser cianças. Mas apesar de tudo vivemos em Portugal, europa, União Europeia, etc e tal. Como é possível?!