quarta-feira, junho 27, 2007

Será possível este escândalo?

Que na vida de um país de dão muitas vezes passos em frente e passos atrás, é conhecido e, em certa medida ‘natural’. Como há uma alternância democrática, os governos vão-se sucedendo e, com programas diferentes, é natural que vão tomando medidas diferentes, medidas que para os opositores serão passos atrás e que quase sempre ao chegar a sua vez de ser «poder» se apressarão a modificar.
Até aqui é normal.
Já é assustador e não parece ‘normal’ quando essas medidas se sucedem sempre no mesmo sentido e em catadupa. E, curiosamente, quando um Partido vai executando uma política que seria previsível ser o seu adversário a fazê-la.
Quando o PSD foi governo, criou um famoso «Código do Trabalho». Essa lei foi muitíssimo criticada pelos trabalhadores que consideraram que lhes restringia muito os direitos.
Chega o PS ao governo, e perante os olhos estupefactos de muita gente, não só não volta atrás com essa lei, como até a «melhora» substancialmente.
Horários de trabalho? Com certeza. Porque não concentrá-los?
A lei agora define "os limites dos períodos normais de trabalho, semanal e anual, mas não o diário" o que pode permitir "dois ou três dias de horário prolongado, seguidos de dois ou três dias de descanso, respectivamente".
Estão a ver? Não se pode trabalhar 24 horas sem parar, porque tem de haver pausas de 5 em 5 horas, mas só por isso. Legalmente.
E é claro que isso de férias, deverá ser revisto, que um trabalhador de férias não está a dar lucro à empresa, não é?
E depois, claro que os despedimentos serão facilitados. Normal também, não?

Quanto tempo ainda falta para «despedirmos este governo»?

8 comentários:

Farpas disse...

Parece-me bastante bem... descansar é para os fracos que não se preocupam com a evolução/recuperação do país! ... isso que dizem de o trabalho render mais quando o trabalhador descansa e está satisfeito é de certeza uma invenção dos sindicatos...

Anónimo disse...

Mas é reakmente terrivel o rumo disto, e não vejo oposição eficaz de

Anónimo disse...

Faltam dois anos.
Mas o sufoco, é que não descortino onde está a alternativa com capacidade para formar um governo. Cá em Portugal vamos sempre votando «contra» qualquer coisa, e velha questão do voto útil e tal…
O PSD, já o conhecemos.
Este PS, é o que se vê.
E então…
Estão a ver os portugueses a votar maciçamente mais à esquerda? Eu não. Prevejo uma coisa triste, é uma abstenção enorme.

Anónimo disse...

O Antena 1 está a dar agora um Forum muito interessante sobre este tema!

Anónimo disse...

Isto desta vez ultrapassa tudo, mas tudo! É um escândalo!

cereja disse...

Olha King, eu não pude ouvir mas falaram-me desse Fórum.
Ainda vai correr muita tinta, mas com a «determinação» (?!?) que estes tipos têm, não sei o que se vai conseguir para travar esta coisa!...
Grandes*********************!
É uma chatice os palavrões não me aliviarem.

josé palmeiro disse...

Faltarão dois anos ou os que este povo, quiser, pois não o vejo com coragem para acabar com isto. Já agora, deixa-me dizer que, em questões de arrogância, Socrates, bate Joe, por KO!

cereja disse...

Zé, são as famosas «maiorias absolutas»... Tornam as pessoas eleitas em ditadores.
Fiquei admirada que sobre este assunto tivesse relactivamente poucos leitores a dar opinião. É que a mim isto, deste livro negro chocou-me muito.