sábado, junho 30, 2007

Os «Miminhos»

Na minha rua abriu um restaurante.
Há para aqui vários, espalhados pelo meu bairro, mas esta zona que é mais popular não tinha nenhum, e decidiram aproveitar o espaço onde já tinha existido outro restaurante, desactivado há anos mas muito conhecido na sua época dentro de um estilo muito simples.
E assim, os donos de um talho mesmo ao lado, olharam para aquele espaço, tiraram-lhe as medidas e decidiram que seria uma boa ideia criar uma churrascaria, já que a carne forneciam eles.
Muito bem.
Aquilo levou obras demoradas. Tiveram que rebaixar o chão e elevar o tecto. Modernizaram a cozinha. Refizeram completamente a sala de jantar. Outra escada, outra casa de banho. Enfim, obra asseada que custou muito dinheiro, é claro. E eu ouvia comentários dos vizinhos, considerando que aquilo devia vir a ser uma coisa chic, restaurante fino, porque tinha custado muito dinheiro e para tascas já havia para ali umas tantas, calçada abaixo.
Nunca entrei nessas conversas apesar de pensar diferente, eu achava pelo contrário, que eles deveriam era recuperar a imagem que o antigo restaurante tinha e lhe tinha dado a tal fama…
Aquilo lá abriu, e fui logo lá jantar no dia seguinte. Bom, a comida era boa e não era cara. A decoração desastrada tentava conciliar cromados com veludos, qualquer dos dois muito mau e obviamente não conseguindo «quadratar» o círculo… Mas, enfim, esquecendo esse aspecto da ‘decoração’, o resto estava aprovado.
Contudo, em relação ao pretendido aspecto de «restaurante elegante» quanto mais faziam mais se enterravam. Considerei que teriam arrumado definitivamente essa pretensão quando ao passar-lhe em frente vi que tinham aderido ao uso de anunciar os pratos do dia escrevendo-os numa enviesada toalha de papel, colada ao vidro. Definitivamente restaurante popular!
Contudo, entre os meus vizinhos, ainda continuava a ouvir que aquilo estava muito elegante, e via alguns sorrisos enlevados. Hoje reparei que tinham colocado um toldo, onde finalmente se podia ler o nome – coisa que até à data ainda não tinha descoberto. Chama-se «Os Miminhos do Churrasco».
Desisto. Com este nome já não acrescento mais nada!

12 comentários:

Anónimo disse...

Olha que agora a publicidade nos blogs pode ser paga...Informa-te.AB

Anónimo disse...

Mas já agora com essa dos "miminhos do churrasco" não é que me lembrei da Joana d"Arc?A ser fã do Paulo Coelho devias tentar obter um testemunho....AB

cereja disse...

Eu nesse aspecto sou uma parva (a publicidade) já aqui tenho referido sítios de que gosto e digo de modo a reconhecer-se onde é...
Quanto ao teu humor negro não sei se aqui os meus vizinhos aceitariam, mas lá que «Os miminhos da Joana» ficaria mais interessante, nem ponho em dúvida!
:)))

Anónimo disse...

Esta história é giríssima!!
NÃÃÃÃÃÃOOO!!! Os miminnhos do churrasco????!!!

Os comentários da (do ?) AB são terríveis! LOL!!

Anónimo disse...

A tua descrição da decoração, é do melhor. Estou já a ver. Cromados com veludos... :)))
E de facto esse nome
Ehehehehe!!!
Pronto, mas se a comida não é má e os preços razoáveis, a gente nem liga.
E onde é? Onde é?

Anónimo disse...

:)))

Anónimo disse...

Olha lá, não inventaste este nome para te fazeres engraçada??? É quase impossível. Haverá quem escolha esse nome sem se rir?!

josé palmeiro disse...

História maravilhosa! Adorei os miminhos, mas deixa lá os da Joana quietinhos, que não são para churrasco. Já agora, as toalhas e os guardanapos, são de papel? Devem ser, e para completar o ramalhete, as flores serão de plástico?

cereja disse...

Olá malta!
Hoje apareço aqui só a responder uma vez, porque mais uma vez não estou em Lisboa e esta net é «alugada» ao minuto...
(quero dizer quando escrevi de manhã, ainda estava lá é claro!!)
Olha Zé, aí é que está! Eles têm realmente pretenções. As toalhas são compridas, de tecido bonito, e têm uma mais pequena branca, também de pano, por cima. Depois a proteger essa branca é que vem uma de papel. Os guardanapos são de papel, mas papel forte, não são daqueles fininhos. E não têm flores, tem velas nas mesas. Essa é a parte que joga com os tais veludos.
Quanto à Joana, esta minha comentadora é uma gozona muito cínica :))) Eu conheço-a há anos!

Anónimo disse...

Que história gira, (e escrita no teu estilo quando-não-comentas-notícias; para mim escreves em dois estilos diferente, o das notícias e o 'pessoal') e muita bem observada!!!
É curioso como a este nível - o dos nomes - muitos estabelecimentos comerciais disparatam completamente.

Outros parecem até muito inspirados, e sugerem mais do que deviam...

saltapocinhas disse...

eu acho o nome lindo, lindo!!

cereja disse...

É, Saltapocinhas, é mesmo um mimo de nome! :)