sexta-feira, maio 18, 2007

O conforto do electrodoméstico



Os dados valem o que valem.

Já aqui repeti 4567364848 mil vezes que desconfio um bocado dos estudos e sondagens que aparecem dia sim dia não sobre tudo e mais alguma coisa.
Mas, não sei bem porquê, este parece-me fiável. Quero dizer lá «saber porquê» sei, é porque confirma a ideia que já tenho, é claro!
Dizem-nos que apesar de endividados, nós vivemos com mais conforto, ou pelo menos com mais electrodomésticos, que nos facilitam a vida.
Na série «Conta-me como foi», aquela família de pequena burguesia dos anos 60, comprou uma TV e anda a sonhar com a máquina de lavar roupa. Quarenta e tal anos depois, dizem-nos que na maioria das nossas casas
só nos falta a máquina de lavar loiça, para além do ar condicionado e aquecimento central, é claro!
Comparado com os nossos pais vivemos no luxo! Fogão, frigorífico, máquina de lavar roupa, televisor, microondas, vídeo e o leitor de DVD, são já objectos que quase toda a gente tem.
O computador e a ligação à Internet é que ainda não está tão divulgado.
Pobres de dinheiro no banco, mas ricos em conforto, ora bem!

4 comentários:

josé palmeiro disse...

É como dizes, fruto de uma oferta constante e agressiva, das necessidades que quotidianamente criámos e nos foram criadas e também por sabermos que, ter dinheiro, de nada vale e juntar para comprar seja o que fôr, com a inflacção, não vale a pena, pois quando fossemos adquirir o "eleito", o dinheiro já não chegava.

Anónimo disse...

A vida tem mudado de um modo incrível...
Mas muito mais confortável. Já imaginaram o que é viver sem um frigorífico??? Ir às compras TODOS os dias!???

Anónimo disse...

É o que dizes, a gente concorda com as sondagens que concordam connosco!
:)

cereja disse...

Realmente, Zé a verdade é que nós vamos criando as nossas necessidades... Mas mesmo quem não é consumista, já não consegue passar com certos confortos. E quanto mais vamos avançando na civilização mais se nota, é claro.
E se há certas coisas que podem ser 'luxos' há muitas outras que tornam a vida bem mais fácil.
Como diz a Joaninha, hoje viver sem frigorífico era bem difícil!