segunda-feira, maio 07, 2007

Gavetas


Hoje voltei a arrumar a minha gaveta dos «papeis importantes». É uma operação chatíssima, infernal, que costumo efectuar uma vez por ano, ou seja ‘agora’, quando ponho em ordem os meus papeis do IRS.
Imagino que toda a gente tem uma gaveta destas. Quando recebemos uma factura que se deve guardar, uma garantia de um electrodoméstico, uns exames médicos, uma multa, uma anotação com uma informação que pode ser útil, atiramo-la para um local que sabemos seguro e onde mais tarde se pode encontrar. E a ideia, que pelo menos eu tenho quando meto um papel nessa famosa gaveta, é que «quando tiver tempo» vou arrumá-la e guardar cada papel num dossier adequado. A ideia é essa, mas…
Só quando tenho de tratar do raio do IRS é que despejo a dita gaveta e começo a seleccionar aquilo que é necessário para preencher essa papelada, o que até posso deitar fora por já ter passado o prazo, e o que deveria guardar em local próprio. [aqui para nós, essa parte daquilo que «se-deve-guardar-em-local-próprio» muitas vezes volta é de novo para a gaveta até eu ter tempo para essa operação] Fico sempre admirada da quantidade de ‘lixo’ que afinal guardei pensando que vinha a ser útil! E tantas coisas que tinha procurado inutilmente, afinal sem me lembrar de vir ver na famosa gaveta.
Claro que neste momento estou a jurar que amanhã vou comprar uma daquelas pastinhas com divisórias, pespegar-lhe uns separadores a dizerem «facturas de medicamentos e de consultas» ou «recibos de seguros» ou «pagamentos por conta» ou «despesas com formação» ou….
Amanhã.
Porque hoje só consegui despejar aquela tralha para cima da mesa, retirar o que vou precisar para preencher a porcaria do IRS, rasgar algumas coisas que nem imagino como lá foram parar e voltar a meter o que sobrou outra vez na gaveta.


E amanhã vou começar a olhar de lado para ela e a pensar que não há pressa nenhuma; afinal só vou precisar do que lá está para o ano, para preencher o IRS.


Tirado daqui

10 comentários:

Anónimo disse...

lol!!!
Sabes que também tenho uma dessas gavetas?!!! Às vezes nem a consigo fechar! Eu, decido a arrumá-la quando começo a não a poder fechar!!!
:)))

Farpas disse...

Acho que deve haver uma gaveta dessas em todas as casas! lá em casa é uma porta no armário, e uma vez por ano também é arrumado lol!

cereja disse...

Bom, Raphael, a esse ponto eu não chego! Nem sequer fica cheia, mas se calhar é porque é bastante funda, lol
Farpas, não cheguei a entender - as coisas estão guardadas numa porta...? Estou a imaginar que seja numa prateleira, é? Mas tem piada essa coincidência de também a arrumarem uma vez por ano. E, tal como eu, fazem planos para passarem a guardar em pastinhas diferentes, como deve ser, e depois fica tudo em águas de bacalhau?...
:D

josé palmeiro disse...

Afinal, há gente tão normal quanto eu. Queria parecer-me que sim, pois não me acho diferente dos outros, mas assim é demasiada coincidência. Quanto ao meu caso, é agravado pelo facto de ter as coisas espalhadas por vários lados e bem distantes, isto é, tenho pelo menos, duas gavetas, caixas ou lá o que lhe queiram chamar.

saltapocinhas disse...

eu não tenho uma gaveta, tenho uma secretária cheia!
Mas também tenho um excelente "secretário" que trata disso tudo!! :))

cereja disse...

Saltapocinhas, mas olha que eu falo dos papeis mesmo, mesmo, importantes. Bolas, tens uma secretária cheia deles...?!...
O caso do Zé Palmeiro é o estadio intermédio: eu também penso arranjar dossiers diferentes, ou caixas, o pior é que quando me passa essa fúria, fica tudo outra vez na mesma.

Anónimo disse...

os mesmo, mesmo, mesmo importantes estão "empastados" pelo meu secretário particular que é super organizado!

Saltapocinhas

cereja disse...

Saltapocinhas, o teu marido não será meu primo ou coisa assim...? Levanta-se cedo, é organizado (bem sei que eu disse o contrário mas até sou, neste tipo de papeis é que nem por isso) e mais uma ou duas coisitas que tens dito, acho que temos alguma coisa em comum.
Que signo é o dele?!

Unknown disse...

ora bolas, eu também tenho uma gaveta dessas...por isso queria mesmo era saber quanto tempo tenho de guardar as facturas da luz, água, etc?
ajudem-me...
anapaulaamarallima@hotmail.com

cereja disse...

Olha Ana Paula, eu creio que são dois anos, mas não tenho a certeza. Mas como pedes ajuda, vou perguntar a quem sabe e depois rrespondo-te por email, OK?