terça-feira, maio 22, 2007

A «assinatura» do telefone



As pessoas com muito poucas posses – ou seja, reformados cujo agregado familiar tenha um rendimento mensal igual ou inferior a 403 euros – pagavam metade da assinatura do telefone. Mas isto não era uma ‘generosidade’ da PT, cuidado, era porque o Estado comparticipava no pagamento desses 50%!
Claro que com as economias que o Estado anda a fazer, reduzindo tanto o número de assessores do governo, limitando o valor das pensões quando elas são acima de muitos milhares de euros, abatendo tantos cargos de chefia, naturalmente que estes velhotes que ganhavam 400 euros não podiam receber ainda esse bónus de METADE da assinatura do telefone, que é para cima de um dinheirão! E assim sendo isso acabou, passando a batata à PT cuja vocação benéfica e benfeitora é por todos conhecida.
A primeira ideia foi quem não paga não recebe e pronto! Mas a Anacom parece não ter concordado e assim
vai haver o descontozinhozão, suportado pela PT, que como se sabe também luta com grandes dificuldades financeiras
Mas com a concorrência que se perfila no horizonte e oferece a assinatura do telefone, para além dos telemóveis onde só se paga aquilo que gastamos, penso que este pesado encargo da PT não durará muito tempo.
Sempre me intrigou, nos países onde não se paga assinatura do telefone, como é que essas companhias evitam a falência, tadinhas…?

8 comentários:

josé palmeiro disse...

Por essas e por outras cortei com a PT, aí no continente, não que esteja melhor, pois continuo a pagar a linha à dita, mas não os aturo ou pelo menos penso que não.
Aqui, nos Açores, tive que me submetar a esses senhores e só estranho que, tanto tempo depois da OPA, e do que dela resultou, ainda nada foi executado. Eu sei que tem que haver tempo, o necessário para todos saírem RICOS, do caso, mas lá que já era tempo, isso era.

contradicoes disse...

Minha cara amiga, então onde é que a PT iria buscar o rendimento para pagar os ordenados chorudos aos membros do conselho de administração. E como também conseguia pagar aquelas altas indemnizações liquidadas a favor daqueles aos quais são interrompidos os termos dos seus contratos. Um abraço do Raul

Farpas disse...

Outro dia estava a ver o noticiário e irritei-me um bocado por causa de uma coisa do género... a notícia era que as "nossas" maiores companhias tinham registado (novamente) grande aumento de lucros, e eu dou comigo a pensar na hipocrisia que é quando depois vêm chorar a dizer que o aumento dos preços é indispensável, ou que se não houver aumento a situação fica insustentável... e nós temos de levar com isso...

cereja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cereja disse...

Neste que pretendi post trocista (até sarcástico, pelo que tentei) tem cá tudo: a verba que têm de «não ganhar» ou seja metade-do-preço-de-uma-assinatura, e o link para os lucros da PT. E quanto às economias dos nossos governantes, o caricato que é poupar 7 ou 8 euros por um assinante idoso e com o salário mínimo (aliás se forem muitos seria péssimo sinal!!!) e as mordomias de um montes de assessores e algumas reformas de luxo na A.P.
Uma cambada!!!!

cereja disse...

Bem, tinha escrito um comentário quando passei por aqui de corrida a meio da manhã, mas aquilo estava confuso e depois quando pretendi corrigir «fugiu-me» a net!!! Só agora voltou porque liguei para o apoio e aprendi uma coisa: quando há destas birras, se primeiro desligar e voltar a ligar o modem da tomada, aquilo 'auto-corrige-se'. Mas quando nem assim, carrego no botãozinho do modem porque ele pode ter decidido ficar em stand-by! Foi o caso! Grrrr!

Eu escrevi isto, que a Joaninha tinha comentado e depois apagado por ter muitos erros (foi por isso que voltei cá a tentar explicar...) por me revoltar o mesmo que vocês disseram. A empresa parece ir de vento em popa, e depois faz economias sovinas à conta dos mais pobres. mas o mesmo se aplica aos nossos governantes, que não ia ao fundo o orçamento do estado se pagassem metade da assinatura aos reformados com a pensão mínima, caraças!

Anónimo disse...

Pois tem grandes dificuldades financeiras, é claro.
E a verdade é que se vêm cada vez mais telemóveis entre gente compouco dinheiro: compram ou oferecem-lhes um e eles vão usando até gastar as chamadas que já v~em incluidas. Depois esperam até arranjar outro. E de qualquer modo 15 euros mais ou menos que é quanto custa ma assinatura mesmo sem se fazer uma única chamada, 15 euros já dá para uma quantidade de chamadas em telemóvel...

Trilby disse...

E eu ainda sou do tempo em que as chamadas locais custavam o mesmo, independentemente do tempo que durassem, eram poucos os assinantes e mesmo assim não me constou que a companhia tivesse falido.