terça-feira, abril 24, 2007

Universidades Privadas

Cá por mim, penso que a U I só tem todo este barulho à sua volta pela coincidência do Sócrates a ter frequentado. Se formos ver, a generalidade das «universidades» que nasceram que nem cogumelos em solo húmido, passaram, passam ou vão passar por processos semelhantes.
Há muito que o considero e veja-se
em quantos casos não houve uma sombra de dúvida a manchar a reputação de uma universidade privada? Da Moderna à Internacional, da Lusófona à Portucalense… e algumas existem que só ouvimos falar delas por um abalo ou económico ou de competência.
Numa altura em que anda por aí a campanha das «Novas Oportunidades» seria interessante também saber não onde estaria um senhor famoso se não tivesse tirado um curso, e sim onde andam tantos jovens que tiraram os cursos e hoje desempenham tarefas bem abaixo das suas competências

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom post e pergunta. Mas não creio que tenha havido só coincidência, a "coincidência" julgo que foi a caixa ter ajudado a chumbar a opa do belmiro, às ordens do governo. Cá se fazem, cá se fazem, cá se pagam.

Anónimo disse...

Maquiavélico este FJ!
Não tinha pensado nessa complicada teia, ms vai-se a ver tens razão! Aquela conversa da OPA e do Belmiro foi complicado e há gente rancorosa.
Quanto ao resto sabes que eu já tinha pensado nisso, no acesso da campanha. OK, aumenta-se a especialização, mas para quê??? Para se ser um especialista desempregado?

Anónimo disse...

A questão é mesmo essa: claro que é importante termos uma boa escolaridade, mas que incentivos há com o desemprego de universitários que se vê..?!

josé palmeiro disse...

É uma pergunta que faço a mim mesmo. todos os dias. Tenho um filho que andou na Moderna e apanhou com tudo de mal, que se possa imaginar. Suspendeu o curso, quando eu adoeci, para nos ajudar. Quando voltou, o curso já tinha sido extinto, mas ainda havia formas de catar mais uns cobres, fazendo as cadeiras que lhe faltavam, noutros cursos, só que, por exemplo, faltavam-lhe as estatísticas, ele que sempre foi de letras e só tinha tido Matemática até ao 9º ano, nem Métodos Quantitativos tinha tido, teria que as fazer agregado a um curso de Gestão, muito mais aprofundades que no curso dele, Psicologia Aplicada, e por aí fora. não tem o curso e trabalha a recibos verdes, a escrever para cinema e televisão. Agora que tudo é um drama, que não sei resolver, isso é. De resto é o que se diz, no post e nos comentários anteriores.

cereja disse...

É impressionante o caso do teu filho. E não é por haver mais como ele que deixa de ser chocante! O problema das «privadas» é esse a insegurança. Tirando algumas de grande solidez, muitas delas tentaram fazer dinheiro depressa e depois é o que se vê...

Anónimo disse...

Não há coincidencias ó bem intencionada...Mas não façamos da coincidencia uma insidia do grande capital senão o rapaz ainda acaba o martir blairiano do capitalismo pos-blairiano...o que seria uma eeeeennnnnorme ironia!!!Mas é aquela estória do "aplicado" estudante trabalhador que tira umas cadeiritas aqui e outras ali por "ser mais perto",logo ali a descer a rua...Nada mau qd. se diz pretender "formar" e "qualificar"o país.Assim a gente não fica com muitas dúvidas...AB

Anónimo disse...

E ,já agora, só para rematar diria que em relação ao que dizes há outos a realizar competencias bem acima das qualificações...estatisticamente,que é o que interessa equilibra,logo,está perfeito.AB

cereja disse...

Lá isso é, AB. Se formos a ver a coisa «estatísticamente» vai afinal dar ela por ela...
:D