domingo, abril 15, 2007

Falar com as mãos

É sabido que os italianos gesticulam muito. Mesmo quem nunca foi a Itália, se costuma ver filmes italianos, sabe que o movimento das mãos é naquele país uma segunda ou talvez mesmo primeira linguagem! Lembro-me da primeira vez que lá fui, ter tido a certeza de ter chegado àquela terra quando assisti a um ‘autóctone’ a falar ao telefone gesticulando energicamente com a mão que não segurava o auscultador, e mudando-o frequentemente de mão para poder gesticular com a outra... Como aquilo era ao telefone é evidente que o parceiro não o via, mas era uma terrível necessidade.
No outro dia estava a ver na TV uma entrevista a alguém que se exprimir num excelente e fluente inglês. Poderia ser originário de qualquer país de língua oficial inglesa, não fora o borboletear das suas mãos. Esperei um pouco e lá apareceu em rodapé o nome Giovani Qualquer-coisa-ini.
Tá certo. Só poderia ser mesmo.


4 comentários:

Anónimo disse...

E olha que é mesmo assim!
Eu conheço razoavelmente bem os italianos, e são mais faladores com as mãos do que com a voz!!! E de qualquer classe social! Sobretudo no sul, é engraçadíssimo.

cereja disse...

Pois é Raphael. Há uma velha anedocta de dois italianos que cairam ao mar, de um barco. As pessoas que os conheciam ficaram muito assustadas porque eles não sabiam nadar, mas um bocado depois foram dar à costa. E quando lhes perguntaram como é que ali tinham chegado eles responderam: «Conversando... conversando..»
:D

josé palmeiro disse...

É mesmo assim, mas nós, aqui do Sul, também não lhes ficamos muito atrás. Eu falo por mim que gesticúlo bastante, aliás o movimento ajuda bastante a compreenção e faz-me nervos, os hirtos e inespressivos.

Anónimo disse...

Tem tanta graça! Por acaso concordo com o Zé, conheço pessoas do Sul de Portugal também muito «gesticuladoras», mas não chegam aos italianos da tua anedota!