sábado, abril 21, 2007

24 de Abril - Prisão

A prisão para quem se opunha ao regime é hoje conhecida de todos. Mesmo os mais “distraídos” conhecem esse facto. Mas talvez não se avalie bem o que isso significava.Uma pessoa podia ser presa, quase sempre com bastante aparato de madrugada para ser encontrado ainda meio ensonado e pouco lúcido, * e a sua casa vasculhada de uma ponta à outra para encontrar as provas desse ‘crime’ de discordância e de quem eram os cúmplices, quem partilharia essas opiniões. Era levada sem a família a poder contactar nem poder ter o apoio de um advogado. Quanto à violência desses interrogatórios, quer física quer psicologicamente já são conhecidos, creio eu. Não era só a pancada, a violência física, mas outras violências mais subtis que deixavam menos marcas. A tortura da “estátua” por exemplo. O preso em interrogatório ficava de pé, sem se poder mexer, o tempo que os polícias entendessem. Podiam ser horas, podiam ser dias. Ou a tortura do sono. Impedir-se a pessoa de dormir dias e noites seguidas. E podia passar-se um tempo infinito até ao julgamento, quando o havia. O preso podia passar dias, semanas, meses, fechado numa cela, em isolamento, sem ver absolutamente ninguém, enlouquecendo aos poucos. Quando o seu crime era um delito de opinião.*
.......
«era de noite e levaram
quem nessa cama dormia

.............»

quem não se lembra da canção?

5 comentários:

Anónimo disse...

Já hoje tinha passado pr aqui, esquecido de que ao sábados escreves mais tarde, às vezes.
Este post, que foi «revisitado» do antigo Pópulo continua excelemte, pela concisão e importância do que relembra. Não vou dizer que diz nada de novo, quem não sabe isto é porque «não quer saber». Mas nunca é demais repeti-lo.
E o conjunto dos 3 posts de hoje, Emiéle, tiro~te o meu chapéu que não tenho mas vou comprar para o poder tirar :)

josé palmeiro disse...

Há vantagens em vir em segundo, ainda por cima se o primeiro é o King., ele diz tudo o que nos vai na alma, e como a Joaninha dizia , outro dia, ficamos com tudo dito. De qualquer forma cabe-me reforçar a qualidade dos escritos e das imagens, do fim de semana.

saltapocinhas disse...

essa canção faz-me sempre arrepios, por mais vezes que a ouça...
bom fim-de-semana!!

Anónimo disse...

Olha, se o Zé disse aquilo por vir em segundo, imagina eu que venho em quarta!!!! :)))
A verdade é que também acho que o King disse aquilo que nós pensamos.
Olha, Saltapocinhas, essa canção também me deixa com pele de galinha (desculpem a imagem que não é elegante, mas é verdadeira!)

Anónimo disse...

De arrepiar.
Tudo.
Só tenho de agradecer já não ter conhecido essa realidade.