sábado, março 03, 2007

Um «centro de estudos» ou um «museu»?

As pessoas agitam-se.
Parece estar na forja a criação de um Museu Salazar. (???)
Vamos ver, por mim concordo com Fernando Rosas quando diz que "a ideia de transformar num espaço museológico as antigas casas da família Salazar pode ser um ideia aproveitável ou uma ideia péssima". Porque é certo que uma coisa é existir um espaço onde se estude o que foi o Estado Novo e esse espaço até poderá ser o local onde viveu o homem que o personificou, mas outra coisa é criar um sítio de glorificação e ponto de romaria para saudosistas e neo-fascistas, que parece ser a ideia desse «Museu»
Cuidado. Não se podem misturar coisas.
Corre já
uma petição nesse sentido.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não comento, recuso-me.
Assinei a petição!

cereja disse...

Tens razão, não dá lá muito para comentar. Talvez com alguma exclamação, tipo oooooh!

Anónimo disse...

Vou passar palavra.
Não sabia desta!

Anónimo disse...

Não consigo fazer a correlação entre as duvidas da Emiéle.Que males poderão vir para a sociedade portuguesa , nao estou a ver romarias para lá .Em Portugal romarias só para o futebol..

Anónimo disse...

Estou de acordo que uma coisa é um Museu do Estado Novo, outra diferente Museu Salazar. Aliás a reportagem que acabei de ver na SIC bem referia que simultâneamente cantaram a Portuguesa e fizaram a saudação nazi.

cereja disse...

Kati, para além das «romarias» do futebol, os extremismos políticos também fazem outras romarias. Como tentei dizer um local de Estudos é uma coisa interessante e que seria de aplaudir, mas a prespectiva de um Museu Salazar choca-me, como me chocaria um Museu Staline, ou um Museu Hitler.

Anónimo disse...

Uma coisinha só: é do meu mau feitio, ou na reportagem que a SIC mostrou, ouviram uns 5 ou 6 manifestantes a favor do museu e não ouviram ninguém contra??? Mas não começaram por dizer que tinha havido confrontos? Confrontos entre quem e quem uma vez que parece que só havia pessoas capazes de falar de um dos lados...?